Buscar

AQUISIÇÃO_DA_PROPRIEDADE_apostila

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL VII - DIREITO DAS COISAS
 Profa. Dra. Ana Paula de Fátima Coelho
DA AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE
- O domínio/propriedade transmite-se pela TRADIÇÃO (entrega da coisa ao adquirente com a intenção de lhe transferir o domínio), no caso de bens móveis, ou pelo REGISTRO do título aquisitivo no cartório de registro de imóveis (“inscrição/ transcrição” do documento que transfere a titularidade da coisa), no caso de bens imóveis - arts 1.226/1.227, CC.
- O contrato por si só não é instrumento apto para gerar direito real. Sistema Germânico de Aquisição da Propriedade: no nosso ordenamento jurídico o contrato cria apenas obrigações, assim, o seu não cumprimento, ou seja, a não observância da obrigação contratual importa em perdas e danos (ressarcimento do prejuízo causado).
- A aquisição da propriedade atribui a titularidade de proprietário ao sujeito de direito. Consiste na personalização do direito de proprietário num titular.
- A aquisição da propriedade imobiliária vem normatizada nos artigos 1.238 a 1.245, CC / e da coisa móvel nos artigos 1.260 a 1.274, CC.
Modos de Aquisição da Propriedade
1) Quanto a Procedência ou Causa da Aquisição: a aquisição pode ser originária ou derivada se analisarmos a sua procedência, de onde/como veio o objeto.
a) Aquisição originária (primaria/unilateral/sem derivação): ocorre quando a pessoa se torna proprietária sem que o bem lhe tenha sido transmitido por alguém; ocorre quando desvinculada de qualquer relação com o titular anterior. Não há relação entre o adquirente da coisa e o proprietário anterior.
- Na aquisição originária a propriedade incorpora-se no patrimônio do adquirente em toda a sua plenitude, não é necessário comprovar a legitimidade do direito do antecessor. Não são considerados os vícios anteriores sobre a coisa. O proprietário sempre vai adquirir a propriedade plena, sem nenhuma restrição, sem nenhum ônus.
- Não existe relação jurídica de transmissão. São três as modalidades de aquisição originária da propriedade:
* Ocupação: apropriação de coisa in commercio que não se encontra sob o domínio de ninguém: res nullius/res derectae. É modo de aquisição de coisa móvel.
* Usucapião: modo originário de aquisição da propriedade fundamentado na posse ad usucapionem + requisitos legais conforme a espécie. É modo de aquisição de coisa móvel ou imóvel.
* Acessão Natural: corresponde à fusão de propriedades diferentes, o direito de propriedade da coisa principal estende-se ao todo. Ocorre entre bens imóveis. 
- Adquire-se a propriedade por acessão sobre tudo aquilo que adere ao solo e não pode ser retirado sem danificação. Corresponde a aquisição de tudo aquilo que adere ao solo (imóvel) e não pode ser retirado sem danificação. 
Obs.: Através da acessão (fusão, acréscimo) a coisa imóvel vai acrescer por alguma das hipóteses previstas no art. 1248, CC: formação de ilhas / aluvião / avulsão / abandono do álveo / construções e plantações. As quatro primeiras são acessões naturais e horizontais (dependem da natureza, mais precisamente da atividade fluvial/dos rios, do movimento de areia/terra feito pelos rios) e a quinta é acessão humana e vertical (decorre da atividade artificial do homem ao plantar e construir).
b) Aquisição derivada (secundária/bilateral/mediante negócio jurídico): ocorre quando há transmissibilidade de domínio de um sujeito a outro, por ato inter vivos (tradição / registro imobiliário) ou causa mortis (direito hereditário), aqui há relação jurídica com o antecessor proprietário. 
- Advém da transmissão do domínio de uma pessoa a outra. Nesse modo a propriedade é transmitida com os caracteres ou restrições que já apresentava nas mãos do proprietário antecessor. Nesse modo é necessário comprovar a legitimidade do direito do antecessor. Ex: se a propriedade era resolúvel não pode o adquirente tê-la de forma plena.
Obs.: Regra Geral: ninguém pode transmitir mais direitos do que tem, tanto por ato inter vivos ou causa mortis.
- São modalidades de aquisição derivada da propriedade: 
* Registro do Título Aquisitivo (imóvel): consiste na inscrição/transcrição do título aquisitivo da propriedade no cartório de registro de imóveis do lugar da sua situação (circunscrição). 
* Aquisição pelo Direito Hereditário - sucessão (móvel ou imóvel): segundo o nosso ordenamento jurídico com a morte ocorre a abertura da sucessão, nesse momento ocorre a transmissão imediata dos bens do falecido aos seus herdeiros legítimos e testamentários (Princípio da Saisine). Assim, o patrimônio do de cujus não fica sem titular, com a morte os herdeiros já são titulares.
* Tradição (móvel): corresponde à entrega efetiva da coisa móvel feita pelo proprietário-alienante ao adquirente, em virtude de um negócio jurídico, com a 
intenção de transferir o domínio.
2) Aquisição Quanto ao Objeto: a aquisição da propriedade pode ser a título singular ou a título universal. Esses modos elevam em consideração a caracterização do bem adquirido (individualizado ou coletivo).
a) Aquisição a título singular: ocorre quando o novo titular assume a condição jurídica do antecessor quanto a uma coisa individualizada. Ocorre em regra nos negócios inter vivos. 
b) Aquisição a título universal: aqui o novo proprietário sucede o anterior em todos os seus direitos e obrigações em torno de um conjunto de bens, via de regra ocorre por meio de atos causa mortis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes