Buscar

gestão do conhecimento aula 1

Prévia do material em texto

Iniciado em
	sábado, 22 março 2014, 20:04
	Completado em
	sábado, 22 março 2014, 20:20
	Tempo empregado
	16 minutos 1 segundo
	Notas
	6/6
	Nota
	1.5 de um máximo de 1.5(100%)
Question1
Notas: 1
Sabemos que dados, informação e conhecimento são elementos distintos, mas interdependentes.
Qual ordem das sentenças, a seguir, corresponde à transformação: Dados ⇒ Informação ⇒ Conhecimento?
1 – Tsunamis: ondas gigantes que se formam no oceano como resultado de abalos sísmicos.
2 – Livros escolares de Ciência na Inglaterra tratam do assunto “tsunamis”.
3 – Em 2011, uma garota inglesa em férias na Indonésia se lembrou das aulas de Ciências quando viu o repentino recuo do mar, o que sinaliza um tsunami. A garota alertou os banhistas, que se afastaram da enorme onda na praia, e com isso salvou a vida de dezenas de pessoas. Este é um caso real.
Escolher uma resposta.
	
	a. 3 -2-1.
	
	
	b. 2-1-3.
	
	
	c. 3-1-2.
	
	
	d. 1-3-2.
	
	
	e. 1-2-3. 
	
Resposta correta: 1-2-3.
Comentário resposta correta: O principal aspecto a ser considerado na transformação de dados em informações e, por fim, em conhecimento é que o conhecimento está ligado à ação, por exemplo, alertar os banhistas do risco que corriam e salvar vidas, no caso da menina inglesa.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question2
Notas: 1
Um gestor está preocupado com o conservadorismo da empresa em que trabalha. Ele lê a seguinte frase em um livro, como se recebesse um recado direto para ele:
“A criatividade não anda escassa. O que acontece é que a maioria das organizações se esforça para acabar com ela” (Peter Drucker)
Essa frase se relacionada com:
Escolher uma resposta.
	
	a. As organizações costumam valorizar o conhecimento dos funcionários.
	
	
	b. As organizações estão atentas à importância da criatividade entre os funcionários.
	
	
	c. A necessidade de maior gestão do conhecimento nas empresas. 
	
	
	d. A tendência de que a gestão do conhecimento auxilie as organizações a acabar com a criatividade dos funcionários.
	
	
	e. A necessidade de que as empresas valorizem a inovação, mas não a criatividade.
	
Resposta correta: A necessidade de maior gestão do conhecimento nas empresas.
Comentário resposta correta: Gerir conhecimento passa por valorizar a criatividade dos colaboradores para facilitar a criação, disseminação e aplicação do conhecimento novo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question3
Notas: 1
A ilustração, a seguir, apresenta as transformações econômicas e a evolução dos ambientes organizacionais ao longo da história. Observe atentamente a evolução desses ambientes.
Fonte: <http://www.serpro.org.br>. Acesso em: 2 fev. 2014.
Com base nessa ilustração, indique a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. Atualmente, não existe preocupação com produção em massa, nem eficiência ou qualidade, porque esses são modelos do passado.
	
	
	b. Entramos na era da valorização de novos modelos de gestão nas organizações, entre eles, a gestão do conhecimento. 
	
	
	c. As organizações sempre estiveram preocupadas com a gestão do conhecimento.
	
	
	d. Os modelos tradicionais de gestão, como a administração científica, por exemplo, são hoje mais importantes do que no passado.
	
	
	e. Os modelos tradicionais de gestão continuam válidos da mesma forma como no passado.
	
Resposta correta: Entramos na era da valorização de novos modelos de gestão nas organizações, entre eles, a gestão do conhecimento.
Comentário resposta correta: Entende-se hoje a importância da valorização do conhecimento nas organizações, por exemplo, em razão da necessidade da inovação para o desenvolvimento das organizações.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question4
Notas: 1
Quando se fala de “conhecimento” nas organizações, há diversas interpretações. Indique a alternativa que contém uma afirmação correta sobre a gestão do conhecimento:
Escolher uma resposta.
	
	a. Conhecimento organizacional requer valorização do conhecimento dos colaboradores da organização, isto é, valorização do “capital intelectual” da empresa. 
	
	
	b. Conhecimento de funcionários sempre pode ser facilmente acessado.
	
	
	c. Conhecimento, dados e informação têm o mesmo significado.
	
	
	d. Quando uma organização valoriza o conhecimento, ele está bem-definido em manuais e em processos de trabalho rígidos, não evolui ou se modifica, porque isso pode desestabilizar a organização com a mudança gerada.
	
	
	e. A criação do conhecimento novo nas organizações não tem relação com processos de inovação.
	
Resposta correta: Conhecimento organizacional requer valorização do conhecimento dos colaboradores da organização, isto é, valorização do “capital intelectual” da empresa.
Comentário resposta correta: O conhecimento da organização está ligado ao conhecimento dos colaboradores, por isso a gestão do conhecimento discute de diferentes maneiras essa perspectiva.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question5
Notas: 1
Leia o texto a seguir:
Depois do acidente da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia, em que milhões de pessoas foram prejudicadas pelo vazamento de radiação resultante de falha humana, a relação entre pessoas e máquinas precisou ser revista. ‘Engenheiros do conhecimento’ hoje são encarregados de observar o comportamento dos funcionários em salas de controle de usinas nucleares, UTIs de hospitais e cabines de avião, por exemplo. Esse trabalho se converte no projeto e concepção de ambientes de controle mais seguros. 
Fonte: VINCENT, K. Homens e Máquinas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
De acordo com as ideias que fundamentam a gestão do conhecimento e considerando o contexto apresentado no texto, aponte a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. As informações sobre como agem operadores em ambientes de alto risco podem gerar conhecimento precioso para o design de projetos mais seguros desses ambientes. 
	
	
	b. Os operadores que seguem todas as normas e informações contidas nos manuais não causam acidentes mesmo em ambientes de alto risco.
	
	
	c. Pessoas sabem e fazem apenas aquilo que foram instruídas a fazer.
	
	
	d. Toda forma de conhecimento é facilmente comunicável.
	
	
	e. Em ambientes de alto risco, como salas de controle de usinas nucleares e cabines de avião, há total controle sobre o comportamento dos operadores.
	
Resposta correta: As informações sobre como agem operadores em ambientes de alto risco podem gerar conhecimento precioso para o design de projetos mais seguros desses ambientes.
Comentário resposta correta: Os operadores podem agir de forma não prevista, por isso as atitudes deles em ambientes de alto risco têm de ser estudadas para gerar ambientes mais seguros.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question6
Notas: 1
Leia o texto a seguir:
Na década de 1940, cientistas alemães e americanos criaram as moléculas de clorofluorcarbonetos (CFC) para facilitar a fabricação de gelo. Os CFCs foram decisivos para a fabricação em escala de geladeiras, aparelhos de ar condicionado, desodorantes e muitos outros produtos e utensílios. Apenas recentemente graças a equipamentos que fornecem novos dados e informações sobre a atmosfera, descobriu-se que as moléculas de CFC destroem as moléculas de ozônio que compõem um escudo natural da Terra contra a luz ultravioleta (UV) do Sol. Com a diminuição do ozônio, ocorre o aquecimento do planeta e o possível desaparecimento de muitas espécies vegetais e animais, entre outros prejuízos. Hoje diminuiu a produção de CFC mas pagaremos as conseqüências dessa utilização ainda por muito tempo.
Fonte: Adaptado de SAGAN, C. Bilhões e bilhões: reflexões sobre vida e morte na virada do milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Essa história ilustra que:
Escolher uma resposta.
	
	a. O conhecimento não muda ao longo da história.
	
	
	b. Informações novas levam a conhecimento novo. 
	
	
	c. Conhecimentonovo não depende de informações novas.
	
	
	d. O conhecimento não depende de dados ou informações.
	
	
	e. Dados e informações são mais importantes do que o conhecimento.
	
Resposta correta: Informações novas levam a conhecimento novo.
Comentário resposta correta: Muitas evoluções da ciência e da tecnologia têm efeitos que são conhecidos apenas posteriormente, o que aumenta a responsabilidade dos pesquisadores.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes