Buscar

Seminario I (1ºTrabalho) Respostas das Perguntas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração 
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Daniel Benjamin Kinch
Luanne Madureira de Brito
Lincoln Silva de Abreu Charles 
Lapa
2011
Daniel Benjamin Kinch
Luanne Madureira de Brito
Lincoln Silva de Abreu Charles 
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Trabalho apresentado a disciplina Seminário de Gestão I do curso de Administração da UNIGRANRIO como requisito para aprovação da mesma.
Orientadora: Profª Ms. Andressa Maria Freire da Rocha Arana
Lapa
2011
	
	
 
	Análise do Filme: OBRIGADO POR FUMAR (até 2,0 pontos)
Tendo em vista as considerações da aula sobre ética e responsabilidade social e com a análise do FILME, façam uma reflexão sobre a Ética Empresarial e Profissional; Fidelidade à empresa; Conflito de Papéis; Relacionamento entre pais e filhos; Responsabilidade Social e valores. 
	
Escolham uma das cenas apresentadas e façam uma análise do Conflito de Papéis abordados neste filme.
	A empresa de tabaco ao contratar o lobista Nick Naylor para representar seus interesses, agiu certo? Analisem os conflitos éticos.
	
Os interesses empresariais devem prevalecer sobre o caráter moral do indivíduo? Justifiquem.
	As atitudes de Nick Naylor, como lobista da indústria de tabaco, ao representar fielmente a empresa, defendendo seus interesses, estavam corretas? Justifiquem.
Comente a atitude da Jornalista Heather, sob o ponto de vista ético, ao revelar informações sigilosas da entrevista de Nick Naylor. 
	Se vocês fossem o lobista Nick Naylor o que fariam em seu papel como pai e profissional? Reflitam sobre situações observadas no filme.
	Analisem a atitude final de Nick Naylor ao pedir demissão da Indústria de Tabaco. 
	De acordo com o tema trabalhado em aula, como vocês analisam o conflito de papéis nas organizações e na sociedade? Quais as dificuldades que vocês observaram neste filme em relação a este tema?
	Qual a principal mensagem deste filme em relação ao tema da ética empresarial?
Respostas:
1) Quando Nick foi entrevistado pelo programa de TV defendendo o uso do tabaco, as organizações de saúde colocaram como principal critica ao uso do tabaco um rapaz com câncer para promover discórdia entre ambos, sem se preocupar com a integridade física e mental do rapaz que adquiriu a doença.
2) Sim. Pela ética empresarial, Nick estava agindo certo com seu contrato da empresa. Mas pela ética populacional, ele estava agindo de forma errônea, pois ele só queria vender o produto sem se preocupar com a saúde dos clientes, ou seja, visando somente o lucro que eles proporcionariam com o consumo do cigarro. 
3) Não. Eles agiram com ética à empresa. Motivado pela idéia de que os consumidores o enriqueceriam não se preocupou com os danos que seus clientes poderiam adquirir após o consumo do produto. 
4) Sim, perante a ética da empresa e sobre o contrato feito pela empresa com Nick. Nick estava correspondendo seu contrato com a empresa de tabaco. E a empresa esta pagando corretamente seu salário.
5) Antiético. Nick não estava preparado para uma entrevista como deveria. A jornalista o enganou usando seu corpo para colher informações para o beneficio de sua matéria.
6)Iria explicar a importância do meu trabalho, mostrando o lado bom e ruim, mostrando os aspectos mais importantes sobre o cigarro. 
7) Nick não voltou a seu emprego porque a visão de ver seu filho consumindo o cigarro seria ruim para ele. Nick preferiu não continuar seu trabalho na indústria de tabaco com medo de influenciar seu filho com o uso do cigarro.
8) As organizações de tabacos defendem radicalmente o uso do cigarro, incentivando o uso sem se preocupar com o seu cliente. Visando o lucro e seu beneficio perante a sociedade. A sociedade usa muitas vezes um individuo para culpá-los, atingindo indiretamente ou diretamente, forçando a queda das empresas de tabaco.
9) Que nossa sociedade, tem momentos que para garantir posicionamento na organização usufruímos de métodos antiéticos, visando o interesse em continuar na organização, podendo ser diretamente ou indiretamente.

Outros materiais