Buscar

RESUMO epitelial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO- Tecido epitelial (JUNQUEIRA)
-Características gerais: células poliédricas justapostas, com pouca substância extracelular. Aderem firmemente uma nas outras por meio de junções intercelulares. Revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo ou formam unidades secretoras. Sempre são apoiadas em tecido conjuntivo.
-Funções: revestimento, absorção de moléculas, percepção de estímulos e contração.
-Lâminas:
Lâmina basal: superfície de contato entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente, formada por uma delicada rede de delgadas fibrinas (lâmina densa). Os componentes principais da lâmina basal são o colágeno IV, glicoproteínas (laminina e entactina) e proteoglicanos. Funções: filtração de moléculas, regulação da proliferação e diferenciação celular, influi no metabolismo. A fusão de 2 lâminas basais ou de uma lâmina basal com uma reticular forma a membrana basal.
Lâmina apical: Extremidade geralmente voltada para uma cavidade; a sua superfície é chamada de superfície livre.
Paredes laterais: superfície de células epiteliais que confrontam células vizinhas.
-Junções intercelulares: coesão e comunicação entre as células.
Zônulas de oclusão: junções mais apicais. Circunda a célula completamente e há fusão das membranas adjacentes. Epitélios em poucos locais de fusão são mais permeáveis a água e a solutos. Promove uma vedação que impede a movimentação de materiais entre as células.
Zona de adesão: inserção de filamentos de actina presentes no citoplasma adjacente à membrana de junção. Essa, juntamente com as zônulas de oclusão, circunda toda a lateral da região apical, recebendo o nome de complexo unitivo.
Junções GAP: existe em qualquer lugar da membrana da célula. Grande proximidade das membranas de células adjacentes. Essas junções são formadas por porções de membrana em forma de placas, onde há agregados de partículas intermembranosas. As proteínas da junção comunicantes, chamadas conexinas, se organizam formando conjuntos chamado conexon. Conexon se uma célula se alinham com conexon de outra células vizinha formando canais hidrófilos. Moléculas sinalizadoras, hormônios e íons podem atravessar essa junção.
Desmossomos: estrutura em forma de disco presente na superfície da célula sobreposta a uma estrutura idêntica presente na superfície da célula adjacente. No lado citoplasmático da membrana há uma placa circular chamada placa de ancoragem nos quais filamentos de queratina se inserem formando alças que retornam ao citoplasma. Adesão bastante firme.
Hemidesmossomos: contato de algumas células epiteliais e a lâmina basal. As plcas de ancoragem contém principalmente integrinas.
-Especializações da superfície livre: visam aumentar a superfície ou mover partículas:
Microvilos: pequenas projeções do citoplasma para aumentar a área de absorção.
Esteriocílios: prolongamentos longos e imóveis. Aumentam a área da superfície da célula, facilitando o movimento de moléculas para dentro e para fora da célula.
Cílios: prolongamentos longos e dotados de mobilidade. São envolvidos pela membrana plamática, com dois microtúbulos centrais e nove pares de microtúbulos periféricos. Permite que a corrente de fluidos ou de partículas seja impelida em uma direção ao longo da superfície. 
Flagelo: mais longos e dotados de mobilidade. Ex: espermatozóides 
-Tipos de epitélio: revestimento e glandular
Revestimento: camadas que cobrem a superfície externa do corpo e interna das cavidades. Podem ser classificadas em simples (única camada de células) ou em estratificado (contem mais de uma camada). Também podem serão pavimentoso, cúbicos ou cilíndricos. Há também o chamado epitélio de transição (típico da bexiga). Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado: reveste cavidades úmidas (esôfago, boca, vagina). Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado: reveste superfícies seca (pele). Epitélio estratificado cilíndrico: conjuntiva ocular, ducto de glândulas salivares. Epitélio de transição: células globosas que mudam de forma de acorda com o grau de distensão da bexiga. Epitélio pseudo-estratificado: uma camada de células com núcleos irregularmente distribuídas (parecendo muitas células). Todas as células estão apoiadas na zona basal (traquéia).
Mieloepiteliais: capazes de contração.
Neuroepiteliais: função sensorial especializada (papilas gustativas)
-Gladulares: atividade de secreção.As moléculas a serem secretadas são armazenadas em grandes vesículas (grânulos de secreção) nas células. Podem sinalizar, armazenar e secretar proteínas. As glândulas podem ser unicelulares (ex: células caliciformes) ou multicelulares. As glândulas são formadas por células epiteliais de revestimento que proliferam e invadem o tecido conjuntivo adjacente, sofrendo diferenciação.
Glândulas exócrinas: mantém conexão com o epitélio. Ductos tubulares por onde são eliminadas as secreções, que vão chegar a superfície do corpo ou de cavidades. 
 Glândulas endócrinas: não tem ductos e suas secreções são lançadas no sangue e transportadas pelo sistema circulatório.
 Organização da porção secretora: dependendo da forma da porção secretora, as glândulas simples podem ser tubulares, túbulo-enoveladas, túbulo-ramificadas ou acinosas. Já as glândulas compostas podem ser tubulares, acinosas ou túbulos- acinosas.
Modo pelo qual a secreção deixa a célula: merócrina (libera apenas a secreção), holócrinas (a secreção é liberada junto com toda a célula) ou apócrina (secreção é liberada com parte do citoplasma).
OBS: Há glândulas que possuem tanto células com secreção exócrina quanto com endócrina.
-Biologia dos tecidos epiteliais: 
Papilas: invaginação na interfase entre o tecido epitelial e conjuntivo que aumenta a adesão entre eles.
Polaridade: a porção celular apoiada na lâmina basal possui organelas diferentes das da porção livre. Essas diferentes partes podem então ter funções diferentes. Os nutrientes, por exemplo, vem do tecido conjuntivo e penetra na camada basal. Os hormônios que influenciam na atividade das células se encontram mais na porção lateral.
Inervação: tecido ricamente inervado por terminações nervosas proveniente da lâmina própria. A estimulação de glândulas depedem dos nervos.
Renovação: células continuamente renovadas por atividade mitódica, lenta ou rapidamente. As mitoses ocorrem na camada basal do epitélio, onde se encontram as células-tronco desse epitélio.
Atividade glandular: controle nervoso e endócrino (através de mensageiros químicos)
Células serosas: formação de grânulos de secreção que, após tornarem-se maduras, liberam seus produtos por exocitose.
Células secretoras de muco: possuem grandes grânulos que contem muco e que se encontram na região apical da célula.
Células mioepiteliais: “abraçam” as unidades secretoras das glândulas exócrinas, contraindo-se para ajudar na secreção.

Outros materiais