Buscar

DISCURSIVA nota 100 METODOLOGIA CIENTIFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA NOTA 100
Questão 1/2 - Metodologia Científica
Leia o fragmento de texto : 
Em muitos cursos universitários, resumos e resenhas são frequentemente exigidos pelos professores. Ambos são formas de proporcionar ao estudante a prática da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que o incentivam a entrar em contato com conteúdos específicos das disciplinas de seu curso. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2 ed. Campinas: Papirus, 2008. (p. 59-60) 
O texto em questão toma como pressuposto o fato de que há trabalhos acadêmicos que muitas vezes se confundem. 
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, caracterize “resumo” e “resenha”, diferenciando-os:
Nota: 50.0
	Resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação. O resumo como parte de um trabalho técnico-científico é diferente do resumo como trabalho acadêmico. Enquanto o primeiro (seguido de palavras-chave, abstract e keywords) faz parte de uma estrutura textual, o segundo é um trabalho acadêmico propriamente dito, que, ao contrário do primeiro, não tem um número de palavras definido. (p. 105)
A resenha é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos à obra estudada, pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero (ANDRADE, 2004, p. 61). (p. 108)
 
Resposta: Resumo; sintetiza as principais ideias do texto, tendo o cuidado de manter a intenção do autor tirando as narrativas, ilustrações, exemplos; Resenha: É um tipo de resumo critico em um texto que estabelece comparação com as obras da mesma area, permite comentarios e exige um profundo conhecimento do assunto abordado, é uma capacidade critica de discutir as ideias criticas contidas nele, o que leva o leitor a compreender a sintese e assim ja ter uma ideia posterior a leitura total do material.
Questão 2/2 - Metodologia Científica
Leia o fragmento de texto: 
As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio. Tais citações são transcritas a partir das fichas de documentação, podendo ser transcrições literais ou então apenas alguma síntese do trecho que se quer citar. Em ambos os casos, é necessário indicar a fonte, transpondo os dados já presentes na ficha. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. (p. 174)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem, entre os tipos de citação, três modelos considerados principais: citações diretas, citações indiretas e citação da citação. No que consiste cada um desses modelos? Caracterize-os:
Nota: 50.0
	Entre os tipos de citação, podemos apresentar três modelos principais: i) citação direta — transcrição de trecho de texto de um autor consultado; pode ser um fragmento curto ou longo, ii) indireta — transcrição livre do texto do autor consultado e iii) citação de citação — transcrição direta ou indireta de um texto a cuja versão original não se teve acesso. (p.53—59).
Resposta: na impossibilidade de encontrarmos a fonte original da citação podemos usar o que chamamos de citação da citação, que e menção a um documento que se utiliza de informação pendente a outro trabalho. Citação direta sao ideias de outros autores. presente no texto, que pode ser citação curta ou citação longa. Citação indireta é a transcrição se utilizando de palavras proprias de ideias de outros autores, no entanto com palavras diferentes, falando exatamente o que o autor quiz dizer em seu material nao mudando a ideia original.

Outros materiais