Buscar

AS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO ESTADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO ESTADO
Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Ester Fernanda
Matheus Ferraz
Mauro Paris
Definição
“ O Estado é uma organização burocrática ou aparelho que se diferencia essencialmente das demais organizações porque é a única que dispõe de poder extroverso – de um poder político que ultrapassa os seus próprios limites organizacionais.”
Estado: do grego pólis (cidade-Estado). Advém política - Ciência de governar a cidade.
Para os romanos (Latim) Civitas ou Res publica, STATUS = situação, condição - STATUS QUO.
ELEMENTOS DO ESTADO
População: define-se como um conjunto de pessoas adscritas a um determinado espaço, num dado tempo.
Território: O território é a base física, o âmbito geográfico da nação, onde ocorre a validade da sua origem jurídica. 
 Governo: Positivamente, é o conjunto das funções necessárias à manutenção da ordem jurídica e da administração pública. 
	A partir de homens como Jean Bodin e Maquiavel, a palavra Estado designou uma certa estruturação do poder político correspondente ao movimento de uma racionalização, movimento esse que se iniciou nas grandes nações da Europa ocidental e que tendo depois sorrido o mundo, ainda não terminou.
5
origem
Nem sempre o Estado, do modo que conhecemos hoje, existiu. Foi apenas no início da Idade Moderna (séc.XVI-XVII) que ele tornou-se uma realidade. França, Inglaterra, Espanha e Portugal foram os pioneiros.
REFORMAS DO ESTADO
Até o início da crise econômica mundial dos anos 30, prevaleceu nos principais países do mundo um modelo de Estado que era caracterizado por possuir um aparelhamento institucional pequeno e por pouco intervir nas atividades econômicas.
- Smith
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) passou-se a aceitar a necessidade de uma intervenção maior do Estados nacionais na economia.
Keynes
Tanto o modelo denominado Estado do bem estar social dos países capitalistas desenvolvidos quanto o modelo socialista no Leste Europeu e o modelo desenvolvimentista, sustentado em regimes militares na América Latina, embora com regimes políticos diferentes, caracterizavam-se pelas fortes participação e intervenção dos seus governos nas respectivas economias.
A crise iniciada nos anos 70 foi considerada, então, uma crise de Estado. 
Houveram reformas que foram chamadas de reformas de primeira geração. Elas passaram a perseguir as características do antigo modelo liberal.
Nas reformas de segunda geração ficou evidente que o caminho não estava na redução do tamanho do Estado, mas na sua reconstrução para exercer novas e estratégicas funções.
FORMAS DE ESTADO
ESTADOS PERFEITOS: É aquele que reúne os três elementos constitutivos - população, território e governo - cada um na sua integridade. O elemento governo, entende-se como poder soberano irrestrito. É característica do Estado perfeito, sobretudo, a plena personalidade jurídica de direito internacional.
ESTADOS IMPERFEITOS: É aquele que embora possuindo os três elementos constitutivo, sofre restrição em qualquer deles. Essa restrição se verifica, com maior freqüência, sobre o elemento governo. Não é soberano, pois mantém-se sob influência tutelar de uma potência estrangeira. 
ESTADOS SIMPLES E COMPOSTOS
ESTADO SIMPLES: Estado simples é aquele que corresponde a um grupo populacional homogêneo, com o seu território tradicional e seu poder público constituído por uma expressão que é o governo nacional. Exemplo: França, Portugal, Itália, Peru, etc.
ESTADO COMPOSTO: é uma união de dois ou mais Estados, apresentando duas esferas distintas de poder governamental, e obedecendo a um regime jurídico especial, variável em cada caso, sempre com a predominância do governo da união como sujeito de direito público internacional. Ex. A Rússia, A Espanha, O Império Britânico é uma forma de Estado sui generis que desafia qualquer classificação. O Império Britânico não é confederação, nem federação, nem união pessoal ou real.   
Estado Unitário: É aquele que apresenta uma organização política singular, com um governo único de plena jurisdição nacional, sem divisões internas que não sejam simplesmente de ordem administrativa. O Estado unitário é o tipo normal, o Estado padrão. São Estados Unitários: França, Portugal, Bélgica, Holanda, Uruguai, Panamá e Perú.
Estado Federal: É aquele que se divide em províncias politicamente autônomas, possuindo duas fontes paralelas de direito público, uma nacional e outra provincial. São Estados Federais: Brasil, Estados Unidos da América do Norte, México, Argentina e Venezuela. O que caracteriza o Estado Federal é justamente o fato de, sobre o mesmo território e sobre as mesmas pessoas, se exercer, harmônica e simultaneamente, a ação pública de dois governos distintos: o federal e o estadual.
FORMAS DE GOVERNO: MONARQUIA E REPÚBLICAS
MONARQUIA: É aquele que concentra todos os poderes num só órgão. Tem suas raízes nas monarquias de direito divino. 
CARACTERÍSTICAS:
a)   hereditariedade;
b) ilimitabilidade do poder e indivisibilidade das supremas funções de mando;
c)   irresponsabilidade legal, inviolabilidade corporal e sua dignidade.
REPÚBLICA
É o governo temporário e eletivo. Pode ser aristocrática ou democrática. 
República Aristocrática: É o governo de uma classe privilegiada por direitos de nascimento ou de conquista. É o governo dos melhores. Pode ser direta ou indireta.
República Democrática: É aquela em que todo poder emana do povo. Pode ser direta, indireta ou semidireta. 
DEMOCRACIA
DIRETA: governa a totalidade dos cidadãos, deliberando em assembléias populares.
INDIRETA: Na indireta, ou Representativa, o poder público se concentra nas mãos de magistrados eletivos, com investidura temporária e atribuições predeterminadas.
SEMI-DIRETA: A semidireta, ou mista, consiste em restringir o poder da assembléia representativa, reservando-se ao pronunciamento direto da assembléia geral dos cidadãos os assuntos de maior importância.   
ESTADO E NAÇÃO
Nação: É o conjunto homogêneo de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de sangue, idioma, religião, cultura e ideais - ou um grupo de indivíduos que se sentem unidos pela origem comum, pelos interesses comuns e, principalmente, por ideais e aspirações comuns.
Exemplos de Nação: os ciganos, os árabes 
Estado: “o Estado é a Nação politicamente organizada” Queiroz Lima 
Nação é uma realidade sociológica, enquanto Estado é uma realidade jurídica. 
EXEMPLO: A Alemanha era uma nação com dois Estados até 1989, por conta da guerra fria.
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais