Buscar

APOL 5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração da Produção e Serviços
Com relação aos oito princípios da gestão da qualidade da norma ISO 9.000:2.000, complete as lacunas indicando qual principio se relaciona com a definição: ____________: As empresas devem atender seus clientes em suas necessidades atuais e futuras, e é o cliente quem define os requisitos que deseja e estabelece os padrões de qualidade. ____________: as pessoas, em todos os níveis, são a base da organização e o seu envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam utilizadas a favor da organização. ____________: É uma meta constante para a organização.
Nota: 20.0
	
	A
	Benefícios mútuos, Tomada de decisões, Liderança;
	
	B
	Envolvimento das pessoas, Foco no cliente, Tomada de decisões;
	
	C
	Liderança, Abordagem do processo, Abordagem segundo um sistema de gestão;
	
	D
	Foco no cliente, Envolvimento das pessoas, Melhoria contínua;
Você acertou!
Resposta: Capitulo 05, página 109 do livro Gestão da Produção Industrial de Moacyr Paranhos Filho.
	
	E
	Tomada de decisões, Benefícios mútuos, Abordagem do processo.
Questão 2/5 - Administração da Produção e Serviços
Conforme exposto por Moacyr Paranhos Filho, a produtividade é inversamente proporcional ao desperdício, quanto mais produtivo for um sistema, melhor ele será em termos de utilização de matéria-prima, ou de horas, ou de capital ou, mesmo, de energia. Deste modo, assinale a alternativa correta que corresponde a definição de desperdício dada pelo autor:
Nota: 20.0
	
	A
	É toda atividade que não agrega valor ao produto;
Você acertou!
Resposta: Capitulo 06, página 177 do livro Gestão da Produção Industrial de Moacyr Paranhos Filho.
	
	B
	É toda atividade que aumenta a produção;
	
	C
	É toda atividade que aumenta o custo de produção;
	
	D
	É toda atividade que diminui a produção;
	
	E
	É toda atividade que diminui o custo de produção.
Questão 3/5 - Administração da Produção e Serviços
Segundo Bureau of Labor Statistics – BLS, apresentado por Moacyr Paranhos Filho, a produtividade é uma medição da eficiência econômica que mostra como efetivamente os recursos disponíveis são convertidos em produtos/serviços. Com base na definição apresentada, complete as frases indicando qual elemento se relaciona com a definição: ____________: é o produto obtido no final do processo, ou seja, é o que a empresa produz. ____________: são os recursos utilizados na produção, isto é, o que a empresa consome.
Nota: 20.0
	
	A
	Produtividade, Lucratividade;
	
	B
	Competitividade, Empregabilidade;
	
	C
	Eficiência, Eficácia;
	
	D
	Output, Input;
Você acertou!
Resposta: Capitulo 06, página 156 do livro Gestão da Produção Industrial de Moacyr Paranhos Filho.
	
	E
	Conhecimento, Habilidade.
Questão 4/5 - Administração da Produção e Serviços
O diagrama de causa-efeito ou diagrama de Ishikawa, serve para direcionar o processo de resolução de problemas, separando as causas do efeito indesejado que é o problema. Assinale a alternativa correta que, segundo Moacyr Paranhos Filhos, corresponde a técnica que pode ser utilizada em conjunto com o diagrama de causa-efeito na fase investigatória do problema:
Nota: 20.0
	
	A
	Diagrama de processos;
	
	B
	PDCA;
	
	C
	Gráfico de Pareto;
	
	D
	Histograma;
	
	E
	5W1H.
Você acertou!
Resposta: Capitulo 05, página 123 do livro Gestão da Produção Industrial de Moacyr Paranhos Filho.
Questão 5/5 - Administração da Produção e Serviços
De acordo com o que estudamos sobre os 5S’s, relacione a COLUNA A com suas respectivas características na COLUNA B  e após selecione a alternativa correta:
 
COLUNA A
1- SEIRI
2- SEITON
3- SEISOU
4- SEIKETSU
5- SHITSUKE
 
COLUNA B
(   ) Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com os critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar década peça.
(   ) Corresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Um dos procedimentos realizados nesse “S” é: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho, padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como as informações.
(   ) A prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. Um dos conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira, certificar-se da existência de cestos de lixo adequados, procurar produzir sem gerar lixo etc.
(   ) Corresponde ao entendimento de que é indispensável que em uma empresa haja preocupação com a saúde em todos os níveis físico, mental e emocional. Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias, portanto é preciso ter plena consciência dos aspectos que afetam a saúde e agir sobre eles.
(   ) Consiste em praticar os “S” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento, porquanto significa a busca do autodesenvolvimento. Na pratica é: criar procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos e, em caso de não cumprimento, descobrir a causa e atuar.
Nota: 20.0
	
	A
	1; 2; 3; 4; 5
Você acertou!
Segundo Paranhos (2012), pg. 186. SEIRI: Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com os critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar década peça. SEITON: Corresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Um dos procedimentos realizados nesse “S” é: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho, padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como as informações. SEISOU: A prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. Um dos conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira, certificar-se da existência de cestos de lixo adequados, procurar produzir sem gerar lixo etc. SEIKETSU: Corresponde ao entendimento de que é indispensável que em uma empresa haja preocupação com a saúde em todos os níveis físico, mental e emocional. Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias, portanto é preciso ter plena consciência dos aspectos que afetam a saúde e agir sobre eles. SHITSUKE: Consiste me praticar os “S” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento, porquanto significa a busca do autodesenvolvimento. Na pratica é: criar procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos e, em caso de não cumprimento, descobrir a causa e atuar.
	
	B
	2; 3; 1; 4; 5
	
	C
	5; 4; 3; 2; 1
	
	D
	4; 5; 3; 2; 1

Outros materiais