Buscar

ETAPA II - ATPS IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ETAPA 2
“A estrutura apresentada por Bobbio para um ordenamento jurídico é coerente e adequada à atualidade? ”
Estudando Bobbio, verificamos que o mesmo tem por base as teorias de Hans Kelsen pois, apresenta aspectos fundamentais de unidade e coerência do ordenamento jurídico, apresentando estes como unidade sistemática. 
Para Bobbio, o ordenamento é “um conjunto ou um complexo de normas, passando a ideia de que as normas não existem isoladamente, estando em um contexto no qual ocorrem relações particulares entre si”. Onde, a doutrina majoritária conceitua o ordenamento jurídico, como um sistema harmônico, complexo e sistemático, constituído por uma infinidade de normas jurídicas, as quais correspondem a uma totalidade. 
Bobbio nos indica que a unidade, assim como a coerência e a completude são aspectos essenciais do ordenamento jurídico. Por isso verificamos a presenta da Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen visto que fornece uma explicação da “unidade” de um ordenamento jurídico complexo. 
E ainda, seu núcleo se dá no sentido de que as normas pertencentes a um ordenamento não ficam todas no mesmo plano. Existem normas superiores, assim como normas inferiores. As normas inferiores dependem das superiores, definindo-se uma estrutura hierárquica, tendo como pressuposto a existência de uma norma fundamental. Para Kelsen o sistema jurídico é formal, não importa o que as normas regulam, importando apenas à forma como foram postas.
Nos diz Bobbio: 
“Sem uma norma fundamental, as normas de que falamos até agora constituiriam um amontoado, não um ordenamento. Em outras palavras, por mais numerosas que sejam as fontes do direito num ordenamento complexo, tal ordenamento constitui uma unidade pelo fato de que, direta ou indiretamente, com voltas mais ou menos tortuosas, todas as fontes do direito podem ser remontadas a uma única norma.” (Teoria do Ordenamento Jurídico, p. 49)
Para Bobbio, se a norma jurídica for estudada isoladamente não conseguirá revelar totalmente o Direito, mas apenas o conjunto coordenado das normas. Este nos diz que o conteúdo da norma é fundamental para ter coerência com totalidade do sistema e que a norma jurídica é definida a partir do ordenamento, e não o contrário. Assim, é perfeitamente possível haver normas válidas, mas sem eficácia, ou ainda sem sanção, por encontrar adequação a sua teoria.
Assim sendo, a teoria apresentada por Bobbio é coerente, aceitável e adequada à atualidade, visto que esclarece o que de fato é o direito, de onde vem sua equidade, sua unidade, sua validez e sua eficácia.
Referências Bibliográficas
GUSMÃO, Paulo Dourado de (org.). Introdução ao Estudo do Direito. 46ª ed. São Paulo; Forense, 2013.
GASPERIN, Antônio Augusto Tams. Síntese comentada à teoria do ordenamento jurídico de Norberto Bobbio. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n.737, 12 jul. 2005. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/6953/sintese-comentada-a-teoria-do-ordenamento-jurídico-de-norberto-bobbio>. Acesso em abril de 2015.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes