Buscar

A DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO RESUMIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Direito Público e Direito Privado: Essa é a maior e mais antiga divisão do Direito Positivo, peculiar aos sistemas jurídicos de tradição romano-germânica. 
*Para o liberalismo, o fundamental e mais importante é o Direito Privado, enquanto que o Direito Público é uma forma de proteção ao Direito Privado, especialmente ao Direito de propriedade. 
*O socialismo, ao contrário, reivindica uma progressiva publicização, admitindo a permanência de uma reduzida parcela de relações sociais sob o domínio do Direito Privado possível ainda de interferência do Estado, desde que reclamada pelos interesses sociais. 
*Para Hans Kelsen, todo Direito é público, não só em relação à sua origem, mas também quanto à validez. 
*Jellinek, limitou-se também a declarar a dependência do Direito Privado ao Direito Público: “O Direito Privado só é possível porque existe o Direito Público”.
 *Teoria dos Interesses em Jogo - Direito Público é o que se liga ao interesse do Estado romano; Privado, o que corresponde à utilidade dos particulares. 
*Teoria do Fim- Segundo a concepção dos estudiosos Savigny e Stahl, quando o Direito tem o Estado como fim e os indivíduos ocupam lugar secundário, caracteriza-se o Direito Público. Se, ao contrário, as normas jurídicas têm por fim o indivíduo, e o Estado figura apenas como meio, o Direito será Privado.
*Teoria do Titular da Ação - Desenvolvida pelo jurista Thon, esta concepção toma por referência a tutela jurídica, para a hipótese de violação das normas. Se a iniciativa da ação compete aos órgãos do Estado, o Direito é Público; ao contrário, se a movimentação judicial for da competência dos particulares, o Direito é Privado. Essa teoria se revela falha, de vez que há normas de Direito Público que, sendo violadas, impõem uma espera aos órgãos judiciais, que ficam na dependência da iniciativa privada.
 
*Teoria das Normas Distributivas e Adaptativas - Baseando-se em Zitovich, o jurista
Korkounov, o Direito é uma faculdade de se servir de algum bem. A utilização dos objetos se faz por distribuição ou por adaptação. Os bens que não podem ser distribuídos, por exemplo, um rio navegável, impõem o seu aproveitamento mediante processos adaptativos. Segundo o autor russo, o Direito Privado tem por objeto a distribuição e o Direito Público, a adaptação. 
*Teoria da Natureza da Relação Jurídica- é atualmente a teoria mais em uso. Segundo esta concepção, quando a relação jurídica for de coordenação, isto é, quando o vínculo se der entre particulares num mesmo plano de igualdade, a norma reguladora será de Direito Privado. Quando o poder público participa da relação jurídica, investido de seu imperium, impondo a sua vontade, a relação jurídica será de subordinação e, em consequência, a norma disciplinadora será de Direito Público.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes