Buscar

Apol Avaliacao 100% 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Avaliação
Observe a seguinte figura:
 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem em seu contexto, ela está disponível em: REVISTA FEUC EM FOCO. Tag: Avaliação Escolar. <http://www.feuc.br/revista/index.php/tag/avaliacao-escolar/>. Acesso em 21 abr. 2018. 
Baseando-se na figura dada e nos conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre avaliação e o bom senso do avaliador, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A avaliação realizada pelo professor indicado na figura é um processo justo para todos os seus alunos.
II. ( ) O bom senso representa uma das máximas em avaliação, uma vez que cabe ao professor responsabilizar-se não pelo aluno como pessoa, mas pelo conhecimento que lhe torna acessível.
III. ( ) O ato de avaliar deve ser encarado sob três prismas intercomplementares.
IV. ( ) O ato de avaliar pode contribuir para o estabelecimento de uma autoavaliação por parte do professor. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V
Questão 2/5 - Avaliação
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Considero a formação e o aperfeiçoamento dos professores em avaliação educacional um dos desafios atuais da educação. [...], é sabido que a atenção a essa área, em cursos de formação, é frequentemente descuidada ou desarticulada da realidade do contexto educacional [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOFFMANN, J. M. L. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 71. 
Levando em consideração o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre avaliação e sua percepção nas diferentes áreas do conhecimento, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Para as ciências exatas, o termo avaliação tem maior aceitabilidade por conta de seu caráter pedagógico processual.
II. ( ) Professores formados em cursos vinculados às áreas da saúde e tecnológicas têm mais dificuldade de colocar em prática o processo de avaliação em plenitude.
III. ( ) O descompasso existente quanto ao grau de percepção do processo avaliativo entre as diferentes áreas do conhecimento pode ser sanado mediante a intensificação da abordagem de aspectos metodológico-pedagógicos nos cursos em que eles são pouco desenvolvidos.
IV. ( ) Um curso que não se caracterize como licenciatura deve contemplar, em seu currículo, um menor volume de aulas cujo enfoque sejam os aspectos pedagógicos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – V    
Questão 3/5 - Avaliação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] são muitos os fatores internos e externos ao educando, bem como internos e externos ao educador e à escola que podem estar intervindo para que as aprendizagens escolares não se deem da forma mais satisfatória possível”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. p. 374. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre o quanto a aprendizagem deve ser significativa para o aluno, analise as seguintes proposições: 
I. Não basta dominar conceitos e instrumentos de avaliação, embora esse seja um quesito importante. 
PORQUE
II. Conceitos e instrumentos de avaliação, considerados somente em si mesmos, constituem elementos estáticos, sem vida.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
 justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não 
é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/5 - Avaliação
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Importa ter presente que todos os instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem são úteis, desde que sejam adequados aos objetivos da avaliação, isto é, adequados às necessidades e ao objeto da ação avaliativa e elaborado segundo as regras da metodologia científica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. p. 297. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina, os instrumentos de avaliação de desempenho possuem diferentes vantagens na sua aplicação. Enumere, na ordem sequencial, as vantagens que se relacionam a cada um dos instrumentos: 
1.Prova objetiva
2. Relatório individual
3. Prova dissertativa
4. Trabalho em grupo
5. Seminário 
( ) O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão.
( ) É familiar às crianças, simples de preparar e de responder; pode abranger grande parte do exposto em sala de aula.
( ) Possibilita o trabalho organizado em classes numerosas e a abrangência de diversos conteúdos em caso de escassez de tempo.
( ) Contribui para aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações.
( ) Possibilita avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas e individuais. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	4 – 2 – 5 – 3 – 1
	
	B
	5 – 4 – 1 – 2 – 3
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4 – 5
	
	D
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	E
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
Questão 5/5 - Avaliação
Atente para a seguinte citação: 
“Tendo presentes as condições prévias do processo de elaboração de um instrumento [...], devemos planejá-lo, estabelecendo uma listagem de todos os componentes essenciais dos conteúdos que o educando deveria ter aprendido. Essa lista servirá de base e orientação para a elaboração das perguntas, questões e situações-problema que comporão o instrumento que vamos construir e utilizar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. p. 352.
Conforme os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre o planejamento dos instrumentos de avaliação, analise as afirmações, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Ajudar na delimitação do tema e fornecer fontes de pesquisa faz parte do planejamento de um seminário.
II. ( ) Definir o tema e orientar a pesquisa prévia refere-se ao planejamento de um conselho de classe.
III. ( ) Elaborar uma ficha organizada prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas é parte do planejamento de um relatório individual.
IV. ( ) Selecionar os conteúdos para elaborar as questões e fazer as chaves de correção faz parte do planejamento de uma prova objetiva. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F 
	
	B
	V – F – F – V}
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	F – V – F – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais