Buscar

Intemperismo Físico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Intemperismo Físico
Analise ambiental 
Gabriela nº3029
Murillo nº3115
Paula nº3127
O que é intemperismo?
O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.
O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.
O processo de desagregação das rochas provocado pelo intemperismo provoca o surgimento de pequenas partículas de rochas, chamadas de sedimentos. São exemplos de sedimentos as areias da praia, a poeira, entre outros elementos.
Tipos de Intemperismo
Intemperismo físico
Intemperismo químico 
Intemperismo biológico
Agentes do Intemperismo
Intemperismo Físico
Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes.
Fatores que influenciam o intemperismo
Clima
Relevo: 
composição mineral das rochas
 o tempo cronológico
 cobertura vegetal 
 a rocha-mãe.
Tipos de Intemperismo
Expansão térmica e pressão
Congelamento da água (térmica/pressão)
Crescimento de cristais
Abrasão mecânica
Expansão térmica e pressão
A variação de temperatura produzida pela insolação durante o dia e pelo resfriamento noturno desempenha papel importante na desintegração das rochas, principalmente em regiões áridas ou semiáridas.
Congelamento da água (térmica/pressão)
As grandes alternâncias de temperaturas diárias nas regiões frias e temperadas, acompanhadas de congelamento e descongelamento, são também muito eficazes na desagregação das rochas.
Crescimento de cristais
O crescimento de cristais nos interstícios, fissuras ou fendas favorece a desintegração das rochas. O crescimento desses cristais nas rochas fraturadas provoca uma pressão e, consequentemente, o alargamento das fraturas. Este tipo de processo é de importância local
Abrasão mecânica
As rochas podem desgastar-se pela abrasão mecânica, seja pela fricção, quando desliza sobre outra, ou pelo impacto de grãos transportados contra o substrato. Abrasão é o processo físico de friccionamento, polimento ou raspagem pelo qual as partículas de rocha (geralmente microscópicas) são erodidas pela fricção da água corrente, ondas, correntes marinhas, vento, geleiras, etc.
bibliografia
http://www.brasilescola.com/geografia/intemperismo.htm
http://www.desconversa.com.br/geografia/tag/intemperismo-fisico/
http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/intemperismo.html
http://www.mundoeducacao.com/geografia/intemperismo.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais