Buscar

APOL Dezembro 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História Contemporânea
1 - “Dada a posição econômica e estratégica extremamente favorável dos Estados Unidos, sua projeção externa depois de 1945 não poderia surpreender aos que estão familiarizados com a história da política internacional. Com o desaparecimento das grandes potências tradicionais, eles ocuparam aos poucos o vazio assim criado”. 
A partir do texto e da leitura do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir a respeito dos Estados Unidos no contexto pós-guerra, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas: V – V – F – F
I. ( ) No pós-guerra, os Estados Unidos conheceram um crescimento econômico acelerado. O consumo de massa passou a mover a economia e difundiu-se o modo de vida norte-americano, baseado na abundância e no grande consumo.
II. ( ) Em contradição com a imagem de liberdade que os Estados Unidos propagavam (em oposição à tirania soviética), nos anos 1950 foi adotada uma política de caça aos comunistas no país, que acarretou na perseguição de intelectuais, artistas e progressistas de uma forma geral.
III. ( ) A indústria cultural norte-americana se estabeleceu no contexto pós-guerra como um contraponto à propaganda ideológica promovida pelo governo. Na televisão, nos filmes de Hollywood e na música de uma forma geral, o tom era de protesto contra a idealização do modo de vida no regime capitalista.
IV. ( ) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a propaganda antissoviética propagada nos Estados Unidos sofreu um arrefecimento, de forma que foi possível pensar em caminhos para a coexistência pacífica entre as duas superpotências. 
2 - “A II Guerra Mundial termina. As principais potências imperialistas (França e Inglaterra) saíram completamente arrasadas da guerra, tornando insustentável a manutenção de seus vastos territórios coloniais. Foi durante essa época que se iniciou o movimento de descolonização afro-asiática”. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir, sobre o processo de descolonização afro-asiática:
I. Em comum, as independências africanas tiveram o suporte ideológico do liberalismo econômico e a adoção de regimes democráticos que garantiram a estabilidade política dos novos países.
II. A Índia foi uma das primeiras possessões coloniais a alcançar sua independência, a partir do movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi.
III. Nos processos de descolonização da Ásia, assim como na África, verificou-se o predomínio de negociações pacíficas entre os países e suas antigas metrópoles, sustentadas por acordos de paz sustentados pela ONU após a Segunda Guerra Mundial.
IV. Estados Unidos e União Soviética, interessados em fazer crescer suas áreas de influência no contexto pós-Segunda Guerra, interferiram no processo de independência de diversos países. 
3 - A imagem a seguir é uma capa de um caderno escolar francês, de 1900. Observe-a:
A partir dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico e da análise da imagem apresentada, considere as afirmativas a seguir, a respeito das justificativas utilizadas pelos povos europeus para legitimar a expansão imperialista na África durante o século XIX:
I. O imperialismo fundamentou-se em teorias explicativas que reforçavam a superioridade europeia com relação aos povos nativos, defendendo a necessidade de levar o progresso e a civilização para as regiões anexadas.
II. Missionários cristãos (católicos e protestantes) acompanharam as ocupações dos novos territórios, mas em poucos casos se dedicaram à conversão dos povos nativos, limitando sua esfera de atuação ao atendimento espiritual dos próprios colonizadores.
III. A justificativa eurocêntrica do processo de colonização baseava-se no pressuposto de que o desenvolvimento científico e tecnológico eram comprovações da superioridade da raça branca, o que legitimaria a conquista de povos supostamente atrasados.
IV. Na prática, as ações imperialistas serviram para impulsionar o desenvolvimento industrial das colônias, gerando desenvolvimento comercial e econômico em todas as regiões do mundo. 
4 - “A França do ancien régime era uma sociedade extremamente complexa, caracterizada por grandes variações locais em todos os níveis. Por uma série de razões – políticas, econômicas, sociais e religiosas – as tensões foram se tornando cada vez maiores durante a segunda metade do século XVIII”. 
A partir do texto e da leitura do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir a respeito da estrutura social da França antes da Revolução Francesa, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. F – V – V
I. ( ) O Primeiro Estado, constituído pelo clero, era um grupo homogêneo que sobrevivia às custas dos impostos cobrados do terceiro Estado, sobretudo dos camponeses. Defensores do absolutismo, os integrantes do clero defenderam a monarquia até o último momento.
II. ( ) O Segundo Estado era formado pela nobreza, detentora de privilégios, como a isenção de impostos e o recebimento de pensões do Estado. Dividia-se entre a nobreza cortesã, que vivia junto à corte real e a nobreza provincial, que vivia nos campos.
III. ( ) O Terceiro Estado era formado pelos diversos setores da burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos. 
5 - Leia a seguir, um trecho do discurso proferido por Nelson Mandela em comemoração aos cinquenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1998. 
“O próprio direito de ser humano é negado todos os dias a milhares de pessoas como resultado da pobreza e da indisponibilidade de necessidades básicas como alimentos, empregos, água e abrigo, educação, assistência médica e um ambiente saudável. A incapacidade de transformar em realidade a visão contida na Declaração Universal dos Direitos Humanos encontra uma expressão dramática no contraste entre a riqueza e a pobreza, que caracteriza a separação entre os países do norte e os países do sul, e entre os países em todos os hemisférios”. 
A partir da leitura do texto acima e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: V – V – F – F
I. ( ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos baseia-se no princípio da justiça, da liberdade e da paz do mundo e estabelece como direitos o atendimento às necessidades essenciais que a humanidade compartilha, como os direitos sociais, civis e políticos.
II. ( ) Na análise de Nelson Mandela, apesar dos esforços da ONU, após 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, muitos povos ainda não tiveram acesso a todos os direitos por ela estabelecidos.
III. (   ) Um dos motivos pelos quais a Declaração se tornou mais uma carta de intenções do que uma realidade, foi a impossibilidade de se estabelecer um pacto internacional que garantisse a aplicação desses direitos em todos os países no contexto da Segunda Guerra Mundial.
IV. ( ) O Brasil comprometeu-se com a aplicação de todos os Tratados e Convenções propostas pela ONU nos últimos anos e por esta razão têm se estabelecido como um modelo internacional com relação ao desenvolvimento de políticas públicas que pretendem efetivar, em seu território, esses acordos internacionais. 
História Moderna 
1 - “Como eventos revolucionários, a tomada e a destruição da Bastilha - desejada, profetizada, passionalmente contada, celebrada, idealizada e interpretada em muitas imagens - eram idealmente adequadas para fundar um novo simbolismo da identidade nacional: mais, em todo caso, do que qualquer outro dos posteriores eventos essenciais da Revolução, que eram politicamente mais controvertidos”. 
Com base no texto acima e no livro-base Percursos da História Moderna sobre a queda da Bastilha, leia asafirmativas a seguir:
I. Um dos motivos que fez a população francesa se organizar foi a ordem do rei para dissolver a Assembleia Nacional Constituinte.
II. A Bastilha era utilizada como um celeiro para estocar os alimentos excedentes produzidos pelos camponeses;
III. A queda da Bastilha foi um acidente ocasionado pelo desgaste da sua estrutura física, em virtude de ser um prédio muito antigo;
IV. O movimento decorrente da dissolução da Assembleia Nacional Constituinte teve como uma das formas de apoio a divulgação de panfletos. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	III e IV.
	
	E
	I, II e IV.
2 - “As naus em que observaram as primeiras regiões, ele contava, eram de casco plano. As velas eram construídas com papiros cosidos, vime ou, algumas vezes, com couro. Mais tarde, encontraram cascos acuminados, velas de cânhamo e, finalmente, naus similares às nossas em tudo”.  V F V F
Levando em consideração a citação e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre a obra e o trabalho de Thomas More, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Thomas More e William Shakespeare são dois escritores literários identificados com o Renascimento;
II. ( ) Utopia, de Thomas More, faz referência à sociedade inglesa da época, retratando uma comunidade em guerra, num cenário apocalíptico.
III. (  ) Em Utopia, Thomas More constrói a ideia de um governo centralizado, cuja noção de justiça é baseada na racionalidade.
IV. ( ) Entre as principais características renascentistas presentes na obra de Thomas More, está o humanismo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
3 - “Durante todo o século XVIII a França foi o maior rival econômico da Grã-Bretanha. Seu comércio externo, que se multiplicou quatro vezes entre 1720 e 1780, causava ansiedade; seu sistema colonial foi em certas áreas (como nas índias Ocidentais) mais dinâmico que o britânico. Mesmo assim a França não era uma potência como a Grã-Bretanha, cuja política externa já era substancialmente determinada pelos interesses da expansão capitalista”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre Revolução Francesa e a Revolução Inglesa, é correto afirmar que:
	
	A
	tanto a Revolução Inglesa quanto a Revolução Francesa foram inspiradas por ideais conservadores, cujos líderes eram membros da nobreza.
	
	B
	assim como a Revolução Inglesa, a Revolução Francesa foi um movimento feito por uma única parcela da população, a aristocracia.
	
	C
	a Revolução Francesa teve como uma de suas principais conquistas a consolidação do regime absolutista monárquico.
	
	D
	a Revolução Francesa surgiu em um momento de prosperidade econômica da França, o que favoreceu a eclosão do movimento.
	
	E
	ambas as revoluções tiveram influências do liberalismo e foram efetivadas pela burguesia dos respectivos países.
4 - “O ato de vestir-se vai além do ato simples e mecânico de proteção do corpo, o ser humano veste e adorna sua corporalidade com símbolos que ele sabe que os outros de sua sociedade saberão ler. Ele escolhe o que vestir. É uma seleção da imagem da pessoa como ser social, conformando uma construção visual frente à sociedade, pois fala aos iguais, aos que pertencem ao mesmo grupo e suas diferenças frente aos outros. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre a origem do termo sans-culottes na Revolução Francesa, é correto afirmar que:
 
	
	A
	esse termo foi atribuído à alta burguesia porque seus membros usavam blusões de lã compridos.
	
	B
	os sans-culottes ficaram conhecidos por serem um grupo social que trajava camisas de seda laranja.
	
	C
	a origem do nome sans-culottes vem da utilização de calças compridas e largas, de algodão, por parte das pequena e média burguesias.
	
	D
	as saias de renda que deixavam em evidência os quadris deram origem ao termo sans-culottes.
	
	E
	os nobres daquele período vestiam cachecóis de cor azul, sendo por conta disso chamados de sans-cullotes.
5 - “Quando os homens descobrem pela experiência que o livre exercício de seu egoísmo e de sua generosidade limitada os torna totalmente incapacitados para a sociedade; e, ao mesmo tempo, observam que a sociedade é necessária para a satisfação dessas próprias paixões, são naturalmente levados a se submeter à restrição de regras que possam tornar seu comércio mais seguro e cômodo”. 
Com base no excerto acima e no livro-base Percursos da História Moderna, os ideais iluministas que serviram de inspiração para a Revolução Francesa foram:
	
	A
	Liberdade, civilidade, esperança.
	
	B
	Liberdade, igualdade, fraternidade.
	
	C
	Civilidade, igualdade, fraternidade.
	
	D
	Ética, igualdade, esperança.
	
	E
	Igualdade, esperança, fraternidade.

Outros materiais