Buscar

Questões de estudo Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 		Disciplina de BIOQUÍMICA aplicada à Enfermagem
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA – CCB 		CURSO DE ENFERMAGEM – BQA 5124
Profa. Dra. Andreza F de Bem				Aluno(a) Ana Paula Martendal e Nathalia Lima 
PRÉ-AVALIAÇÃO – 1 - Data de entrega: dia 24/03/2015 (TURMA-B)
Explique porque oxitocina e vasopressina possuem funções diferentes.
 O que torna duas proteínas iguais é ser composta pelos mesmos aminoácidos, em mesma quantidade e sequência. A ocitocina e a vasopressina por mais semelhantes que sejam não possuem os mesmos aminoácidos, sendo assim as suas cargas tem distribuições diferentes, o que difere suas atrações. Cada uma possui sua própria estrutura e função.
2.Descreva porque vc necessita controlar o pH e a Temperatura de um paciente internado
 As proteínas tem sua conformação denominada nativa que é a forma mais estável que a molécula pode assumir isso ocorre no que chamamos de temperatura ideal e pH ótimo. Quando algum desses fatores sofre alteração, como um aumento súbito de temperatura ou uma queda no pH, isso pode afetar sua estrutura espacial causando dificuldade no exercício de suas funções ou até mesmo a perda total de suas funções biológicas. O pH do sangue por exemplo tem que se manter a 7,4 evitando a acidose ou alcalose que se não revertidas podem levar ao óbito. Por isso é necessário o acompanhamento desses fatores para que se mantenha a homeostase do paciente.
 3.Explique sobre Anemia Falciforme: causa, consequências e vantagem fisiológica dos portadores da doença?: 
 A hemoglobina adulta normal tem duas cadeias alfa e duas cadeias beta. A hemoglobina S que causa a anemia falciforme é uma forma variante na qual uma substituição não-conservativa ocorre na sexta posição das cadeias β-globina onde o ácido glutâmico que existia na hemoglobina normal é "trocado" por uma valina.Por um ser do tipo polar e o outro ser hidrofóbico a uma mudança na estrutura que faz com que os glóbulos vermelhos assumam forma de foice, que prejudica o transporte de oxigênio, aumenta a taxa de hemólise e perda da elasticidade durante a circulação por pequenos capilares.Os indivíduos que apresentam a doença (homozigotos) têm resistência ao parasita da malária que passa parte do seu ciclo de vida dentro dos glóbulos vermelhos. Isso ocorre pois o parasita utiliza os 120 dias de vida dos glóbulos saudáveis pra se desenvolver e sair, mas os glóbulos alterados só vivem 90 dias impossibilitando que o ciclo parasitário ocorra por completo.
4.Descreva sobre a doença Fenilcetonúria: causa, conseqüências e os tratamentos possíveis.
A fenilcetonúria ocorre devido a uma mutação que resulta na deficiencia da enzina fenilalanina hidroxilase, enzima essa responsável pela quebra de fenilalanina em tirosina. Assim, essa incapacidade de metabolização gera uma redução de tirosina e acúmulo de fenilalanina no sangue. A fenilalanina em excesso tem efeito toxico ao sistema nervoso central, interferem na síntese protéica cerebral e mielinização, diminuem a formação de serotonina. Essas alterações determinam a perda de funções, especialmente da capacidade intelectual do fenicetonúrico, por isso é muito importante que seja detectada o quanto antes (de preferencia na primeira semana de vida do individuo, detectada através do "teste do pezinho").
Consequência: Retardo mental e distúrbios comportamentais.
5. Qual a importância da presença de aas. essenciais na nossa dieta. Cite exemplos de aas. Essenciais
 Um aminoácido essencial é aquele que o organismo não é capaz de sintetizar mas é necessário para o seu funcionamento. São importantes na sintese de neurotransmissores. Tem então de os obter através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas.
Exemplo: Fenilalanina, Leucina, Triptofano e outros
6. Como vc explica que com apenas 20 aas. podem ser formadas milhares de proteínas diferentes?
 
 As proteínas são moléculas feitas de sequências de aminoácidos ligados através de ligações peptídicas. O código genético traduz para 20 aminoácidos diferentes que compõe as proteínas. Por isso existem inúmeras combinações entre aminoácidos para se formar uma cadeia polipeptídica e esta é a razão para a diversidade de proteínas dos seres vivos.
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais