Buscar

Apol História Moderna nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - História Moderna 
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Quando os homens descobrem pela experiência que o livre exercício de seu egoísmo e de sua generosidade limitada os torna totalmente incapacitados para a sociedade; e, ao mesmo tempo, observam que a sociedade é necessária para a satisfação dessas próprias paixões, são naturalmente levados a se submeter à restrição de regras que possam tornar seu comércio mais seguro e cômodo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HUME, David. Tratado da natureza humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 539. 
Com base no excerto acima e no livro-base Percursos da História Moderna, os ideais iluministas que serviram de inspiração para a Revolução Francesa foram:
	A	
Liberdade, civilidade, esperança.
	B	
Liberdade, igualdade, fraternidade.
	C	
Civilidade, igualdade, fraternidade.
	D	
Ética, igualdade, esperança.
	E	
Igualdade, esperança, fraternidade.
Resposta Letra B.
Questão 2/5 - História Moderna 
Considere a citação: 
“Nesse ponto, já em 1700, estamos entrando na paisagem familiar do capitalismo industrial disciplinado, com a folha de controle do tempo, o controlador do tempo, os delatores e as multas. Uns setenta anos mais tarde, a mesma disciplina deveria ser imposta nas algodoarias primitivas (embora as próprias máquinas fossem um poderoso complemento ao controlador do tempo)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.291. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre as características da Revolução Industrial, leia as afirmativas a seguir:
I. Modificou a forma de produção dos bens materiais através da inserção das máquinas no processo produtivo.
II. Transformou a relação entre o homem e a natureza principalmente por conta da crescente mecanização e das novas fontes de energia descobertas no período.
III. No que se refere aos aspectos sociais, a Revolução Industrial teve um impacto nulo, pois as relações sociais continuaram a serem iguais como eram a antes.
IV. Houve um aumento significativo na quantidade de bens produzidos após o surgimento da Revolução Industrial, em comparação ao período anterior.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A	I e III.
	B	II e III.
	C	II, III e IV.
	D	III e IV.
	E	I, II e IV.
Resposta Letra E.
Questão 3/5 - História Moderna 
Observe a imagem a seguir:
Após esta avaliação, caso queira acessar a imagem, ela está disponível em: VINCI, Leonardo da. Homem Vitruviano. Itália: 1490. 
Considerando a imagem acima e o livro-base Percursos da História Moderna acerca do Humanismo, leia as afirmativas a seguir:
I. O Humanismo é um conjunto de ideias que se caracterizou pelo aprofundamento dos embasamentos filosóficos tradicionais do cristianismo;
II. Um dos temas estudados pelos humanistas foi a língua latina clássica, através da qual puderam estudar também a literatura;
III. Uma das principais influências do humanismo foram os referenciais da Antiguidade Clássica;
IV. Para além das universidades, o humanismo também vai influenciar outros âmbitos sociais, como as artes. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A	I, II e III.
	B	I e IV.
	C	II e IV.
	D	III e IV.
	E	II, III e IV.
Resposta Letra E.
Questão 4/5 - História Moderna 
Considere a citação: 
“Como eventos revolucionários, a tomada e a destruição da Bastilha — desejada, profetizada, passionalmente contada, celebrada, idealizada e interpretada em muitas imagens — eram idealmente adequadas para fundar um novo simbolismo da identidade nacional: mais, em todo caso, do que qualquer outro dos posteriores eventos essenciais da Revolução, que eram politicamente mais controvertidos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DARNTON, Robert; ROCHE, Daniel. A Revolução Impressa: a imprensa na França. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996, p. 300. 
Com base no texto acima e no livro-base Percursos da História Moderna sobre a queda da Bastilha, leia as afirmativas a seguir:
I. Um dos motivos que fez a população francesa se organizar foi a ordem do rei para dissolver a Assembleia Nacional Constituinte.
II. A Bastilha era utilizada como um celeiro para estocar os alimentos excedentes produzidos pelos camponeses;
III. A queda da Bastilha foi um acidente ocasionado pelo desgaste da sua estrutura física, em virtude de ser um prédio muito antigo;
IV. O movimento decorrente da dissolução da Assembleia Nacional Constituinte teve como uma das formas de apoio a divulgação de panfletos. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A	I, II e III.
	B	I e IV.
	C	II e IV.
	D	III e IV.
	E	I, II e IV.
Resposta Letra B.
Questão 5/5 - História Moderna
Observe a imagem a seguir:
Após esta avaliação, caso queira acessar a imagem, ela está disponível em: DORÉ, Gustave. O gigante Gargântua, França: 1873. https://br.pinterest.com/pin/321444492139976952/?lp=true 
Considerando a imagem e o livro-base Percursos da História Moderna sobre a produção literária de François Rabelais, leia as afirmativas a seguir:
I - Gargântua e Pantagruel, obra de Rabelais, conta a história de dois gigantes, que eram pai e filho;
II - Entre os temas abordados por Rabelais, estão a cavalaria e as convenções medievais, as quais são criticadas pelo autor;
III - François Rabelais é considerado um dos autores mais importantes do movimento Barroco na Espanha;
IV – A Sorbonne, universidade francesa, auxiliou na popularização dos escritos de Rabelais, financiando a divulgação das obras. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A	
I e IV.
	B	
I e III.
	C	
II, III e IV.
	D	
I e II.
	E	
III e IV.
Resposta Letra D.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais