Buscar

2015-1a_parcial-ciencia materiais-abr16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATENÇÂO: Deve ser resolvida individualmente, legivel e entregue no dia da prova OFICIAL 1.
Faça um gráfico da energia de ligação(E0 em eV/átomo,íon,molécula) em função da temperatura de fusão(Tf em °C) para os seguintes metais Hg, Al, Fe, W. Usando esse gráfico, obtenha uma estimativa aproximada para a energia de ligação do molibdênio(Mo), que tem uma temperatura de fusão de 2617°C.
Liste as quatro classificações dos aços. Para cada uma, das classificações, descreva sucintamente as propriedades e aplicações típicas.
Calcule o raio atômico(R) em nanômetros(nm) de um átomo de tântalo, dado que o Ta tem uma estrutura cristalina CCC, uma massa específica(ρ) de 16,6 g/cm3 e um peso atômico(ATa) de 180,9 g/mol.
Calcule a energia para a formação de lacuna(QL) em eV/átomo na prata, sabendo que o número de lacunas(NL) em equilíbrio na temperatura de 8000C (1073 K) é de 3,6 x 1023 lacunas/m3. O peso atômico(AAg) e a massa específica(densidade - ρ) a 800 0C para a prata são, respectivamente, 107,87 g/mol e 10,49 g/cm3. 
Número de Avogadro(NA) é 6,023 x 1023 átomos/mol
Uma chapa de aço com 2,5 mm de espessura está sob uma temperatura de 900 0C e sob uma atmosfera de nitrogênio em ambos os lados. Deixou-se atingir uma condição de difusão em regime estacionário. O coeficiente de difusão(D) para o nitrogênio no aço a essa temperatura é de 1,2 x 10-10 m2/s e o fluxo de difusão(J) foi determinado como 1,0 x 10-7 kg/m2-s . Sabe-se, também, que a concentração(CA) de nitrogênio no aço, na superfície sob alta pressão, é de 2 kg/m3. Calcule a que profundidade(XB) em metro em que na chapa, a partir desse lado com pressão elevada, a concentração(CB) será de 0,5 kg/m3.
Faculdade Pitágoras - Campus Betim�
��
�
NATUREZA DO TRABALHO: Avaliação 1ª Parcial�
�
Profº: Angelo Gontijo Disciplina: Ciência dos Materiais�
�
Nome: ___________________________________________________________________�
�
Curso: Engenharia Mecânica
Turma: __________�
Data:
____/____/2015�
Valor:
10 pontos�
Resultado obtido:
�
�
�

Outros materiais