Buscar

LIBERALISMO ECONOMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIBERALISMO 
ECONÔMICO
 
O liberalismo, também conhecido como Escola Econômica Clássica, é herdeiro do pensamento iluminista do século XVIII e expressa o ponto de vista da burguesia, defendendo o capitalismo. Nascido na Inglaterra, tem como fundador o economista Adam Smith ("A Riqueza das Nações", 1776). Suas principais ideias são:
- Não-intervenção do Estado nos assuntos econômicos, dada a existência de leis naturais e imutáveis que regem a economia;
- individualismo econômico, quando a prosperidade de uma pessoa implica a construção do bem-estar da sociedade;
- liberdade econômica: "laissez-faire", "laissez-passer", com condenação aos entraves mercantilistas ao livre comércio;
- liberdade de contrato, sobretudo nas relações de trabalho;
- livre-concorrência e livre cambismo, com eliminação de todo o tipo de protecionismo que dificulta o aumento da produtividade e a melhoria técnica, beneficiando os consumidores.
Os principais representantes do liberalismo são:
 • Adam Smith, autor da obra "A Riqueza das Nações" (1776). Acreditava que a divisão do trabalho era o elemento essencial para o crescimento da produção e do mercado, e sua aplicação eficaz dependia da livre concorrência, que forçaria o empresário a ampliar a produção, buscando novas técnicas, aumentando a qualidade do produto e baixando ao máximo os custos de produção. O natural decréscimo do preço final favoreceria a lei da oferta e da procura, determinando o sucesso econômico. Ainda defendia a não-intervenção do Estado nos assuntos econômicos, o qual deveria apenas harmonizar interesses individuais com vistas ao bem-estar coletivo.
 
• Thomas Malthus, que, em seu livro "Ensaio sobre a População", também se mostrava contrário à intervenção estatal na economia; seu pessimismo em relação ao futuro da humanidade ficava explícito na teoria de que a população tende a crescer em progressão geométrica, enquanto os recursos naturais, em progressão aritmética; segundo Malthus, a pobreza e o sofrimento deviam ser encarados com naturalidade nesse quadro, bem como guerras e epidemias serviriam para equilibrar temporariamente a produção e a população. Malthus ainda defendia o controle da natalidade e da assistência social, com vistas a reduzir a miséria.
 
 • David Ricardo, que, no livro "Princípios da Economia Política e Tributação", desenvolveu a teoria do valor do trabalho e defendeu a lei férrea dos salários, segundo a qual o preço da força de trabalho seria sempre equivalente ao mínimo necessário à sobrevivência do trabalhador, garantindo elevados lucros para os empresários.

Outros materiais