Buscar

Simulado Alfabetização e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401572918)
	
	Para Soares(2004), o caminho, para a alfabetização hoje é compreender que os dois processos "alfabetização e letramento" são, no estado atual do conhecimento sobre a aprendizagem inicial da língua escrita, indissociáveis, simultâneos e interdependentes. Explique como se dá o processo de alfabetização nessa perspectiva, definindo os conceitos de alfabetização e letramento.
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: Resposta esperada : para Soares, a diferença entre os dois termos está na extensão e na qualidade do domínio da leitura e da escrita. Ser alfabetizado e ser letrado é alguém que se apropriou suficientemente da escrita e da leitura , além de conhecer o código alfabético e as relações grafofônicas, a ponto de usá-las com desenvoltura , com propriedade, para dar conta de suas atribuições sociais e profissionais
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401417515)
	
	Meu aluno ainda não sabe ler. Muito preocupada, a professora Ana pediu a palavra na reunião de conselho de classe para explicar que seus alunos ainda não conseguem ler a maioria das palavras que ela apresenta. A preocupação de Ana está baseada no fato de já estar no mês de Setembro e de não haver mais tempo útil para mudar a metodologia. Ana alfabetizou a turma com o método sintético de silabação e insistiu no mecanismo de síntese de sílabas para decodificação e produção de palavras. Descreva 2 características do método sintético de silabação e indique duas sugestões para a professora Ana conseguir planejar atividades mais voltadas para um letramento contextualizado.
		
	
Sua Resposta: .
	
Compare com a sua resposta:
O método sintético parte das estruturas menores da língua para as estruturas maiores, além disso, a silabação é uma prática, pois a lógica de repetição mecanicista faz parte de todos os métodos sintéticos de alfabetização. Sugestões possíveis: Trabalhar com vários portadores textuais: carta, bilhete, bula de remédio, cartazes, jornais entre outros e, além disso, utilizar as práticas usuais de leitura e escrita que existem na sociedade para apresentar os textos como elementos importantes de interação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401388880)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos educadores se percebem duvidosos no momento em que precisam planejar uma atividade cotidiana para alfabetização. Das atividades abaixo, qual NÃO se refere à concepção de alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
		
	
	Trabalho com jornais em suas diferentes sessões para a criança compreender a sua função social e as possibilidades de extração de informações importantes para ao dia-a-dia.
	
	Trabalho com rótulos, embalagens, mapas cartográficos, previsão do tempo e quaisquer outros textos que ajudem a criança a se organizar na sociedade e obter informações importantes.
	
	Trabalho com diferentes textos que ensinem à criança a criar expectativas em relação ao que vai ler e a obra de determinados autores.
	
	Trabalhos com diferentes linguagens que permitem diferentes interpretações e produções em outras linguagem sobre o tema.
	 
	Trabalho com cópias em caderno de caligrafia para criança construir uma boa coordenação motora fina que é a condição fundamental para a boa escrita.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401394833)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vygotsky considera que a criança deve colocar o conhecimento adquirido na escola a serviço de práticas socialmente contextualizadas. Para isso, durante a alfabetização ela NÃO deve:
		
	
	produzir textos nas suas formas mais variadas.
	
	utilizar a leitura e a escrita em práticas socialmente contextualizadas.
	
	trabalhar com textos reais e situações adequadas às condições escolares.
	
	ler jornais e sites de notícias com as crianças para ensinar o gênero informativo e formativo que se intercruzam dialeticamente.
	 
	realizar cópias e ditados que priorizem a forma em detrimento do conteúdo da escrita.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401966251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O trabalho de alfabetização que tem como pressuposto teórico a Teoria Histórico ¿Cultural e desenvolve a linguagem numa dimensão discursiva proporciona:
		
	
	Exercícios de repetição e memorização, cópias e ditados de palavras variadas.
	
	Atividades com cartilhas, caderno de caligrafia e exercícios de completar lacunas.
	
	Exercícios de composição e decomposição de palavras que as crianças têm de memória.
	
	Tarefas para identificação dos níveis da psicogênese da escrita, para classificação das crianças.
	 
	Um trabalho com a oralidade e produção de textos relacionados com o universo de experiências das crianças.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401389601)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A concepção de homem, de cultura e de mundo pode influenciar decisivamente a forma de um professor planejar e executar o processo de alfabetização. Na concepção sócio-histórica, fundamentada na obra de Lev Vygotsky, temos uma concepção de homem determinado pela cultura e autor de sua história. Das atividades abaixo qual NÃO contempla essa concepção?
		
	
	Marta pediu para as suas crianças da educação infantil fazerem uma fantasia de índio e usarem uma tintura feita de jenipapo para tatuar a pele. Leu a síntese da história de Iracema de José de Alencar e pediu que eles produzissem uma esquete sobre a história da índia, a partir da compreensão que tiveram.
	
	Marta é professora da educação infantil e trabalha com as práticas culturais do Jacarezinho, uma comunidade localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro que tem muitos grupos de rap e samba. Ela utiliza as músicas e analisa as letras das canções com as crianças.
	
	Joana trabalha com um livro didático oferecido pelo governo Federal cujo conteúdo e extensivo á todos os estados brasileiros. Dessa forma, as práticas culturais regionais são apresentadas nos textos, nas parlendas e nas ilustrações do livro didático.
	
	Carlos é um professor alfabetizador que traz inúmeras histórias da nossa cultura para ler e narrar para seus alunos. Após a leitura, as crianças encenam o que compreenderam e re-escrevem da forma como sabem.
	 
	No final do ano letivo, a escola monta auto de Natal no qual todas as crianças devem decorar suas falas e confeccionar suas roupas para apresentação. Entretanto, não são trabalhados os valores e o conceito do que seja a festa natalina, apenas fazem a apresentação como uma manifestação cultural da comunidade.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401394806)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lev Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Assim, quando aplicamos suas ideias ao processo de alfabetização temos que:
		
	 
	expor o aluno a diversos tipos de textos.
	
	adotar uma cartilha colorida e cheia de desenhos.
	
	treinar habilidades psicomotoras.
	
	avaliar a fase da escrita em que o aluno se encontra.
	
	atrelar o ensino da leitura à silabação para termos uma boa estrutura da língua
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401388875)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das premissas abaixo, qual se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
		
	
	Trabalhar com rótulos, embalagens, mapas e jornais só a partir de um pleno domínio da leitura, da escrita, das habilidades de interpretação de imagens e fotografias. Caso contrário, a criança não terá êxito na atividade.
	
	Usar os textos que a criança tem interesse por conhecer apenas para efeito de cópias ou para recortar as palavras chaves que servirão de base para os ditados posteriores.A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante.
	 
	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	
	Ler e escrever são habilidades que precisam ser treinadas desde as fases iniciais da educação infantil para a criança ter um desenvolvimento psicomotor que fundamente a alfabetização.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401923478)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com os estudos da teoria Histórico-Cultural ( Sociointeracionismo)no trabalho de apropriação da leitura e da escrita numa dimensão discursiva é importante:
		
	
	Colocar as crianças em contato com livros didáticos
	
	Permitir às crianças produzir textos escolares.
	 
	Garantir às crianças trocas através da oralidade.
	
	Oferecer às crianças atividades de cópia.
	
	Realizar exercícios de repetição e memorização
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401389618)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leiam o provérbio abaixo: A leitura, como a comida, não alimenta se não digerida. Esta frase pode explicar a concepção de leitura que existe na prática de alfabetização sócio-interacionista. Marque a resposta que explica por quê?
		
	
	Uma concepção que por estar fundamentada em cartilhas, livros que traduzem a expressão da língua portuguesa de uma época, precisa ser repetida, mastigada várias vezes até ser decifrada.
	
	Concepção que compreende o texto de forma única, com uma única interpretação possível, como todas as pessoas sentem igual o paladar de uma comida.
	
	A leitura é comparada com a comida, pois na concepção sócio-interacionista é a partir da leitura que a criança começa a construir conhecimento sobre a sua cultura letrada.
	
	Concepção de que para ser leitor devemos ler textos que alimentem nosso conhecimento para que as zonas de desenvolvimento proximais possam existir e desenvolver o sujeito. Ler apenas o que for produtivo.
	 
	Nesta concepção de alfabetização a leitura é dialógica e produz significados únicos para cada leitor, pois estão imersos num contexto sócio-cultural específico e com características próprias.

Outros materiais