Buscar

5º sem. pesquisa de mercado individual

Prévia do material em texto

�
SUMARIO
1 Introdução................................................................................................................4
2 Desenvolvimento.....................................................................................................5
 Considerando que o investimento é muito alto para que seja possível abri uma franquia da empresa, que tipo de informações seria necessário para que o investidor pudesse decidir ou não pela franquia?................................................5
 Como o investidor poderá obter informações no contexto da experimentação de mercado que o levaria a entender como e onde abrir uma loja da franquia e se deveria ou não assim fazer?................................................................................5
 Considerando o modelo norte americano de negócios e o comportamento do consumidor brasileiro, quais seriam as condições necessárias para adaptar o estilo da loja aos interesses do mercado brasileiro?............................................6 
 De que maneira a estratégia de divulgação da loja poderia ser realizada se o negocio não seguisse o modelo até o momento adotado e retratado no texto?..6
 Sob a perspectiva de negociação com os consumidores, como propor um produto ao qual estes não estariam acostumados?..............................................7
 Considerando que o processo de estratégia de mercado de uma loja da franquia exija um esforço de marketing direto, quais aspectos do campo na negociação podem ser aplicados? ..........................................................................................7
3 Conclusão...............................................................................................................9
Referencias..............................................................................................................10
.
INTRODUÇÃO
Este portfólio será realizado com a Franquia de Cookies Mr. Cheney, uma loja de cookies e outras guloseimas tipicamente americanas, a qual inaugura sua primeira fabrica. Sendo assim o objetivo deste trabalho será mostrar quais os tipos de informações são necessárias para que o investidor decida abrir uma franquia ou não, será mostrada também as informações no contexto da experimentação de mercado de como e onde abrir uma loja da determinada franquia. 
Utilizando o modelo norte americano de negócios e o comportamento do consumidor brasileiro será abordada as condições necessárias para adaptar a franquia Mr. Cheney ao publico brasileiro e ainda neste contexto haverá a necessidade de ser inserida uma estratégia de divulgação caso a loja não seguisse nenhum modelo de propaganda, e sob negociação com os consumidores como chamar a atenção dos mesmos para um produto ao qual não estão acostumado e por fim será mostrado quais os aspectos do campo da negociação que pode ser aplicado ao processo de estratégia de mercado em relação ao marketing direto.
Para a elaboração deste trabalho se fez necessário o uso de buscas constantes de informações sobre franquias e também foi feita uma investigação em fontes distintas para obter informações sobre a franquia Mr. Cheney, a qual será exposta no trabalho a seguir, já que é uma marca nova e esta em aceitação no mercado onde a mesma esta inserida e ainda não é completamente conhecida em todos os estados brasileiros, foi feito inclusive buscas por sua historia e seus objetivos. 
Desenvolvimento
Considerando que o investimento é muito alto para que seja possível abri uma franquia da empresa, que tipo de informações seria necessário para que o investidor pudesse decidir ou não pela franquia?
Primeiro passo é buscar mais informações na COF (Circular de Ofertas de Franquias), pois é nessa circular que tudo começa, ela é uma lei que é mais como as “regras do jogo” (Lei nº 8.955, de 15 de Dezembro de 1.994), e em especifico no Art. 3º diz o seguinte” Sempre que o franqueador tiver interesse na implantação de sistema de franquia empresarial, deverá fornecer ao interessado em tornar-se franqueado uma circular de oferta de franquia, por escrito e em linguagem clara e acessível” e contendo obrigatoriamente as informações ao franqueado. E baseando nessa Lei é necessário buscar o Maximo de informações sobre determinada franquia para não acabar no prejuízo.
O empresário deve fazer pesquisas também em sites, cartilhas e outras fontes distintas na intenção de buscar por mais informações e para garantir que o negócio será um bom investimento com uma boa margem de lucro, pois “nada é fácil e simples como aparenta”. 
Se faz necessário verificar a localização da franquia, pois tem haver com o retorno do investimento padrão e dependendo da localização a lucratividade será baixa. O empresário devera saber se os seus objetivos pessoais e profissionais se encaixam na empresa, caso contrário acabará fracassando no investimento.
Como o investidor poderá obter informações no contexto da experimentação de mercado que o levaria a entender como e onde abrir uma loja da franquia e se deveria ou não assim fazer?
Pode se obter informações concretas e lógicas sobre a determinada franquia deve ser feita através de sites relacionado a loja para melhor entrosamento do empresário com a marca, e com uma boa pesquisa de mercado, para saber exatamente onde deve ser implantada a mesma e qual será a aceitação do publico alvo, evitando assim o desperdício de tem e dinheiro, garantindo que o investimento será rentável.
Existem feiras no setor de franquias que já é especializada em atrair e orientar novos franqueados a investirem no negócio certo de acordo com seu tipo de personalidade e conhecimento na área. Já é fato que os clientes procuram as franquias especificas tem conhecimento no ramo à um certo tempo. 
Considerando o modelo norte americano de negócios e o comportamento do consumidor brasileiro, quais seriam as condições necessárias para adaptar o estilo da loja aos interesses do mercado brasileiro? 
Tendo analisado a economia dos norte americano, tem se a conclusão por serem um país de primeiro mundo a maioria da sua população tem condições financeiras para pagar por produtos supérfluos ou seja que não tem realmente necessidade de estar sendo consumido, já O consumidor brasileiro demonstra sua preocupação em economizar na hora das compras.  Em média, 83% da população brasileira das principais capitais e regiões metropolitanas do País procuram por ofertas e descontos no momento de consumir.  O percentual é o mesmo independente da classe econômica analisada. 
Baseando-se nisso as principais adaptações a serem feitas pela loja para adaptar ao estilo brasileiro sendo que o publico a ser atingido envolve várias classes sociais; são apelo visual, pois as empresas devem manter a tendência de recorrer ao componente estético para atrair novos clientes, preço acessível, descontos e ofertas pois buscam sempre os melhores produtos a preços baixos fazendo com que o consumidor se sinta satisfeito ao adquirir ou mesmo consumir o produto a ser vendido pela franquia, a mesma pode oferecer condições e formas de pagamentos que chamem a atenção 
das classes menos favorecidas.
De que maneira a estratégia de divulgação da loja poderia ser realizada se o negocio não seguisse o modelo até o momento adotado e retratado no texto?
Com o foco sempre em inovação, criar se torna essencial por isso para atrair, a atenção dos clientes com mais clareza, transparência e trabalhos elaborados, seria necessário a criação do website da marca para que possam ser demonstrados os produtos fabricados, os quais fazem sucesso em vários países, mas ainda não é popular no Brasil, sendo então necessária uma boa estratégia para alcançar clientes. Manter uma boa comunicação através de propagandas em tv’s e rádios para mostrar o conteúdo e a embalagem de forma que “seduza” o consumidor, fazendo com que os mesmos procurem pelos produtos e também elaborar uma boa arte para as embalagens e rótulos a qual tornem os produtosbem vistosos diante dos clientes e utilizar uma boa comunicação com o publico a ser atingido para que vejam a qualidade dos produtos ofertados, fazendo se necessário a panfletagem para alcançar os vários pontos sem acesso a propaganda direta ou indireta.
Sob a perspectiva de negociação com os consumidores, como propor um produto ao qual estes não estariam acostumados?
Aproveitaria o “embalo” de grandes eventos para oferecer os produtos através do método de degustação e em festas de casamentos e aniversários para apresentar a marca e os produtos mostrando mini biscoitos e lembrancinhas, com preços acessíveis para atrair e aumentar a clientela. Implementar um plano de fidelização de clientes, para atingir e satisfazer os consumidores da marca, aproveitando para introduzir promoções, lançamentos de novos produtos e diversos tipos de serviços que a marca venha oferecer, com exclusividade para seus clientes fieis a empresa ou aqueles que estão se fidelizando com a primeira compra.
Considerando que o processo de estratégia de mercado de uma loja da franquia exija um esforço de marketing direto, quais aspectos do campo na negociação podem ser aplicados? 
De acordo com Wanderley (1998), “a negociação competitiva pode ser definida como aquela em que o principal objetivo do negociador é obter vantagens em curto prazo de toda negociação que participa, aproveitando o máximo todas as oportunidades possíveis”, sendo assim baseando nessa citação “encaixamos” os seguintes aspectos que são essenciais a uma negociação;
Interesse – “motivos que sustentam as posições adotadas por um negociador, formados pelos desejos, preocupações, crenças conscientes, temores e aspirações”. O interesse então é o que as partes realmente desejam conseguir na negociação,e nesse caso é inserir os melhores produtos no mercado, para conquistar clientes e torná-los fieis a marca. 
Valores – são as razões, as crenças mais profundas e que, na maioria das vezes, não são negociáveis. Acredita em seus valores para gerir a empresa, pois consistem em comportamentos que determinam como ocorre a gestão de uma empresa e indo mais além alicerçada em valores como honestidade, responsabilidade social, integridade, inovação, sustentabilidade, transparência, inteligência, inspiração, flexibilidade, entre outros.
Posições – “soluções pré-concebidas para se obter um determinado resultado, defendidas em uma negociação, como dinheiro, prazos, condições e garantias.” A Posição no caso estudado é a forma usada para chegar a resultados feitos através do “Interesse” e que é colocado de forma rápida e visual sobre a mesa para chegar ao alvo almejado, gastando pouco e tendo garantia de boa lucratividade. 
conclusão
 Conclui- se que o trabalho, foi de bem diferente, pois o foco da franquia Mr. Cheney é a classe A e B, já que voltado pra “burguesia” é um negocio que terá um bom lucro, mas se fosse voltado à classe mais baixa o retorno seria bem melhor, já que essa classe ainda é maioria. Mas enfim foi de bom proveito, pois foi possível fazer pesquisa sobre franquia em geral, ao qual é um negocio que esta super em alta, então foi possível colher informações tais como; as informações necessárias para que o investidor decida ou não pela franquia, informações no contexto da experimentação de mercado que o levaria a entender como e onde abrir uma loja da franquia. Já falando sobre a Mr. Cheney um ponto importante deste trabalho foi quais seriam as condições necessárias para adaptar o estilo da loja aos interesses do mercado brasileiro, já que os brasileiros não são acostumados com essa guloseimas americanas, e para ser aceito é necessário que tenha produtos esteticamente perfeitos para serem comidos com os “olhos”, uma maneira de atrair clientes e ainda confeccionar uma boa estratégia de marketing para introduzir a marca Mr. Cheney no mercado e os aspectos do campo na negociação que foram aplicados nesse negocio. As fontes de pesquisa para a conclusão deste trabalho foi clara e de fácil entendimento principalmente por ter sido usado a Circular de Ofertas de Franquias, pois é nessa circular que tudo começa, ela é uma lei que é mais como as “regras do jogo” (Lei nº 8.955, de 15 de Dezembro de 1.994).
Referencias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Negocia%C3%A7%C3%A3o acesso em 18/10/ 2014, Wikipédia a enciclopédia livre, Negociação.
http://www.gestiopolis.com/canales8/ger/herramientas-para-la-negociacion.htm acesso em 18/10/2014, GestioPolis, As principais ferramentas envolvidas numa negociação.
http://www.significados.com.br/valores/ acesso em 19/10/2014, Significados.com, Significado de Valores.
http://revistapegn.globo.com/franquias/mr-cheney-cookies/ acesso em 19/10/2014, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Mr. Cheney Cookies.
http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2014/08/franquia-de-cookies-mr-cheney-inaugura-primeira-fabrica.html acesso 19/10/2014, Pequenas Empresas Grandes Negócios Franquia de cookies Mr. Cheney inaugura primeira fabrica.
Vilhena/RO
2014
carina silva santos
produção textual INDIVIDUAL 5º semestre
TEMA: Franquia de Cookies Mr. Cheney
Trabalho apresentado Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 5º Semestre.
Professores: Emilia Okayama, Marcos Roberto Marques, Henry Nonaka e Elisete Zampronio.
Vilhena/RO
2014
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
carina silva santos
produção textual individual – 5º SEMESTRE
TEMA: Franquia de Cookies Mr. Cheney

Continue navegando