Buscar

RELATO DE CASO2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
osni santos da conceição1
RELATO DE CASO: ANEMIA, TROMBOCITOPENIA E HIFAS CANINA
 
BARREIRAS - BA
2018
osni santos da conceição1
REBECA GONÇALVES COELHO2
ROMEU FIGUEIRA ASCENSO NOGUEIRA3
RELATO DE CASO: ANEMIA, TROMBOCITOPENIA E HIFAS CANINA
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Medicina Veterinária do 3° semestre da UNIRB – Faculdade Regional da Bahia. 
BARREIRAS - BA
 2018
RESUMO
Relatar o caso de um paciente da espécie canina, fêmea sem pedigree, Labrador retriever, animal magro, com rarefação pilosa disseminada, áreas de alopecias disseminadas pelo corpo, teve infestação de pulgas e carrapatos. Peso vivo cerca de 30 kg, TR=39,2 C; auscultação cardiopulmonar sem alterações, linfo adenopatia superficial nos cervicais, submandibulares e poplíteos reativos, esplenomegalia, ou seja, palpação, diagnosticado portador de anemia, trombocitopenia e hifas. A aquisição das informações para esse trabalho foi obtida através de entrevista com a dona do animal, analise e revisão da ficha clínica do paciente, exame para pesquisa de sarna e fungos, exame laboratorial de hemograma, utilização de copias da consulta e dos exames para diagnosticar as causas e sintomas do animal. 
Palavra – chave: anemia, trombocitopenia, hifas. 
ABSTRACT
To report the case of a patient of the canine species, female without a pedigree, Labrador retriever, thin animal, with disseminated hair thinning, areas of alopecia disseminated by the body, had infestation of fleas and ticks. Live weight about 30 kg, TR = 39.2 C; cardiopulmonary auscultation without alterations, superficial lymphadenopathy in the cervical, submandibular and popliteal reactive, splenomegaly, that is, palpation, diagnosed with anemia, thrombocytopenia and hyphae. The acquisition of the information for this work was obtained through an interview with the owner of the animal, analysis and revision of the patient's clinical file, examination for scabies and fungi, laboratory examination of the hemogram, use of copies of the consultation and examinations to diagnose the causes and symptoms of the animal.
Key - words: anemia, thrombocytopenia, hyphae.
__________________________________________________________________
1Acadêmico do curso de bacharelado em medicina veterinária faculdade regional brasileira UNIRB E-Mail: osnivicyas@hotmail.com
1 INTRODUÇÃO
A queixa principal da dona do animal era com a perda de peso excessivo, algumas falhas na pelagem, ou seja, dermatite, com suspeita de ser uma sarna contagiosa ou um outro tipo de doença. A perde do peso em animais se não é intencional pelo o próprio dono para controlar a dieta e melhorar a saúde, pode ser provocado por vários fatores graves, que vão além da simples comida, anorexia ou até mesmo lesões na boca, laringe ou esôfago, como também a vermes, hepatite, parasitas, diabetes, infecções intestinais. 
Queda da pelagem onde não deveria, espalhada pelo corpo, suspeita de dermatite, sendo ela um dos incômodos mais comuns entre os cães, causando-lhes grandes distúrbios com as alergias provocadas pelas picadas de pulgas, principalmente entre os cães de 01(um) a 03(três) anos de idade, nesse período o contagio é aproximadamente 70% dos caninos. 
Porém o risco maior seria uma possível sarna, uma das doenças dermatológicas mais difíceis de se tratar e muito persistente por ser parasitária, sendo causada por várias espécies de ácaros e um desses parasitas poderia ser o Sarcoptes scabiei do gênero Demodex canis, também conhecida por demodicose ou sarna negra que afetam principalmente às camadas mais profundas da pele, ocasionado uma proliferação rapidíssima, provocando vários sintomas e danos aos cães, sendo esse tipo de sarna sarcóptica é uma zoonose que acomete os caninos e entre outros animais. 
2 DESENVOLVIMENTO
Este trabalho foi fundamentado em um relato de caso de uma cadela de nome Mel, tendo o seu desenvolvimento da seguinte forma: Objetivo, Método, Relato de Caso, Exame físico, Exames subsidiários, Diagnóstico e Avaliação do grupo.
2.1 OBJETIVO
 
Relatar o caso de um paciente, animal da espécie canina, fêmea sem pedigree, Labrador retriever, diagnosticada portadora com anemia, trombocitopenia e hifas.
2.2 MÉTODO
 A aquisição das informações para esse trabalho foi obtida através de entrevista com a dona do animal, analise e revisão da ficha clínica do paciente, exame para pesquisa de sarna e fungos, exame laboratorial de hemograma, copias da consulta e dos exames para diagnosticar as causas dos sintomas.
2.3 RELATO DO CASO
No dia 22/09/2018 uma senhora procurou a clínica veterinária São Francisco com o seu animal de nome Mel, da espécie canina, fêmea, peso vivo aproximado de 30 kg, TR=39,2 c, sem pedigree, Labrador retriever, a queixa principal da dona do animal era com a perda de peso excessivo, algumas falhas na pelagem, ou seja, dermatite, com suspeita de ser uma sarna contagiosa ou um outro tipo de doença, haja vista, ela já teria vendo do Centro de Controle a Zoonose de Barreiras (CCZ), onde foi realizado a sorologia que é a imunocromatografia para Leishmaniose Visceral canina, porém o resultado foi negativo.
De acordo o relato da dona, quadro visível do animal que era magro, com rarefação pilosa disseminada, áreas de alopecias disseminadas pelo corpo, teve infestação de carrapatos, auscultação cardiopulmonar sem alterações, linfo adenopatia superficiais cervicais, submandibulares e poplíteos reativos, esplenomegalia (palpação), mais a sorologia trazida, a veterinária da clínica solicitou os seguintes exames: Hemograma completo e pesquisa de sarna e fungos. 
Os referidos exames solicitados da pesquisa de sarna e fungos foi feito, recolhendo o material por raspado cutâneo e foi realizado pelo método microscopia direta, realizado na própria clínica, nos resultados da pesquisa foram encontradas amostras negativas para ácaros e positivo para hifas, no Hemograma, este realizado pelo Centro de Diagnostico Veterinário Animal lab, exame realizado com uma porção do sangue do paciente, foi detectada anemia e trombocitopenia.
Com as avaliações clinicas, diagnósticos e os resultados dos exames, o médico veterinário da clínica poderá identificar e conhecer as causas que levaram a Mel a adoecer, medicamentos, as indicações para a não evolução dos sintomas, técnicas utilizadas para beneficiar ao tratamento com o objetivo de melhor e sanar o quadro de saúde do seu paciente.
2.4 EXAME FÍSICO
Animal magro, com rarefação pilosa disseminada, áreas de alopecias disseminadas pelo corpo, teve infestação de carrapatos, peso vivo: cerca de 30 kg, TR=39,2 C; auscultação cardiopulmonar sem alterações, linfo adenopatia superficial (cervicais, submandibulares e poplíteos reativos), esplenomegalia (palpação).
2.5 EXAMES SUBSIDIÁRIOS
Logo após a consulta previa do animal, foram solicitados dois (02) exames para esclarecer os sintomas e diagnosticar problema da cadela Mel, o primeiro (1º) foi o de pesquisa de sarna e fungos feito por meio do raspado cutâneo e o segundo (2°) foi o hemograma completo. 
Exame 01 – Pesquisa de Sarna e Fungos feito por meio do raspado cutâneo.
	 Página 1 de 1
 Outros
CLINICA VETERINARIA SÃO FRANCISCO
Exame 	PESQUISA DE SARNA E FUNGOS
Proprietário Animal
Rebeca Gonçalves Mel
Espécie Raça	 Alergias
CANINA Labrador retriever 
	 
 Telefone
 Observação
 EXAME SOLICITADO: PESQUISA DE SARNA E FUNGOS
 
 MATERIAL: RASPDO CUTANEO
 
 METODO: MICROSCOPIA DIRETA
 
 ACHADOS:
PESQUISA DE SARNA: AMOSTRA NEGATIVA; 
 PESQUISA DE FUNGOS: POSITIVO (HIFAS
 Dt Nasc. (Animal)
 CCI Sexo	 Pedigree
 Fêmea Não
 Data de Registro	: 22/09/2018
Natália Menezes
Médica Veterinária CRMV BA 2352
17/11/2018
 
Fonte: Clínica Veterinária São Francisco
Nesse primeiro exame solicitado e posteriormente realizado pela clínica veterinária São Francisco, foram diagnosticadas as amostras negativas para sarnas e positiva para hifas, como vimos no resultado do exame a cima.
Exame 02 – Hemograma completo solicitado pela clínica São Francisco.
	 
 Centro de Diagnóstico Veterinário
	 Rua Alberto Coimbra 662 - BARREIRAS-BA - CLIMEV - SALA - LABORATÓRIO - animallab2009@gmail.com - (77) 3611-3850 - Ramal 26
	HEMOGRAMA
	Protocolo: 16703 Requisitante: Natalia Jesus de Menezes
	16703
		Requisitante:	Natalia Jesus de Menezes
	Animal: Mel Raça: N.I Espécie: Canino Sexo: F
	
	
	Proprietário: Rebeca Gonçalves Idade: N.I
	Rebeca
		Idade:	N.I
	
Data: 18/09/18 Material: Sangue EDTA
 Proces. Automatizado – HEMATOCLIM Data de emissão:19/09/2018
Método: Vet
	18/09/18
Automatizado - HEMATOCLIM 2.8 VET
		Material:	Sangue EDTA
	Data de emissão:	19/09/2018
	Leucograma: 	____V. de Referência
	
	
	WBC Leucócitos Totais _____________ 7,8 -------------------------------- 6,0 ---17 mm³ x 10 
LYM % N. Relativo de Linfócitos ____________________ 24,0 ----------------------------------------- 12 - 30 %
MID % - N. Relativo de Monócitos _____________________3,0 --------------------------------------------- 3 - 10 %
GRAN % - N. Relativo de Granulócitos___________________73,0 ----------------------------------------- 60 - 80 %
 LYM - N. Absoluto de Linfocitos_____________________1,9 ----------------------------------------- 1,0 - 4,8 mm³ x 10 
MID – N. Absoluto de Monócitos____________________0,2 ----------------------------------------- 0,15 - 1,35 mm³ x 10
GRAN N. Absoluto de Granulócitos__________________5,7 ----------------------------------------- 3,0 - 11,5 mm³ x 10 
BASO - N. Relativo de Basófilo______________________ 0,0 ----------------------------------------- 0 %
EOS - N. Relativo de Eosinófilo____________________ 5,0 ----------------------------------------- 2,0 - 10 % 
SEG - N. Relativo de Segmentados_________________68,0 ----------------------------------------- 60 - 77 %
BAS - N. Relativo de Bastonetes___________________ 0,0 ----------------------------------------- 0 - 3 %
 
 
Eritrograma ____________ ____V. de Referência
RBC - Eritrócitos Totais________________5,63 _________ 5,50 - 8,50 x 10¹² cels/ 
HGB - Hemoglobina---------------------------------------------------- 12,50 ------------------ 12,0 – 18,0 L g/dl 
HCT – Hematócrito------------------------------------------------------37,70 --------------------- 37 – 55 % 
MCV - Volume Corpuscular Médio------------------------------------- 66,96 --------------------- 60 - 77 fL
MCH- Hemoglobina Corpuscular Média-----------Concent. -----------------22,20 ---------------------- 20 – 25 pg
MCHC- Corpus. Média de Hemoglobina. ---- Distribuição de ----------33,16 ------------------ 32 - 36 g/dl
RDW_CV - Hemácias-------------------------------------------------13,40 ------------------ 11,0 – 15,5 %
______________________________________________________________________________________
Plaquestas_____________________________________________________________________________ PLT - Plaquetas Totais---------------------------- 113 -------------------------- 166 – 575 x 10⁹ cels/ L
MPV - Volume Plaquetário Médio	----------------------------- 8,8 ---------------------------- 7,0 – 12 fL
PDW - Amplitude de Distribuição de Plaqueta -------------------- 17,5 --------------------------------- 0 fL 
PCT – Plaquetócrito ----------------------------------------- 0,09 ---------------------------------- 0 % 
Morfologia: ------------------------------ -------------------------- ---------------------- 
Hemopazitas: -------------------------- ------------------------- ------------------------- 
Barreiras – BA, 19/09/ 2018; hora: 08: 07 OBS: - André Carloto Vielmo
 CRMV-BA 2356
	 
	
	
Fonte: Animal lab - Centro de Diagnóstico Veterinária
No segundo (2º) exame que foi o hemograma completo, solicitado pela clínica veterinária São Francisco, a clínica utilizou o protocolo padrão para esse tipo de exame, fazendo recolhimento do sangue do paciente em quantidade suficiente para realização do mesmo, após os procedimentos o material recolhido foi encaminhado para o laboratório Animal lab para análise. De acordo o referido exame expresso logo acima, o paciente apresenta anemia e trombocitopenia que são as baixas quantidades dos números de plaquetas no sangue.
2.6 DIAGNÓSTICO
Depois dos exames de raspado e hemograma realizados, ficou evidente as causas e os sintomas da cadela Mel, sendo eles a anemia e trombocitopenia, hifas, como mostra a ficha clínica logo abaixo:
Ficha clínica da paciente Mel, espécie canina, raça Labrador retriever.
	
 Ficha Clínica Página 1 de 1
 17/11/2018
CLINICA VETERINARIA SÃO FRANCISCO
Cliente	Telefone
Rebeca Gonçalves Endereço
Animal	Dt Nascimento
Mel
Espécie	 Raça Alergias
CANINA	Labrador retriever
Ficha - Data	Veterinário
20/09/2018	NATALIA JESUS DE MENEZES DA SILVA
Anamnese - Tratamento
Queixa principal: perda de peso, dermatite. Acabou de fazer sorologia (imunocromatografia para Leishmaniose Visceral canina no CCZ, resultado negativo)
 
Achados: Animal magro, com rarefação pilosa disseminada, áreas de alopecias disseminadas pelo corpo, teve infestação de carrapatos, peso vivo: cerca de 30 kg, TR=39,2 C; auscultação cardiopulmonar sem alterações, linfoadenopatia superficial (cervicais, submandibulares e poplíteos reativos), esplenomegalia (palpação). Exame solicitados: Hemograma completo e pesquisa de sarna e fungos.
 
Hemograma:
anemia e trombocitopenia, raspado: negativo para ácaros e positivos para hifas.
 
 
Receituário
Uso oral: 
Doxitec 200 mg ou similares:
Dar 1 comprimido, de 12 em 12 horas, durante 21 dias.
 
Silimarina 200 mg:
 Dar 1 comprimido, 1 x dia, durante 21 dias.
 
Uso tópico: 
1. Cetoconazol shampoo
Dar banho no animal de 4 em 4 dias, esfregando o produto por 10 minutos, durante 30 dias.
Peso	Diagnóstico	Retorno
Natália Menezes
Médica Veterinária CRMV BA 2352
17/11/2018
Barreiras-BA, 17/11/2018
Fonte: Clínica Veterinária São Francisco
Logo acima na ficha clínica da paciente a medica veterinária fez o relato dos achados correspondentes aos exames realizados prescreveu o tratamento de duas maneiras para sanar os problemas do animal, de forma a ser rigorosamente seguido como costa no receituário que diz: Uso oral, ou seja, a ingestão de remédios controlados temporariamente, e por sua vez, o uso tópico que é o meio higiênico do animal, como banhos com shampoo prescrito pela veterinária, limpeza de ambientes de usados diário, entre outros.
2.7 AVALIAÇÃO DO GRUPO
As disciplinas de Parasitologia, Microbiologia e Anatomia contribuíram de forma valiosíssima para o desenvolvimento pessoal, cientifico, educacional, intelectual e didático para cada componente do grupo, motivando e enriquecendo o ambiente de aprendizado, permitindo uma melhor concepção, criando e proporcionando aos acadêmicos, argumentações através da troca de ideias coletivas e que pudemos tirar nossas dúvidas e curiosidades sobre o tema proposto para o desenvolvimento do trabalho. 
De forma que, na disciplina de Parasitologia fizemos pesquisas sobre diversas espécies de parasitas em especial para os carrapatos, como vimos eles foram encontrados no corpo da cadela Mel, assim nas pesquisas ficamos sabemos que existem mais de 800 tipos de carrapatos, mas apenas 04(quatro) destes são encontrados no Brasil que são: o Boophilus microplus o carrapato do boi, Amblyomma cajennense o carrapato-de-cavalo ou carrapato estrela, Argas miniatus o carrapato-de-galinha e o Rhipicephaus sanguineus o carrapato-vermelho-do-cão e que eles provocam desconfortos com suas picadas, consome o sangue do hospedeiro diminuído o seu volume, transmissão de infecções provocadas por microrganismos, protozoários, além de paralisias.
A disciplina de Microbiologia teve uma imensa importância para o desenvolvimento desse trabalho por que as primeiras pesquisas foram direcionadas aos fungos para podermos compreender o que eram as hifas. Nessas pesquisas podemos perceber a diferença entre hifas e os fungos, que elas são partes deles, seus formatos, que bastantes diversificadas, suas características, podendo se apresentar de maneira simples ou com ramos, tem várias células, que nos fungos os micélios que formam as células cíclicas alongadas e filamentosa, elas contêm vários núcleos ou septos. Com os esclarecimentos das informações adquiridas nas buscas sobres as hifas, podemos entender o porquê do exame de raspado feito deu amostrar positivo para hifas, mas não especificou qual o formato delas e nem de qual fungos eram provenientes.
Na disciplina de Anatomia estudamos as estruturas e as mudanças corporais dos cães, relativo ao emagrecimento ou obesidade uma vez que o paciente estava com mudança anatômica, formação do sangue com aprofundamento nos compostos plasmáticos, as hemácias e os leucócitos, as substancias, proteínas, células e seus fragmentos, ou seja, as plaquetas, estudamos o controle de vários genes distribuídos em diferentes cromossomos que codificam substâncias que atuam na maioria das vias metabólicas responsáveis por fazerem a manutenção do organismo, a oxigenação transportada pelos glóbulos vermelhos. A pesquisa feita pelo o grupo foi de grande valia para a compreensão e entendimento do hemograma completo fornecido pelo laboratório. 
9 CONCLUSÃO 
O relato deste caso levantou várias discussões sobre a anemia e trombocitopenia, além das hifas. Que a anemia e trombocitopenia podem ser provocadas por carrapatos que são parasitas capazes de provocar grandes complicações devido a sua alimentação ser do sangue dos hospedeiros. As variações e diversificações de hifas, que elas são células longas e podem ser simples ou ramificadas, localizadas nos fungos filamentosos. 
REFERÊNCIAS
CENTRO DE DIAGNÓSTICO VETERINÁRIO – ANIMAL LAB. Hemograma Completo. Barreiras: Bahia, 2018
CLINICA VETERNÁRIA SÃO FRANSCICO. Pesquisa para sarna e fungo. Barreiras: Bahia, 2018.
CLINICA VETERNÁRIA SÃO FRANSCICO. Ficha Clínica. Barreiras: Bahia, 2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais