Buscar

SIMULADO PRÁTICA PROFISSIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADO PRÁTICA PROFISSIONAL: EDUCAÇÃO E TRABALHO
 De acordo com os conteúdos abordados e o livro base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contempla a concepção de ser humano numa perspectiva histórico-social.
O homem, como todas as outras coisas/seres, tem uma essência, uma natureza fixa e imutável.
O homem é visto como ser histórico.
Visão que privilegia o empírico, o conhecimento adquirido pela experiência.
Concepção que se originou com o Renascimento (séculos XV e XVI).
Visão também conhecida como concepção metafisica (idealista).
 De acordo com os conteúdos abordados e o livro base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, o trabalho é a manifestação das relações que os homens travam entre si com a natureza. Analise as afirmativas a seguir:
As relações entre os homens e a natureza se apresentam em diferentes fases históricas e refletem os modos de produção da época.
Quanto mais modernos e tecnologicamente avançados são os instrumentos utilizados pelo homem, maior é a influência que exercem no meio em que vivem.
Visto que os homens e os animais produzem a vida pelo trabalho, é correto afirmar que tanto o trabalho como a educação são práticas sociais que pouco interferem na forma como os seres vivos produzem sua existência, cumprindo apenas o papel de produção material para as necessidades humanas.
O trabalho constitui os seres humanos, pois aquilo que o homem é depende das condições materiais da sua produção. Ao mesmo tempo em que ele modifica o modo de produção por meio do trabalho, o trabalho produz mudanças no homem.
São corretas apenas as afirmativas:
I, II e III
II e III
I, II e IV
I e IV
II, III e IV
 Ao longo da história, em determinado momento, há uma separação entre trabalho e educação, de acordo com os conteúdos abordados e o livro base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa correta a este respeito.
A divisão do trabalho tem como decorrências a divisão da sociedade em classes e a universalização da escola.
A divisão da sociedade em classes leva à divisão da educação em duas modalidades: uma educação centrada em atividades intelectuais e uma centrada no próprio processo de trabalho.
A escola atual resulta do privilegiamento da educação intelectual, ou seja, da permanência no contexto contemporâneo da forma educacional inicialmente destinadas às classes proprietárias.
O modo de produção capitalista provocará decisivas mudanças na educação, colocando o mercado como central na oferta educacional.
O processo de trabalho com base na maquinaria trouxe a crescente necessidade de especialização profissional, tendo como resultado a necessidade de especialização, tendo como resultado a necessidade de uma escola básica diferenciada para cada perfil profissional.
 De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, analise as afirmações a seguir sobre o surgimento da educação escolarizada.
As mudanças no mundo do trabalho trazem, ao mesmo tempo, mudanças nas relações sociais, no entendimento do que é o mundo, do que é a sociedade e do que é o ser humano. Tais mudanças de paradigmas influenciam, também, a educação.
Quando o ser humano deixou de produzir a sua existência coletando frutos, caçando e pescando, iniciou-se um processo de domínio da natureza por meio da agricultura e pescando, iniciou-se um processo de domínio da natureza por meio da agricultura, fato que levou a humanidade a controlar a natureza pelo trabalho e pela educação. Nesse momento, o homem passou a ter necessidade de educar suas gerações para a transformação da natureza.
Com o trabalho de produção da agricultura o homem passou a usufruir da natureza de forma natural, tornando-se coletor do que a natureza naturalmente oferecia.
As sociedades primitivas, na qual os homens apenas caçavam e coletavam os recursos oferecidos pela natureza, eram caracterizadas pelo modo coletivo de produção da existência humana. Nelas, a educação era um processo natural e não havia diferenciação na forma como o conhecimento era transmitido para as gerações seguintes.
São corretas apenas as afirmativas:
I e II
III e IV
II e IV
I e IV
I, II e IV
 De acordo com os conteúdos abordados e o livro base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, a divisão dos homens em classes irá provocar também uma divisão na educação. Enumere, em ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada momento histórico-social dessa divisão da educação.
Escolas no Antigo Egito, quando houve uma divisão acentuada do trabalho.
Na Grécia, a separação segundo as classes sociais eram menos rígidas e evidenciavam um desenvolvimento para uma forma de educação mais democrática.
Com a Era Carolíngia, que compreende os séculos IX e X, ocorreu a instituição da escola de palácio, criada pelos reis.
Foi no século XVII, com a revolução iniciada com as teorias de Galileu, que ocorreu o nascimento da ciência.
A Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero, que ocorreu no início do século XVI, representou um marco na mudança das formas organizacionais da educação.
( ) Neste período e região, a proposta era repassar aos alunos ensinamentos de caráter moral e político e as práticas de educação escolarizada tinham um caráter autoritário.
( ) Neste momento histórico, deu-se ênfase ao conhecimento cientifico com a introdução de novas disciplinas, como Física, Química, Biologia, Sociologia.
( ) Nesta escola, o ensino cientifico e filosófico tinham o objetivo de preparar os futuros cidadãos para o governo e para as classes governadas, apenas um treinamento para o trabalho.
( ) O objetivo das escolas desta época e lugar estavam voltados para a formação de quadros para o governo do funcionalismo régio (funcionários da monarquia), e para a fomentação das escolas monacais (formação de monges e professores).
( ) Neste contexto, ocorrem mudanças na organização do trabalho didático advindas da necessidade de atender a um número maior de estudantes. Os monges, abades e párocos foram dispensados e o sistema de educação escolar sofreu alterações no sentido de apresentar uma proposta de estudos em diferentes e consecutivos níveis de aprendizagem.
Agora, marquem a sequência correta:
1 – 3 – 5 – 4 – 2 
2 – 4 – 3 – 1 – 5 
1 – 4 – 2 – 3 – 5 
4 – 3 – 2 – 5 – 1 
5 – 4 – 3 – 2 – 1 
 As palavras produzem significados articulados às relações sociais de produção da existência humana. Sendo assim, a mudança do termo “ tripalium ” pelo termo “ labor “ para significar “ trabalho “ ocorre tendo em vista qual elemento ? assinale a alternativa correta.
A mudança do modo de produção feudal para o modo de produção mercantil.
O significado pejorativo da palavra tripalium, que associa a ideia de trabalho à de castigo.
A necessidade de dar ao trabalho escravo um sentido positivo, encobrindo a exploração a ele associada.
A forma especifica de exploração do trabalho sob o capitalismo.
O trabalho intelectual é superior e o trabalho material são considerados com o mesmo valor independente da divisão de classes.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos abordados e o livro base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, sobre a divisão de trabalho, analise as assertivas a seguir:
A divisão do trabalho modifica significativamente a relação entre o homem e o trabalho. No momento em que a manufatura passa a ser o novo modo de produção, inicia-se o processo de alienação do homem; quando ele se torna fragmentado, produzindo mercadorias sem ter consciência do produto final, sendo forçado a utilizar apenas o trabalho físico. A divisão social do trabalho acontece através da exploração das forças de trabalho parciais por um mesmo capitalista, que as emprega como força de trabalho coletiva.
PORQUE:
A divisão do trabalho não é apenas técnica. Ela torna-se também uma divisão social através da venda de diferentes forças de trabalho ao mesmo capitalista que as emprega como força de trabalho.
Como afirmou Marx “ A divisão social do trabalho e a correspondente limitação dos indivíduos a esferas profissionais desenvolvem-se, como a divisão do trabalho na manufatura ”.
É correto afirmar que:
As assertivas I e II são proposições excludentes.
Assertiva I é uma proposição falsa e a assertiva II é verdadeira.
As assertivas I e II são falsas.
As duas assertivas são verdadeiras.
A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
 De acordo com os conteúdos abordados e o livro base Trabalho e 
Educação: uma perspectiva histórica, algumas mudanças foram decisivas para a implantação do sistema capitalista. Assinale a alternativa que cita essas mudanças.
A separação entre trabalho e propriedade; separação entre o trabalho e as condições objetivas do trabalho; superação do trabalho artesanal; destruição da pequena propriedade do camponês trabalhador; inclusão do pequeno capital através da superação de modos de produção escravista e feudal.
A apropriação pelo trabalhador dos instrumentos de seu trabalho; manutenção dos meios de consumo com os quais a comunidade garantia a sobrevivência; modificações nas formas de trabalho e nas relações que as acompanhavam.
A manutenção da escravatura; o predomínio do trabalho artesanal; retirada da maquinaria das fabricas; a descoberta de novas rotas comerciais.
A manutenção do trabalho familiar; a unificação do processo de produção; a unificação entre trabalho e propriedade.
A garantia da pequena propriedade para o trabalhador; o absolutismo da Igreja Católica; a formação da aristocracia para o trabalho.
 Com base nos conteúdos apresentados e o livro base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
Crise de 1848
Crise de 1929
Crise de 1909
Crise de 2008
Crise de 2012
( ) Esta crise se caracterizou pela Primeira Guerra Mundial, pela destruição da Europa e pelo fato histórico conhecido como “ A Grande Depressão ”.
( ) Esta crise se caracterizou pelo crescimento dos meios de produção que não encontravam correspondência na expansão das forças produtivas.
( ) Esta crise se caracterizou pelo esgotamento da produção assente na força do vapor e do ferro e pela introdução do petróleo, da eletricidade e do aço, o que se configurou como segunda Revolução Industrial.
( ) Esta crise, que afetou a Espanha e Portugal, se caracterizou pelo desemprego e queima de arquivos das empresas públicas.
( ) Esta crise se caracterizou pela queda dos bancos, das seguradoras e das bolsas de valores.
Agora, marque a sequência correta.
3 – 2 – 4 – 5 – 1 
2 – 4 – 3 – 5 – 1 
2 – 1 – 3 – 5 – 4 
4 – 3 – 2 – 1 – 5 
3 – 2 – 4 – 1 – 5 
 De acordo com o texto, com os conteúdos do abordados e o livro base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, podemos afirmar que com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o capitalismo elevou ao máximo sua produtividade. A repressão aos trabalhadores e aos movimentos culturais exigiu a expansão da escolaridade sob uma influência tecnicista. Qual das alternativas abaixo complementa essa ideia? Assinale a alternativa correta.
Assim como os processos produtivos passaram a ser mais controlados por meio dos métodos de gestão dos trabalhadores, também a educação precisava ser melhor planejada, tornando claro às escolas como se deveria ensinar. Evidenciou-se assim a necessidade de vincular a educação diretamente aos resultados do trabalho produtivo. Da mesma forma que no mundo do trabalho o operário era submetido a uma rotina mecânica e desprovida de sentido a educação passou a ser mecanizada, isenta de reflexão a respeito dos conflitos sociais e políticos da época.
Na pedagogia tecnicista, o foco principal passou a ser colocar o aluno como elemento principal da relação professor-aluno, ressaltando uma relação interpessoal e intersubjetiva no processo de ensino-aprendizagem que garantisse o aprendizado de forma prazerosa e ao mesmo tempo com formação critica.
A pedagogia tecnicista defendeu os princípios de que a aprendizagem precisava ser motivadora e que a criança tinha um papel predominantemente ativo nesse processo. Professor e aluno passaram a desempenhar o papel central no ensino, até mesmo em detrimento da questão organizacional e estrutural do processo.
Nas bases da escola tecnicista foram empregados valores humanísticos vinculados diretamente ao desenvolvimento pessoal e político dos educandos. Já a Escola Nova interessava-se pela compreensão das necessidades da infância e, ajudada pela biologia e psicologia, elaborou princípios orientadores nesse sentido.
Nesta perspectiva, caberia à escola de contribuir para a constituição de uma sociedade, em que os membros se aceitassem e se respeitassem na sua individualidade, independente das diferenças que se evidenciassem durante o processo de ensino. A pedagogia tecnicista veio com esse objetivo claro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais