Buscar

Reflexão crítica - dona ivone lara

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Vale do Itajaí
Centro de Ciências da Saúde – Psicologia
Disciplina: Psicologia Social
Professora: Micheline Ramos de Oliveira
Acadêmica: Alessandra Schindler
A dona da voz e a voz da dona – Mila Burns
Diferenças de gênero, contexto histórico, etnias, arte e música. A biografia de Dona Ivone Lara, trazida por Mila Burns, retrata a jornada desta mulher, a principal compositora de samba do Brasil. História fascinante que mostra as dificuldades e desafios de ser mulher naquela época (1940). Dona Ivone Lara, mulher, negra, “pobre” e órfã, demonstrou ser uma guerreira durante a sua trajetória. 
Durante o texto, a autora destaca o modo de agir (estratégias), os sentimentos, sonhos e objetivos de Ivone, dando foco também, para as questões familiares que tiveram grande peso para muitas de suas decisões. Estas questões familiares é o que mais chamou a atenção. Considerando o contexto histórico não só da família, mas também do ambiente da época, o apoio que eles deram para que Ivone tivesse um futuro foi significativo para que ela conseguisse realizar o seu projeto de vida. 
Pertencente de uma família que já estava ligada com a música, e o samba principalmente, se tornar uma compositora, apesar de não ter sido o foco principal dela quando jovem, a tornou uma pessoa apaixonada e curiosa pelas coisas da vida, e ao ter perdido seus pais quando era criança, fez com que ela se torna mais responsável (como ela própria afirma). 
Um dos pontos mais interessantes sobre estes relatos, é a ideia de D. Ivone ter metas para ajudar a família, para ter um futuro, estabilidade e segurança. Percebe-se que sempre foi uma mulher dedicada, que nunca deixou de estudar, analisar e aproveitar as coisas que estão a sua volta. Uma mulher forte que de um jeito ou de outro, sabe o que quer e os meios para chegar até seus objetivos. 
Quando seu padrasto, Venino José da Silva, matriculou ela no Colégio Municipal Orsina da Fonseca (internato), sua perspectiva cultural mudou. Ela tinha contato com diversas classes sociais, etnias, costumes e hábitos diferentes que ajudaram a moldar a sua visão de mundo, permitindo que ela chegasse ao destaque na composição do Samba, atingindo todas pessoas, independente se era pobre ou rico, todos a escutavam (cultura popular e a alta cultura).
Pelo pouco que conheço de sua história, percebo que boa parte de suas dificuldades, se deram por ela ser mulher, e não negra. Naquela época estava ocorrendo a importância do fenômeno da mestiçagem, ou seja, o Brasil estava reconhecendo a influência negra em seu meio (Hermano Vianna). Tanto que, no início de sua carreira como compositora, D. Ivone usava o seu primo como intermediário de suas músicas. 
Ela é uma mediadora entre os mundos existentes da sociedade ali exposta. Seu trabalho como compositora possibilitou a interpretação dos universos simbólicos distintos (o fato de que mulher não poderia fazer samba) com os diferentes campos de possibilidades. Ela participa de diferentes níveis de realidade que a influenciaram a ser esta grande mulher brasileira, pioneira e compositora.
Como a própria Dona Ivone Lara diz: o samba reinou a noite inteira de uma tal maneira que espantou a tristeza, provando que o samba de raça tem força e pureza, quem samba partido alto samba miudinho o faz com amor e carinho o corpo se libertando.

Outros materiais