Buscar

RESUMO CAPITULO IV - SOBRE COMIDAS E MULHERES.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPÍTULO IV – SOBRE COMIDAS E MULHERES
“O jeitinho brasileiro de ser”.
Este pensamento tem por objetivo discutir as mais variadas formas e sentidos da palavra comida e do ato comer, na visão dos brasileiros, e como isso nos diferenciam dos demais países, ou seja, como nos tornamos únicos.
No capítulo IV, “sobre comidas e mulheres”, o autor Roberto DaMatta, faz alusões dos diferentes significados da palavra comida na concepção dos brasileiros. Mas antes chama atenção para dois processos naturais, analisados pelo antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, que é o cru e o cozido; esses que não estão somente relacionados a dois estados pelos quais os alimentos passam, mas servem como modalidades para explicar as diversas transformações que ocorrem em uma sociedade. Em um olhar mais amplo, DaMatta conclui que cru está ligado à dureza dos fatos, à dificuldade vividas em uma sociedade, no olhar brasileiro seria tudo aquilo que nos proporciona desconforto, levando em conta que aqui no Brasil dificilmente comeremos algo cru. Já o cozido refere-se à mistura, algo que já está pronto e bem feito, nos trazendo um conforto. Podemos dar exemplo de um prato tipicamente brasileiro conhecido como “cozido”, que envolve todos os legumes, verduras e diversas carnes, nesse prato percebemos que há uma mistura, mas que vira uma só comida.
DaMatta continua , dizendo que o que faz do Brasil, Brasil é toda essa mistura de raças e classes sociais através da comida. O brasileiro se distingue dos demais países através de seus inúmeros pratos e diversas formas de se alimentar. O conceito de alimentar-se aqui no Brasil é de longe diferente de comer. Alimentar-se seria algo que comemos para sobreviver, enquanto por outro lado, comer é alquilo que é prazeroso, que amamos. Como a comida pode unir todo um povo? Vamos exemplificar com um prato muito conhecido por todos nós, o feijão com arroz. Todo brasileiro já comeu esse prato, diga-se de passagem, branco, preto, rico, pobre, essa é uma refeição que está presente na mesa de todos os brasileiros. DaMatta chama nossa atenção que, a partir do momento que o feijão, que é preto, é colocado juntamente com o arroz, que é branco, ambos se misturam e deixam de ser preto ou branco. Isso implica que, da mesma forma que o feijão com arroz se tornam um só, nós também nos tornamos um só quando nos unimos e lutamos por um só propósito.
A mulher tem um papel fundamental quando o assunto é comida, não é atoa que ela é a responsável, na maioria das vezes, por proporcionar uma ótima refeição. No Brasil algumas palavras possuem mais de um significado e dentre elas está comer, que pode se aplicar ao fato de comer alguma comida, comer alguém, além de outros. DaMatta explica um desses significados, em que muitos homens “comem” fora de casa; em geral aquele que procura outra mulher, que não é a que está em casa, para satisfazê-lo. O autor diz que muitas vezes comer fora do seu lar, é provar algo desconhecido onde pode ocorrer uma indigestão.
Enfim a comida brasileira além de uma tradição é uma identidade do povo brasileiro. Um país de repleto de raças, ritmos e sabores, lugar de mistura de todos os povos, e isso é o que faz do nosso Brasil, Brasil.
Resumo, Artur Lacerda.
Novembro/2014, João Pessoa – PB.

Outros materiais