Buscar

Teoria dos sistemas no campo da administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.1 Origem da teoria dos sistemas no campo da administração.
Em 1950, os estudiosos da administração voltaram-se para os detalhes da organização para tentar entende-la como um sistema total.Esses esforços eram baseados em uma abordagem cientifica chamada teoria dos sistemas (TS).
Nos anos 1930, Bertalanffy percebeu que a tecnologia e a sociedade tinham se tornados tão complexas que assoluções tradicionais não mais conseguiriam ter êxito. Criou-se então a Teoria Geral dos sistemas (TGS) que compreendia um conjunto de enfoques que se complementavam entre os quais se encontravam ateoria de conjuntos, a teoria das redes, a cibernética, a teoria da informação, entre outras. 
A visão sistêmica bem como todas as ciências verdadeiras, está baseada em uma busca sistêmica de justiça eordem no universo.
Para Bertalanffy a TGS não deveria buscar solucionar problemas, mas produzir teorias que pudessem ser aplicadas na realidade em que vivemos.
Uma das ideias centrais do enfoquesistêmico é a definição da organização como um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes, que podem ter, cada um, seus próprios objetivos. A abordagem sistêmica define a empresa como umsistema composto por um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes, organizada de maneira a produzir um todo unificado.
Nos últimos 50 anos, um amplo conjunto de metodologias sistêmicasfoi aplicado visando a lidar com os problemas mal estruturados.
A TGS pode ser compreendida como um modelo de analise empírica, utilizada para analisar fenômenos complexos como sistemas, podendo serutilizado no estudo da negociação.

Outros materiais