Buscar

Avaliação Final (Objetiva) Antropologia Geral e da Religião (TEO60)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Disciplina:
	Antropologia Geral e da Religião (TEO60)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX (Cod.:425919) (peso.:3,00)
	Prova:
	9140272
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Cristãos, islâmicos e judeus de forma geral acreditam na ressurreição após a morte. Os espíritas acreditam na reencarnação, em outras palavras, o espírito retorna à vida material através de um novo corpo humano para que assim dê continuidade ao processo de evolução. Algumas doutrinas acreditam que o indivíduo pode renascer no corpo de algum animal ou vegetal. De forma diferente, nas diversas religiões se acredita em algo que acontece com o ser humano após a morte, o que é comum entre eles é a maneira de encarar a morte como uma passagem ou viagem de um mundo para o outro. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para o catolicismo, a vida após a morte tem como base a crença de um céu, de um inferno e de um purgatório.
	 b)
	O espiritismo defende a continuação da vida após a morte, e crê que Deus é o criador de homens bons ou maus.
	 c)
	Os evangélicos, diferentemente dos católicos, não acreditam no julgamento, na condenação.
	 d)
	O judaísmo não crê na sobrevivência da alma. É uma religião que permite várias interpretações sobre a vida após a morte.
	2.
	A Antropologia é um dos campos de estudo das ciências sociais com a política e a sociologia. Ela se ocupa do estudo dos diferentes grupos humanos e suas expressões culturais. De maneira geral, pode ser dividida em quatro grandes áreas de investigação. A partir destes pressupostos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Antropologia física.
II- Arqueologia.
III- Linguística.
IV- Antropologia cultural.
(    ) Trata do estudo das diferentes línguas, seja do ponto de vista de sua estrutura, de seu desenvolvimento histórico, de suas transformações e, especialmente, da sua influência sobre os padrões e as regras culturais de cada sociedade.
(    ) Ocupa-se do desenvolvimento dos seres humanos do ponto de vista de sua biologia, de seu processo evolutivo, da transformação da espécie, considerando informações de achados arqueológicos, como fósseis e outros vestígios humanos.
(    ) Seu objetivo principal é conhecer o comportamento humano por meio de suas experiências culturais, ou seja, investiga os motivos pelos quais os condicionamentos culturais agem sobre as pessoas que nela atuam.
(    ) Detém-se sobre a evolução histórica das sociedades humanas, com foco nas sociedades extintas, tendo por base a análise de utensílios, ferramentas e outros vestígios das civilizações pesquisadas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	II - III - IV - I.
	3.
	Um aspecto fundamental da cultura é seu caráter simbólico. Ela é transmitida pelo conjunto todo dos elementos sociais. No entanto, para estudar e compreender a fundo este conceito, podemos classificá-la em diferentes tipos de cultura. São elas: a cultura material, imaterial, real e ideal. A partir destes pressupostos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura material. 
II- Cultura imaterial.
III- Cultura real.
IV- Cultura ideal.
(    ) Refere-se à realização prática da cultura, as atividades cotidianas por meio de ações concretas.
(    ) Basicamente consiste em bens reais, materiais e tangíveis, construídos pelos seres humanos.
(    ) São os discursos produzidos e valorizados por pessoas de uma cultura, mas que não necessariamente são praticados.
(    ) Diz respeito aos elementos intangíveis da cultura, como a música, a dança, os hábitos e os valores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	II - IV - I - III.
	 c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	III - I - II - IV.
	4.
	Compreender e discutir a religião é muito importante e se faz necessário para compreender o funcionamento do ser humano no meio em que vive e em suas relações. A antropologia tem um importante papel diante deste tema. A disciplina não busca provar a existência ou não de um Deus, e sim compreender a maneira que o ser humano lida com o transcendente, com aquilo que ultrapassa o nível de compreensão a partir do mundo físico. Com base nesse pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre as teorias que foram surgindo com os estudos antropológicos estão as teorias psicológicas e teorias sociológicas.
II- As teorias psicológicas buscam explicar a religião a partir dos sentimentos. O ser humano busca segurança emocional para enfrentar o desconhecido.
III- As teorias sociológicas veem o fenômeno religioso como resultado do cumprimento do dever para a sociedade. 
IV- Nas sociedades em que a presença da religião é mais intensa, todo o funcionamento e a organização são influenciados pela razão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	5.
	A antropologia norte-americana foi fortemente influenciada pela antropologia cultural de Franz Boas, reconhecido antropólogo que realizou pesquisas com populações nativas das Américas. Essa influência foi repassada por várias gerações de antropólogos, sendo que, atualmente, na tradição norte-americana, convencionou-se dividir a antropologia em quatro áreas de investigação. São elas: a antropologia física ou biológica, a arqueologia, a linguística e a cultural. A partir destes pressupostos, analise as afirmativas a seguir:
I- A Antropologia Física compreende a evolução das sociedades humanas, levando em conta principalmente as sociedades extintas e sem escrita. 
II- A arqueologia refere-se ao estudo dos seres humanos e suas características evolutivas, levando em conta aspectos anatômicos e fisiológicos.
III- A linguística estuda as línguas humanas, suas diferentes expressões, sua história e especialmente os significados que conferem a cada cultura.
IV- A antropologia cultural refere-se à investigação e à descrição dos comportamentos humanos aprendidos em seu grupo de origem. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	6.
	A exogamia diz respeito à regra social que estabelece que os casamentos ocorram fora da família, ou seja, determina que os indivíduos se casem com pessoas de outros grupos familiares. Sobre a exogamia, analise as sentenças a seguir:
I- Existem dois tipos de exogamia: a simples e a restrita.
II- Quando ocorre a proibição do casamento para todos os membros genéticos da família, denominamos de exogamia simples.
III- A exogamia restrita determina que o casamento ocorra dentro da própria organização familiar.
IV- A exogamia quase não existe em países ocidentais, pois no ocidente é incentivado o casamento entre membros da própria família. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	Tratar do fenômeno religioso se faz necessário devido à grande influência que este tem na vida das pessoas, mesmo que indiretamente. Na busca por uma explicação ou respostas ao fenômeno religioso, estudado pelo campo da antropologia, foram surgindo algumas correntes ou teorias que contribuíram para tais estudos. Essas teorias podem ser apresentadas em duas categorias: as psicológicas e as sociológicas. Analise as afirmativas a seguir:
I- Teoria Sociológica trata da epistemologia e da análise lógica do pensamento.
II- Teoria
Psicológica está relacionada aos sentimentos, ao campo emotivo, o crente é envolvido por emoções diante do fato religioso.
III- Teoria Sociológica apresenta o fenômeno religioso como um fenômeno social e não psicológico.
IV- Teoria Psicológica acaba por reconhecer a religião primitiva não como algo ilógico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	8.
	Na concepção da antropologia, o casamento é um dos principais objetos de estudo na compreensão de uma cultura. Sabe-se, porém, que os casamentos não ocorrem todos da mesma maneira e nem possuem os mesmos objetivos. Em algumas culturas, os noivos não participam da escolha do(a) pretendente. Levando em conta os diferentes tipos de casamento, analise as afirmativas a seguir:
I- O preço por progênie ou riqueza da noiva refere-se a uma prática comum em muitas sociedades africanas, na qual a família do noivo presenteia a família da noiva. 
II- A prestação de serviço à família da noiva refere-se aos serviços realizados pelo noivo depois de roubar a noiva, com o objetivo de pagar por seu mal feito à família.
III- A adoção é uma estratégia de casamento na qual o homem obtém uma esposa, sendo adotado pela família dela, especialmente quando o sogro não possui filhos homens.
IV- O casamento por captura é uma estratégia do noivo para obrigar a noiva a desposá-lo. É uma das principais formas de casamento de todas as sociedades primitivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	9.
	O difusionismo foi uma escola de pensamento antropológico que predominou entre os anos 1900 e 1930. Esta escola abarca um conjunto de teorias críticas ao movimento evolucionista da época. Levando em conta as características para o reconhecimento da escola difusionista, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola difusionista utiliza o método de reconstituição histórica em suas pesquisas antropológicas.
II- A pesquisa de campo dos antropólogos difusionistas tem como subsídio principal a coleta de dados primários.
III- Um dos precursores do difusionismo foi Franz Boas, que fundou a escola histórico-cultural norte-americana.
IV- O difusionismo refere-se ao movimento crítico que ocorreu na antropologia em relação à etnografia clássica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	10.
	A antropologia é uma ciência social que procura compreender os grupos humanos a partir do estudo dos elementos de sua cultura e organização social, como seu sistema político e econômico, suas expressões artísticas, suas crenças e outras manifestações. Partindo da percepção e interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso diz respeito às possibilidades de existência ou não de almas.
	 b)
	O interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso é realizar comparações entre uma e outra religião, procurando homogeneizá-las.
	 c)
	O interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso refere-se ao levantamento de dados empíricos que comprovem a existência de deuses.
	 d)
	O interesse da antropologia com relação ao fenômeno religioso está na compreensão de como os seres humanos lidam com o transcendente.
	11.
	Os princípios éticos presentes nos universos religiosos moldam comportamentos humanos. As tradições religiosas são fontes de valores éticos, na medida em que fornecem meios e sinalizam para uma conduta íntegra de seus adeptos. Cada religião, a seu modo, constitui, assim, um aparato ético pautado nos próprios textos sagrados ou em normas instituídas por seus fundadores, conforme a tradição de origem. As tradições religiosas assumem um discurso ético que forma a base de suas ações, inseridas em um ambiente social, que dialoga com assuntos prementes da sociedade.
As transformações ocorridas no seio da sociedade contemporânea desencadearam muitos desafios, como a urbanização desordenada, a massificação dos meios de comunicação, as crises de mercado, o fenômeno de globalização e outros. Tais desafios, provocam no ser humano um vazio existencial, deixando-o abandonado, sedento, consumista, efêmero, sem consistência. Assim, as religiões tornam-se espaços onde as pessoas buscam um sentido para vida. 
A partir dessas ideias, conclui-se que, no ponto de aproximação entre tradições religiosas, no que concerne à ética, está:
	 a)
	O fato de que as religiões, assumindo um discurso ético com base nas suas tradições religiosas, inserem-se em um ambiente social e oferecem sentido para a existência humana.
	 b)
	O fato de as religiões construírem um aparato ético padronizado, tendo como base os textos considerados sagrados ou as normas instituídas pelas divindades que as originaram.
	 c)
	A busca por proporcionar às pessoas meios para a obtenção da felicidade, cujo sentido está centrado em fazer o bem ao semelhante, desde que este não desrespeite os dogmas de cada crença.
	 d)
	A velocidade das transformações ocorridas no seio da sociedade contemporânea, com seus significativos desafios e exigências.
	12.
	Não é possível pensar o processo de construção cultural como ausente de encontros conflituosos. O homem, ser dinâmico e mutável, significa e ressignifica a realidade dialeticamente, dando-lhe sentido. Uma consequência gerada pela secularização foi o pluralismo religioso, conforme denominou Berger (1985), ou seja, as religiões não possuem mais o monopólio sobre a sociedade e suas esferas; dessa forma, surge o pluralismo, que possibilita às pessoas transitar pelas mais variadas formas de expressão religiosa. Assim, crescem o mercado e a oferta religiosa, o que se pode perceber nitidamente em nossas cidades, pelo número de igrejas que abrem e fecham todos os dias, na esteira dos novos movimentos religiosos (NMRs). O processo de secularização não afeta simplesmente o espaço das tradições religiosas, mas também a cultura vigente e, mais, a dimensão subjetiva da pessoa. Os NMRs, extremamente diversos, tornam-se visíveis a partir da Segunda Guerra Mundial e, como religiosos, oferecem não apenas um posicionamento teológico sobre a existência e sobre as coisas sobrenaturais, mas se propõem a responder, no mínimo, a algumas questões últimas que, tradicionalmente, têm sido endereçadas às grandes religiões.
FONTE: GUERREIRO, S. Novos Movimentos Religiosos. O quadro brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2006 (adaptado).
	 a)
	A secularização contribuiu para o surgimento de novas expressões religiosas.
	 b)
	Os NMRs representam uma realidade que atinge uma cultura específica.
	 c)
	O processo de secularização favoreceu o predomínio das religiões sobre as sociedades.
	 d)
	As consequências da secularização uniformizaram as religiões tradicionais.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais