Buscar

Exercicios De Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EGN002-10 / 1 - Fundamentos Sociológicos da Administração
Nome: Daniel Benjamin Kinch
Matricula: 2022130
Orientadora: Profª. Rosane Cristina
Curso: Lapa - Manha
Exercícios De Sociologia
A sociologia surgiu a partir de um conjunto de mudanças observadas entre os séculos XV e XIX. Quais foram estas mudanças? Comente cada uma dessas mudanças.
Entre os séculos XV e XIX, Houveram varias mudanças em relação com o campo de correlação entre o homem, no meio que vive, sua estrutura física com a psicológica, que foi a relação entre a vida dentro das industrias. Essas grandes mudanças conseguiram demonstrar um novo ri timo de trabalho dentro e fora das fabricas, afetando não só o jeito de trabalhar, mais também, a visão do homem com o mundo ao seu redor. A famosa Revolução Industrial. Houve também a mudança as teorias sobre a produção da riqueza, que foram feitas por sistemas. 
Quase foram as consequências para acompanhar ao longo do processo da revolução industrial?
Quando, surgiu à revolução industrial, foi pelo conjunto de mudanças, tecnológicas como no processo produtivo que fazia um nível econômico e social não muito agradável. Devido a vários fatores, como a legislação fraca, sobre os trabalhadores, era muito fraca, quase não se tinha poder, suas normas e diretos não eram respeitados, ou pelo menos, não tinha fundamentos fortes para adequar. Os donos das fabricas, só tinha um único objetivo, obter o Maximo de lucro, custe o que custar não tendo o conhecimento do bem estar de seus funcionários, Houve movimentos sociais, que defendiam que não se pode pensar só em lucro, quando não se pensa no bem estar dos seus funcionários, com tudo a revolução industrial foi um ato marcante para vida útil não só dos funcionários, mais sim também para Vida útil da empresa. Assim os grandes donos da empresas começam a mudar o estilo antigo das empresas, no modo de trabalhar e de pensar.
Porque as atividades artesanais entraram em crise? 
Porque as atividades artesanais, eram processos longos, não tinha uma linha de montagem, os artesões faziam o inicio, meio e fim, por isso que demorava tanto. E a população precisava de processos rápidos, pois o processo do artesão era para conseguir sustento para sua família. Com a revolução industrial, as sociedades capitalistas começaram a fornecer a matéria prima para os artesões, assim diminuído o tempo de produção e melhorando o processo de produção, reduzindo gastos, assim os artesões tinham que cumprir um determinado prazo para que não houvesse cortes no pagamento deles, caso descumpri sem o prazo, alguns capitalistas, ofereceram pagamentos maiores, para os artesões que produzissem mais bens, mais devido a ideologia dos artesões que era conseguir sustento para sua família, eles não aceitaram a proposta. Os capitalistas então deram a origem ao modo manufatureiro de fabricar, por causa das necessidades da população, tiveram que colocar os artesões em um só lugar, aonde eles fossem supervisionados por alguém, assim forçando eles a trabalhar numa maneira bem sistemática. Com as atividades artesanais começaram a entrar em decadência foi com o avanço do processo de sistematização, tornando eles em pessoas controláveis, assim o acesso deles ficava bem restrito, com cobranças bem rígidas e taxas, provas bem rigorosas para que não tivesse uma queda na produção, sendo assim os artesões mais pobres, se juntaram a classe operaria mais pobre.
 
Quais foram os conflitos ideológico e social em decorrência a Revolução Industrial?
Com o liberalismo clássico e o socialismo em conflitos constantes, cada idéia tinha uma posição diferente, no liberalismo, sua mentalidade era o capitalismo, seu objetivo era somente alcançar seu lucro. Forçado os trabalhadores a trabalhar ao máximo e pagavam salários bem baixos, suas leis trabalhistas não existiam. Esse tipo de pensamento individualista tornou predominante no capitalismo. Pelo lado do Socialismo houve uma melhoria nas condições dos trabalhadores, com a evolução das organizações. Assim os trabalhadores com seus sindicatos, podiam pedir melhoria e ter seus diretos atendidos, os socialistas não só brigavam pela melhoria de vida dos trabalhadores, mais também pela igualdade na sociedade, onde fosse mais justa para todos.
Explique o processo do surgimento da gerencia e a gestão empresarial 
Com os operários trabalhando no mesmo lugar, tinha um auxilio melhor, assim facilitando a controlarão. Sendo guiados pela grande promessa de maior riqueza, nessa época era necessária a disciplina dos funcionários, pois a maioria era composta, por artesões desempregados, indígenas e camponeses expulsos, o que mais incomodava nesses funcionários eram a rigidez com que eram tratados e obrigados a respeitar as leias como, disciplina de horários, a falta de treinamento dos próprios funcionários para manusear as maquinas, com isso a classe capitalismo sempre querendo aumentar seus lucros, estavam sempre estudando maneiras de aumentar o lucro, técnicas de como administrar começaram a surgir, com a demanda dos capitalistas. Surge assim a imagem do administrar, que usa técnicas que nasciam na época, utilizando técnicas sistematizadas para melhorar o gerenciamento dos funcionarios.
Quais foram as criticas lançada a Revolução Industrial?
São diversas as criticas em relação a revolução industrial , mas para falar de tais é preciso entender o ambiente , acabava a posse dos donos de terra , a solução foi dos trabalhadores se deslocarem para os grandes centros para uma melhor garantia de subsistência .As condições de trabalho era completamente desfavoráveis , mulheres trabalham muitas horas por dia , crianças começavam a trabalhar desde os seus seis anos de idade .Gerou desemprego também já que as cidades estavam cheias de desempregados vindos da área rural sem qualificação alguma ,também houve o crescente uso de maquinas o que acarretaria a diminuição ainda maior da necessidade do uso da mão de obra humana , isso acarretou maior desemprego , rebeldia , marginalização .
Porque para Durkhem , o problema da amanha poderia ser resolvido com a concentração de uma moral profissional ?
Para Durkhem, o individuo tem que receber valores de outras gerações posteriores e transmitidas ao individuo através da educação, e sempre ao tentar confronta-los recebe punições da sociedade. Assim para ele as regras não nascem com o individuo, mais também, são construídos através da sociedade, sendo necessário que sempre que o individuo passe por todas as etapas de aprendizado, possa interagir com o mundo externo, com a sociedade e seu grupo de vida.
De acordo com Karl Max , porque um dos problemas do capitalismo estava a ponto apontado na alienação ?
Com a necessidade da divisão do trabalho, apontado por Max, o fator para a alienação, era que o trabalhador se move se dentro do circulo que era determinado ou imposto a ele, assim forçando a ele usar suas habilidades criativas. Com a alienação o trabalhador não desenvolve suas atividades com uma plena criatividade, assim destinado a realizar somente aquele tipo de serviço ou trabalho. A classe econômica mais forte se sobreponha aos operários dominados para fazer somente o que for designado a eles.
Como Max Weber apresentou o surgimento do capitalismo?
Bom, para Weber que estudou o sentido de como o individuo compreende as ações que, com as pesquisas resultaram no surgimento de uma forma nova de compreender a grande produção econômica, isso gerou uma nova forma de agir em prol das necessidades do capitalismo, Weber teve uma base na doutrina calvinista, que percebeu que o capitalismo foi adotado de uma maneira ética, numa justificativa para o acumulo de riquezas.

Outros materiais