Buscar

Altas Habilidade exercicio 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Altas Habilidades: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 
	Iniciado em
	domingo, 13 Jan 2019, 07:59
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 13 Jan 2019, 08:52
	Nota
	8,0 de um máximo de 10,0(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil a educação inclusiva ganhou mais importância primeiramente depois da participação da UNESCO e a UNICEF ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura/ Fundo das Nações Unidas para a Infância) na conferência realizada na cidade de Jomtien, na Tailândia, em 1990. A conferência teve como foco central o comprometimento mundial em relação aos conhecimentos básicos necessários a todas as pessoas como garantia de uma sociedade mais digna e mais humana. O resultado desta conferência foi à elaboração de um documento por demais significativo para a educação. Assinale alternativa correta que corresponde ao nome deste documento:
Escolha uma:
a. O Plano Decenal de Educação para Todo.
b. Declaração Estadual sobre Educação para Todos.
c. Declaração Mundial sobre Educação para Todos.
d. Declaração Nacional sobre Educação para Todos.
e. Declaração de Salamanca.
Feedback
A resposta correta é: Declaração Mundial sobre Educação para Todos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Visando respaldar o professor e dar um atendimento de qualidade ao aluno a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação implantou, em parceria com as Secretarias de Educação, em todas as Unidades da Federação, os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S. Estes núcleos de apoio nos municípios estão assessorando algumas condições necessárias para a efetivação da educação inclusiva, quais são estas condições?
Escolha uma:
a. É o apoio administrativo, os atendimentos dos profissionais e a qualidade dos recursos materiais.
b. É a qualidade do atendimento, das habilidades e a reforma administrativa.
c. É a qualidade profissional, a reforma e a implementação de habilidades.
d. O treinamento e desenvolvimento profissional. recursos materiais e profissionais disponíveis ao professor e apoio administrativo.
e. É a competência das habilidades, a qualidade dos recursos, e os profissionais disponíveis.
Feedback
A resposta correta é: O treinamento e desenvolvimento profissional. recursos materiais e profissionais disponíveis ao professor e apoio administrativo..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Falar sobre inclusão implica numa reestruturação na forma de entender as pessoas. Implica numa escola para todos. Mas o que é necessário para realmente incluir? Assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Conhecimento específico sobre o sujeito, de instrumentos que o ajudam a ter o que precisa.
b. Convencer os representantes de instituições e serviços especializados dos benefícios da inclusão para o indivíduo.
c. Profissionais preparados para ensinar alunos diferentes.
d. Professores preparados para a atuação em relação à complexidade e amplitude dos processos de ensino e aprendizagem e para a diversidade do alunado.
e. Professores voltados para o serviço da seleção social, ficando a disposição apenas dos alunos que aprendem fácil e tem bom ritmo.
Feedback
A resposta correta é: Professores voltados para o serviço da seleção social, ficando a disposição apenas dos alunos que aprendem fácil e tem bom ritmo..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A atuação do MEC/SEESP( Ministério da educação/ Secretária de educação Especial) na implantação da política de educação inclusiva tem se baseado na identificação de oportunidades, no estímulo às iniciativas, na geração de alternativas e no apoio aos alunos com altas habilidades que até então estavam sendo desconsideradas e muitas nem eram reconhecidas como tal. No entanto, nos dias de hoje, a preocupação com o despreparo dos professores e a busca pela informação sobre a superdotação tem aumentado, pelo menos em teoria. Marque a alternativa correta como a escola e a sociedade enxergam estes indivíduos que apresenta a superdotação:
Escolha uma:
a. Gênio.
b. Hiperativo.
c. Inteligente.
d. Superdotado.
e. Talento especial.
Feedback
A resposta correta é: Talento especial..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme a Metodologia, Intervenções e Adaptações Curriculares para Altas Habilidades, complete: Em 2008, a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) define com clareza os alunos com AH/SD (Altas habilidades/ superdotação) como alvo de atendimento educacional especializado em todas as etapas e modalidades da Educação, e o Decreto n.------------ determina as formas de oferta desse atendimento e a responsabilidade técnica e financeira do MEC (Ministério da Educação) na sua ampliação, ainda definindo a transferência de matrícula adicional para os alunos atendidos por essa modalidade de educação.
Escolha uma:
a. 6571/06.
b. 6571/01.
c. 6571/02.
d. 6571/08.
e. 6571/05.
Feedback
A resposta correta é: 6571/08..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Robert Sternberg definiu três tipos de inteligência, importante na ampliação da compreensão do que é inteligência. Relacione cada umas das inteligências:
1-Analítica.
2-Criativa.
3-Prática.
( ) Entendida como a capacidade que a pessoa tem solucionar os problemas diários com os recursos do meio ambiente e sobreviver. É ser capaz de transformar o ambiente em que vivem para atingir seus propósitos de vida, dando nova forma as situações apresentadas.
( ) Capacidade de ter ideias, levantar problemas, demonstra grande imaginação e criatividade na forma de escrever ou falar e de demonstrar suas aptidões e competências.
( ) Capacidades que podem ser avaliadas nos testes de habilidade sem geral, o professor gosta de ter em sala de aula este tipo de aluno, pois o mesmo é academicamente brilhante, aprende com facilidade e com pouca repetição, tem habilidade em analisar ideias, pensamentos e teorias.
Escolha uma:
a. 2, 1, 3.
b. 3, 1, 2.
c. 3, 2, 1.
d. 1, 2, 3.
e. 1, 3, 2.
Feedback
A resposta correta é: 3, 2, 1..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Robert Sternberg, definiu três tipos de inteligência importante na ampliação da compreensão do que é inteligência. Quais são esses três tipos e Inteligências?
Escolha uma:
a. Espacial, Criativa e Verbal.
b. Analítica, Interpessoal e Criativa.
c. Criativa, Verbal e Prática.
d. Analítica, Criativa e Prática.
e. Prática, Intrapessoal e Espacial.
Feedback
A resposta correta é: Analítica, Criativa e Prática..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A operacionalização da política de inclusão chegou e com ela apresenta-se também a necessidade urgente de atendimento adequado os alunos com altas habilidades na sala de aula. Portanto com que a escola deve estar preparada, para atender este alunos?
Escolha uma:
a. Com direção e a implantação das políticas direcionadas a Educação Especial.
b. Com os compromissos dos governos e outras entidades participantes deste processo de mudança para compreensão do assunto.
c. Com oportunidades na geração de alternativas e no apoio aos alunos, pais, escolas e professores na área de atendimento ao portador de altas habilidades.
d. Com entendimento do assunto, a origem da inteligência bem como apresentando conceitos do termo talentos e altas habilidades.
e. Com a ampliação de novos conhecimentos, vem fundamentar as reflexões acerca da forma, da metodologia, dos instrumentais utilizados.
Feedback
A resposta correta é: Com a ampliação de novos conhecimentos, vem fundamentar as reflexões acerca da forma, da metodologia, dos instrumentais utilizados..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Falar sobre inclusão, implica numa reestruturação na forma de entender as pessoas. Implica numa escola para todos, pois incluir significa uma nova forma de se fazer escola, onde as diferenças são aceitas
e respeitadas, a partir de um novo paradigma, de um novo contexto. Marque V para verdadeiro e F para falso para que haja inclusão:
( ) Do conhecimento especifico sobre o sujeito, de instrumentos que o ajudam a ter o que precisa.
( ) De profissionais preparados para ensinar alunos diferentes.
( ) Professores estão preparados, sua atuação em relação à complexidade e amplitude dos processos de ensino e aprendizagem e para a diversidade do alunado.
( ) Convencer os representantes de instituições e serviços especializados dos benefícios da inclusão para o indivíduo.
Escolha uma:
a. V, F, F, V.
b. V, V, V, V.
c. F, V, F, V.
d. F, F, F, F.
e. F, F, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Visando respaldar o professor e dar um atendimento de qualidade ao aluno a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação implantou, em parceria com as Secretarias de Educação, em todas as Unidades da Federação, os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Estes núcleos de apoio nos municípios estão assessorando algumas condições necessárias para a efetivação da educação inclusiva. Marque V para verdadeiro e F para falso em relação a este apoio que os Núcleos estão proporcionando para efetivação da educação inclusiva:
( ) Treinamento e desenvolvimento profissional.
( ) Recursos materiais e profissionais disponíveis ao professor.
( ) Apoio administrativo, visando tender os desafios acadêmicos, socioemocionais dos alunos com altas habilidades/superdotação.
( ) Apoio pedagógico aos professores e orientação às famílias de alunos com altas habilidades/ superdotação.
( ) O professor tem que estar preparado e o ambiente escolar também devem estar planejados para se realizar um trabalho diferenciado e de qualidade.
Escolha uma:
a. V, V, V, V, F.
b. F, F, V, F, V.
c. V, F, F, F, V.
d. V, F, F, V, F.
e. V, F, V, F, F.
Feedback

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais