A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pré-visualização | Página 1 de 9

1-A utilização de diferentes teóricos no embasamento de nossa caminhada na Educação é um processo natural que acontece em praticamente todas as instituições de ensino de nosso país, pois buscamos adequar nossas práticas às vivências e experiências já defendidas por alguém, em algum lugar do planeta, nas mais diferentes situações e épocas da vida deles. Nascem, assim, as diferentes metodologias e concepções de ensino. Na Educação Infantil não é diferente e muitos teóricos do passado continuam sendo referência até hoje. Com relação à Pedagogia Montessori, analise as seguintes sentenças:
I- As atividades propostas nesta pedagogia favorecem a liberdade, a disciplina e a responsabilidade. CORRETA
II- Esta pedagogia foi criada e desenvolvida pela médica Maria Montessori, a partir de seu interesse por crianças deficientes. CORRETA
III- Na teoria Montessoriana, prevalece a opinião do professor, desconsiderando os interesses do aluno. ERRADA
IV- As atividades desenvolvidas nesta teoria não estimulam a autonomia da criança, pois é o adulto que precisa servi-las. ERRADA
2-Loris Malaguzzi, professor e principal idealizador da proposta desenvolvida nas escolas de Reggio Emília para a Educação Infantil, lutava por uma escola em que o tédio e a passividade não encontrassem espaço, ele dizia que era preciso oferecer às crianças o que há de melhor. Para tanto, ele defendia duas constantes. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Confiar no futuro e projetar.
( ) Viver o presente e estudar.
( ) Conhecer as artes e reproduzi-las.
( ) Amar o estudo e escrever.
3-Quando se faz uma reflexão sobre as obras de Paulo Freire, percebe-se a grandiosidade de sua colaboração para a Educação. Este autor escreveu muito a respeito do ?ensinar? e seu pensamento certamente pode se tornar base para nosso trabalho. Pensando a respeito da contribuição desse autor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.
II- Ensinar não é transferir conhecimento.
III- Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando.
IV- Ensinar exige curiosidade.
( IV ) O professor precisa incentivar a curiosidade na criança, de forma que ela busque respostas para seus próprios questionamentos, indagações e interesses. É necessário instigá-la a ser sempre crítica. 
( II ) O professor deve ser reflexivo, planejar ações práticas que objetivem a construção do conhecimento. A criança necessita construir o conhecimento em conjunto com o professor e o grupo.
( III ) Cabe ao professor respeitar a criança, não fazer distinções e não ter preconceito. Buscar o melhor da criança e dar também o melhor de si. Respeitar a identidade e autonomia de cada um.
( I ) A criança quando chega à instituição de Educação Infantil já possui seus saberes socialmente construídos. Ela traz situações de sua realidade e tem vontade de compartilhar com o grupo. 
4-Brincar é assunto sério quando falamos de crianças, pois para elas a vida sem brincadeira não tem a menor graça. Por meio das brincadeiras elas interagem com outras crianças, expressam sentimentos, aprendem a respeitar regras e vivenciam situações da vida real em seu imaginário infantil. A partir desta constatação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Crianças não realizam experiências culturais ou sociais enquanto brincam sozinhas, pois estes movimentos só acontecem mediante interação do adulto.
( ) A brincadeira precisa ter objetivos pedagógicos, pois na escola o brincar pelo brincar não contribui em nada para a vida da criança.
( X ) Enquanto brinca, a criança aprende a interagir com pessoas, objetos ou brinquedos, realizando os seus anseios e estruturando seu pensamento.
( ) Os sentimentos dificilmente são manifestados durante as brincadeiras, pois as crianças não externam o que sentem, já que vivem um mundo imaginário.
5-A criança de 0 a 1 ano passa pela fase que frequentemente coloca objetos (brinquedos) na boca. É no desejo de experienciar as diversas sensações (duro, mole, macio) que a criança amplia seu universo de conceitos. Sobre os aspectos a considerar na seleção dos brinquedos para os bebês, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lavável.
II- Cordas e cordões.
III- Tamanho.
IV- Durabilidade.
( III ) Escolher brinquedos de tamanho superior à mão fechada da criança.
( IV ) Os brinquedos não devem ser muito duros ou que possam quebrar facilmente.
( II ) Evita-se porque podem enroscar no pescoço da criança.
( I ) Escolher brinquedos que podem ser higienizados com frequência.
6-Desde que nasce, a criança é capaz de comunicar-se com o mundo à sua volta, por meio do choro, do riso, do pedido por comida ou colo, de maneira calma ou em forma de birra. Depois que cresce, essa comunicação torna-se maior, pois a criança passa a utilizar outras maneiras para demonstrar o que quer. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Para comunicar-se, a criança pode utilizar a fala, o desenho ou o gesto.
( F ) Quando uma criança não fala ela se torna incapaz de comunicar-se.
( V ) O fato de uma criança brincar, experimentar coisas novas e interagir com os outros contribui para sua comunicação.
( V ) Para haver comunicação, o brincar, o falar, escrever, gesticular ou desenhar precisam ser inseridos nas atividades cotidianas.
7-A utilização de diferentes teóricos no embasamento de nossa caminhada na Educação é um processo natural que acontece em praticamente todas as instituições de ensino de nosso país, pois buscamos adequar nossas práticas às vivências e experiências já defendidas por alguém, em algum lugar do planeta, nas mais diferentes situações e épocas da vida deles. Nascem, assim, as diferentes metodologias e concepções de ensino. Na Educação Infantil não é diferente e muitos teóricos do passado continuam sendo referência até hoje, como Célestin Freinet, por exemplo. Com relação às diferentes técnicas pedagógicas desenvolvidas por ele, analise as seguintes sentenças:
I- O texto livre expressa a vontade da criança, pois ela pode exercitar a sua escrita livremente, na hora, no formato e sobre o assunto que lhe interessar, sem cobranças. CORRETA
II- O livro da vida é o registro do que foi marcante ao grupo durante determinado tempo, podendo conter fotos, desenhos, gráficos etc., e podendo ser lido pelas famílias e/ou alunos. CORRETA
III- Freinet sugere que o professor seja o redator principal do jornal da escola, para que as crianças não sejam expostas diante dos colegas e da comunidade. ERRADA
IV- As aulas-passeio não podem acontecer em todas as séries, devendo priorizar o Ensino Fundamental II, pois os pequenos não apresentam condições de estabelecer relação entre a teoria e a prática. ERRADA
8-Na implantação de uma proposta didático-pedagógica para a Educação Infantil, diferentes teóricos e concepções precisam ser estudadas, discutidas e compreendidas pelo corpo docente, pois desse conhecimento depende a qualidade do ensino que será oferecido. Com relação ao papel do professor nas diferentes concepções teóricas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pedagogia Waldorf.
II- Pedagogia Montessori.
III- Pedagogia Freinet.
IV- Construtivismo de Piaget.
V- Sociointeracionismo de Vygotsky.
( II ) O professor incentiva a criança a realizar suas tarefas sozinha, em prol de sua autonomia e independência.
( III ) O professor utiliza diferentes técnicas como recurso de aprendizagem, dentre elas o jornal da escola e as aulas-passeio.
( IV ) O professor motiva a criança a construir o próprio conhecimento, respeitando as etapas do seu desenvolvimento.
( V ) O professor promove situações de interação e trabalho colaborativo entre as crianças, pois o contato com o outro influencia na aprendizagem. 
( I ) O professor estabelece laços de afetividade com a turma e a acompanha durante muitos anos.
9-Muito se falou das escolas de Educação de Reggio Emília como referência mundial para a Educação