Buscar

apol gestão educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão Educacional
Leia o trecho de texto a seguir:
“Segundo Félix [...], a administração de empresas discorre sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, enquanto a administração escolar propõe teorias sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar. A administração escolar tem como referencial as teorias da administração de empresas no que diz respeito à estrutura, funcionamento do sistema escolar e na proposição de modelos organizacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: qual é a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Administração escolar e administração empresarial são dois termos mutuamente excludentes, pois estão amparados por pressupostos divergentes, tanto em aspectos teóricos quanto práticos.
	
	B
	Apenas na prática é possível dizer que existe uma correlação entre administração escolar e administração empresarial, pois é no momento de realizar as ações que percebemos as semelhanças na forma de administrar.
	
	C
	A administração escolar precisa adotar completamente os princípios da administração empresarial, já que é das empresas que advêm os recursos que possibilitam a manutenção do sistema capitalista no qual estamos inseridos.
	
	D
	Os termos administração escolar e administração empresarial apontam para a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração, pois eles são referência para as organizações sociais.
Você acertou!
Segundo Bartnik (2011), os temos administração escolar e administração empresarial nos direcionam à necessidade de termos uma visão clara e abrangente dos pressupostos da administração, como também seus conceitos, considerando que esses termos são referências para as organizações sociais, sejam empresariais, sejam educacionais (livro-base, p. 20). 
	
	E
	Não existe relação entre a administração escolar e a administração empresarial, pois a escola foca no social, e a empresa visa lucros.
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Considere o seguinte fragmento de texto:
“São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial, as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas características.
1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
(   ) Esta concepção de gestão escolar defende que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(   ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Democrático-participativa: todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados. Autogestionária: enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções. Técnico-científica: poder centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros. Interpretativa: a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo (livro-base, p. 75).
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 3/5 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 35.
Considerando os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre as concepções autogestionária e interpretativa de gestão, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) Ambas têm em comum os princípios de decisões coletivas, ações organizadoras, ênfase nas inter-relações e não nas tarefas.
II. (   ) As duas contemplam o processo de evolução na escola, bem como os pressupostos com foco no planejamento participativo, no compartilhamento das tarefas e na estrutura organizacional de relacionamento.
III. (   ) Na área educacional, esses modelos de gestão são geralmente assumidos pelo poder privado com uma política de planejamento não participativo.  
IV. (  ) As concepções autogestionária e interpretativa não desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
Você acertou!
Essas concepções têm em comum os princípios de decisões coletivas, ações organizadoras, ênfase nas inter-relações mais do que nas tarefas. As duas contemplam o processo de evolução na escola, bem como os pressupostos com foco no planejamento participativo, no compartilhamento das tarefas e na estrutura organizacional de relacionamento. A afirmativa III é falsa, tendo em vista que, na área educacional, esses modelos de gestão são geralmente assumidos pelo poder público com uma política de planejamento participativo. A afirmativa IV também está errada, pois as concepções autogestionária e interpretativadesenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada (livro-base, p. 86,87).
	
	E
	F – F – V – V
Questão 4/5 - Gestão Educacional
Considere a citação a seguir:
“Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, A. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias – evoluções e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 2002. p. 6.
A administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda organização tem uma administração. Considerando os conceitos relacionadosà administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. (  ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. (  ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. (  ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
Você acertou!
A administração configura-se como uma atividade exclusivamente humana já que somente o homem é capaz de estabelecer livremente os objetivos a serem cumpridos. O animal também realiza essa atividade, mas sua ação é qualitativamente diversa da ação humana já que ele não consegue transcender seu estado natural, agindo apenas nos âmbitos da necessidade (livro-base, p. 44,45).
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 5/5 - Gestão Educacional
Considere o excerto de texto a seguir:
“A gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima da educação, uma vez que, por meio dela, observa-se a escola e os problemas educacionais globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente. [...] Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCK, Heloísa (Org.). Apresentação. Em Aberto: Gestão escolar e formação de gestores, Brasília, v. 17, n. 72, p. 7-10, fev./jun., 2000. p. 8.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as seguintes concepções de gestão escolar às suas respectivas características.
1. Gestão da qualidade total.
2. Gestão compartilhada.
3. Gestão democrática.
(  ) Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social.
(   ) Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem, na escola, um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia.
(   ) Na escola, essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	2 – 3 – 1
Você acertou!
Gestão compartilhada: Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social. Gestão democrática: Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem, na escola, um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia. Gestão da qualidade total: Na escola, essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão (livro-base, p. 174,175).

Outros materiais