Buscar

Condições do deficiente físico na compra de veículos automotores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Condições do deficiente físico na compra de veículos automotores
Há descontos na compra de um veículo automotor?
Resposta: Sim. Para o deficiente não condutor, há isenção de IPI, ICMS e IPVA. ( Benefícios consagrados e regulamentados respectivamente pela lei 889/95, convênio 38 de 2012 e lei 14937/03. Neste caso, podem ser indicados 3 motoristas autorizados, sendo permitida a substituição destes, desde que o beneficiário da isenção informe essa modificação à Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais. 
Há alguma restrição?
Resposta: Sim. O beneficiário deverá observar as seguintes condições:
A compra do imóvel com desconto de IPI E ICMS só poderá ser realizada uma vez a cada dois anos. 
Não é permitida a alienação do veículo automotor durante os dois anos que sucedem a compra. Caso isso ocorra, o beneficiário será obrigado a restituir todo o valor dos impostos com acréscimo de juros.
Procedimento para a aquisição do benefício.
Para isenção do ICMS: 
Para que o benefício seja aplicado, o interessado deve solicitar a isenção através do link de acesso ao Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE) e se dirigir à unidade de atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), no município de emplacamento do veículo, para entregar os documentos necessários para comprovar sua situação de isenção. A entrega dos documentos também pode ser feita pelos Correios. Após ser formalizado o reconhecimento pela SEF-MG, o requerente deve buscar na Administração Fazendária o formulário “Aquisição de Veículo com isenção do ICMS – Autorização/Deferimento” necessário para o uso do benefício no revendedor de veículos.
Documentos necessários: 
Para deficiência física ou visual: laudo apresentado à Secretaria da Receita Federal do Brasil para a concessão do IPI;
Certidão e laudo de perícia médica fornecido pela Comissão de Exames Especiais do DETRAN/MG, dispensável se na CNH constar as restrições referentes ao condutor e às adaptações necessárias ao veículo;
Comprovação de disponibilidade financeira ou patrimonial do portador de deficiência ou autista ou de parentes em primeiro grau em linha reta ou em segundo grau em linha colateral ou, ainda, de seu representante legal, suficiente para fazer frente aos gastos com a aquisição e a manutenção do veículo a ser adquirido;
Comprovante de residência do beneficiário
Formulário Identificação do Condutor Autorizado, (modelo: 06.04.53);
Para Isenção do IPI:
Em casos de pessoas com necessidades especiais, mas que não são condutoras dos veículos, a isenção do IPI é menor, o que, em geral, reduz o valor do automóvel em até 15%.
É necessário apresentar os seguintes documentos na Delegacia Regional da Receita Federal mais próxima de sua residência:
a) Preencher requerimentos de pedido de isenção de IPI fornecidos pela Receita Federal. 
b) Laudo Médico e carteira de habilitação, (duas) cópias autenticadas pelo Detran
c) (Duas) cópias autenticadas por cartório dos seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de endereço (luz ou telefone fixo). 
d) 1 (uma) cópia simples das (duas) últimas declarações de imposto de renda (ano vigente e ano anterior). Obs.: Se não for declarante, apresentar cópia da declaração de Isento (também chamado recadastramento de CPF) ou, se for dependente, levar declaração do responsável legal . Além disso, apresentar documento que prove a regularidade de contribuição a previdência (INSS). 
 
Para isenção do IPVA:
Primeiramente, o interessado deve solicitar a isenção através do link de acesso ao Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE) e se dirigir à unidade de atendimento da Secretaria Estadual da Fazenda do município de emplacamento para apresentar os seguintes documentos:
Cópia do CPF e RG.
Laudo de avaliação emitido por prestador de serviço público ou privado, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Declaração Serviço Médico Privado Integrante do Sistema Único de Saúde, em se tratando do laudo previsto acima, quando emitido por prestador de serviço privado de saúde.
Formulário de Identificação do Condutor Autorizado, (modelo 06.54.03) com as cópias da Carteira Nacional de Habilitação dos condutores autorizados.

Outros materiais