Buscar

vap 4 a Arte na educaçao infantil e pratica

Prévia do material em texto

Complete as frases sobre as estratégias propostas pelo referencial, para artes visuais, com a divisão por faixas etárias. A cada faixa etária corresponde um número. Assinale a seqüência numérica correta:
 
 
De 0 aos 3 anos
 
De4 a 6 anos
 
 
A – Em relação às crianças _____________, a proposta do Referencial enfatiza o fazer arte com materiais e técnicas diversificadas, propondo a exploração dos materiais e de seus procedimentos já apontando para o reconhecimento de aspectos da linguagem visual, como linha, plano, espaço bi e tridimensional.
 
B - O Referencial estabelece sobre o fazer arte _______________ quatro fundamentos: a exploração e manipulação dos materiais, a exploração e o reconhecimento dos movimentos que geram a expressão gráfica, o cuidado com o corpo em contato com os materiais e o cuidado com os materiais.
 
C - Para a etapa _______________, a apreciação foi concebida como observação e identificação de imagens diversas, garantindo assim um primeiro contato visual e talvez também tátil das crianças com os referenciais culturais de nossa civilização.
 
D - Em relação à apreciação, ________________ são apontados para essa etapa os seguintes fundamentos: conhecimento da diversidade cultural, a apreciação por meio de observação e leitura dos elementos da linguagem visual, além da leitura por meio de relações narrativas, descritivas e de interpretação de imagens, finalizando com a necessidade de se estabelecerem correlações entre os aspectos apreciados com as experiências pessoais que permeiam as diferentes realidades a que pertencem às crianças.
 
A seqüência correta que corresponde aos números das faixas etárias é:
 
Escolha uma:
c. 2,1,1,2.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Relacione os conteúdos de Música às idades previstas no Referencial Curricular da Educação Infantil:
 
 
De 0 a 3 anos
 
De 4 a 6 anos
 
A - Para a etapa de ____________________ a apreciação variada de obras musicais e as relações entre musicalidade e expressão corporal ganharam destaque.
 
B - Em relação às crianças________________, aponta como ações para seu desenvolvimento o conhecimento de características dos sons e silêncios que compõem a linguagem musical, como altura dos sons (graves ou agudos), duração (curtos ou longos) e outros.
 
C - Quanto à apreciação musical ________________tem-se: a escuta de diversos ritmos, pertencentes a culturas variadas, tanto brasileiras como estrangeiras. Enfatiza também o conhecimento sobre a forma musical.
 
D - Em relação ao fazer musical_________________, o Referencial aponta ações como a exploração de sons e silêncios, a interpretação musical e a participação em jogos e brincadeiras rítmicos.
 
 
A seqüência corresponde aos números das faixas etárias é:
 
Escolha uma:
a. 1,2,2,1.
Assinale a alternativa correta para matérias e procedimentos musicais:
 
I – Os sons são os materiais fundamentais à música; os silêncios, entretanto, não estabelecem nenhuma relação com sua prática.
II – A representação do som é realizada por meio de uma onda, demonstrando assim, sua periodicidade.
III – Ritmo é a percepção das alturas sonoras.
IV - A música e os sons comunicam e expressam sensações universais e nada têm a ver com aspectos culturais das civilizações e culturas atuais ou do passado.
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa II está correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes