Buscar

CCJ0001-WL-PP-Aula - Emile Durkheim

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Sociologia 
Émile Durkheim – Fato Social
Prof.Tiago Maranhão
*
Émile Durkheim
1858/1917
Fundador da escola francesa de sociologia
Legado :
Combinar pesquisa empírica e teórica 
Desenvolvimento metodológico da sociologia 
*
A Sociedade segundo Durkheim
Para compreendermos a sociologia durkheimiana , ajuda conhecermos sua concepção sobre o que é uma sociedade:
(Em As Formas elementares de vida religiosa, e em As Regras do Método Sociológico)
*
Citação:
“A própria maneira pela qual se formam umas e outras completa a diferença. As representações coletivas são o produto de uma imensa cooperação que se estende não apenas no espaço, mas no tempo; para produzi-las, uma multidão de espíritos diversos se associaram, misturaram, combinaram suas idéias e seus sentimentos; longa série de gerações acumularam aí a sua experiência e o seu saber. Uma intelectualidade muito particular, infinitamente muito mais rica e mais complexa que a do indivíduo aí está como que concentrada.”
*
Citação:
“(...) O homem é duplo. Há nele dois seres: um ser individual que tem sua base no organismo e cujo circulo de ação encontra-se, por isso mesmo, estreitamente limitado, e um ser social que representa em nós a mais alta realidade, na ordem intelectual e moral, que possamos conhecer pela observação, ou seja, a sociedade.”
*
Citação:
“Não se pode deduzir a sociedade do indivíduo, o todo da parte, o complexo do simples. A sociedade é uma realidade sui generis; tem suas características próprias que não são encontradas, ou que não são encontradas sob a mesmo forma, no resto do universo. As representações que a exprimem têm, portanto, um conteúdo completamente diferente das representações puramente individuais, e podemos estar seguros, de antemão, que as primeiras acrescentam alguma coisa às segundas.”
*
A Sociologia de Durkheim
A concepção da sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências. 
*
O Fato social
Características 
 Coerção
	Característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
*
- Exteriores aos indivíduos
Esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
*
- Generalidade
	Os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo.
*
O Método Durkheimiano
Regras do método sociológico:
Estudar o fato social como “coisa” 
A questão da neutralidade científica.
Morfologia social:
Método comparativo 
Classificação das diferentes formas de sociedade. 
flerta com alguns modelos da biologia
“organismo social” 
“anomia” (ausência de norma ou conduta)
*
A tradição durkheimiana
É da tradição durkheimiana que surgem as formulações funcionalistas, como as idéias de “função” e “totalidade” (interconexão entre o todo e as partes, as partes e o todo), que depois deram origem às abordagens sistêmicas.
Até certo ponto toda sociologia que dá mais ênfase ao organismo social (à sociedade) do que à ação social dos indivíduos tem algum nível de relação com a tradição durkheimiana.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais