Buscar

Imunologia - Resumo IV - Citocinas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Citocinas
Resumo IV - Imunologia
Abbas
As citocinas são uma família de proteínas que medeiam muitas das respostas de imunidade natural e adquirida. As mesmas citocinas podem ser produzidas por muitos tipos celulares diferentes, e citocinas individuais frequentemente agem em diversos tipos celulares. As citocinas são sintetizadas em resposta a estímulos inflamatórios ou antigênicos e geralmente atuam localmente, de modo autócrino ou parácrino, por ligação a receptores de alta afinidade nas células-alvo. Certas citocinas podem ser produzidas em quantidade suficiente para circular e exercer ações endócrinas. Para muitos tipos celulares, as citocinas servem como fatores de crescimento.
As citocinas medeiam sua ações por ligação com alta afinidade a receptores que pertencem a um número limitado de famílias estruturais. A maioria dos receptores contém duas ou mais sub-unidades, e algumas sub-unidades são compartilhadas entre diferentes receptores. Os receptores a citocinas empenham diversas vias de sinalização especializadas, incluindo vias Jak-STAT (receptores tipo I e tipo II), vias TIR/IRAK (receptores da família IL-1), e vias TRAF (receptores á família TNF).
As citocinas que medeiam a imunidade natural são produzidas principalmente por macrófagos ativados e incluem as seguintes: o TNF e a IL-1 são mediadores de reações inflamatórias agudas a microrganismos; as quimiocinas recrutam leucócitos para locais de inflamação; a IL-12 e IL-18 estimulam a produção da citocina ativadora de macrófago INF-gama; os INFs tipo I são citocinas anti-virais; e a IL-10 é um inibidor de macrófagos e células dendríticas; IL-23 e IL-27 regulam respostas inflamatórias dependentes de células T. Essas citocinas trabalham nas respostas da imunidade natural a diferentes classes de microrganismos, e algumas (IL-12, IL-18, IL-23 e IL-27) modificam respostas imunes adquiridas que se seguem á resposta imune natural.
As citocinas que medeiam e regulam as respostas imunes adquiridas são produzidas principalmente por linfócitos T estimulados por antígenos, e elas incluem as seguintes: IL-2 é um fator de crescimento da célula T e um regulador essencial das respostas da célula T; a IL-4 estimula a produção de IgE e o desenvolvimento de células TH2 de células T auxiliares naïves; IL-5 ativa eosinófilos IL-13 promove produção de IgE, secreção de muco e fibrose tecidual no contexto de doença alérgica e infecções parasitárias; o IFN-gama é um ativador de macrófagos e contribui para diferenciação de células T auxiliares produtoras de IFN-gama; e o TGF-beta inibe a proliferação de linfócitos T e a ativação de leucócitos.
Os fatores estimuladores de colônias (CSFs) consistem em citocinas produzidas por células do estroma da medula óssea, linfócitos T e outras células que estimulam o crescimento de progenitores da medula óssea, fornecendo, desse modo, uma fonte de leucócitos inflamatórios adicionais. Vários desses (e.g., o fator da célula-tronco e a IL-7) desempenham papéis importantes na linfopoese.
As citocinas desempenham muitas funções que são críticas para a defesa do hospedeiro contra patógenos, e fornecem ligações entre a imunidade natural e a adquirida. As citocinas contribuem para a especialização das respostas imunes mediante a ativação de diferentes tipos de células efetoras. As citocinas também regulam a magnitude e a natureza das respostas imunes por influenciarem o crescimento e a diferenciação de linfócitos. Finalmente, as citocinas provêm importantes mecanismos de amplificação que permitem que pequenos números de linfócitos específicos para qualquer antígeno ativem uma variedade de mecanismos efetores para eliminar o antígeno.
A produção ou ação excessivas das citocinas podem levar a consequências patológicas. A administração de citocinas ou seus inibidores é uma abordagem potencial para modificar as respostas biológicas associadas a doenças imunológicas ou inflamatórias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes