Buscar

TRABALHO ED. ESPECIAL Como posso contribuir para que a Educação Inclusiva seja realidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como posso contribuir para que a Educação Inclusiva seja realidade
	A educação inclusiva consiste na idéia de uma escola que não selecione crianças em função de suas diferenças individuais, e se a educação é de todos, os alunos com necessidades especiais estão sem duvida ai incluídos. Neste contexto toda criança deve ter o direito de estar inserida em um programa educacional independente de suas dificuldades ou deficiências.
	Refletir sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais nos faz repensar o sentido atribuído à educação. Implica, portanto, atualizar nossas concepções e dar um novo significado aos propósitos educacionais, compreendendo a complexidade e a amplitude que envolve o processo de construção de cada indivíduo. 
	Todo processo educacional voltado para pessoas com necessidades especiais deveria ser pensada numa perspectiva em que o que importa para a inclusão não é a deficiência e sim o sujeito, tendo em vista a preparação para a vida na família, na escola, ou seja, na sociedade, sendo assim, busca-se instigar os professores, no sentido de despertá-los para questão da inclusão e integração do aluno com necessidades especiais no espaço social. Esse espaço não inclui apenas a família e a escola, mas também ruas, praças, parques, clubes enfim todos os espaços que possam ser ocupados por esses alunos. 
	No entanto, independente de suas dificuldades e deficiências todo aluno pode, a seu modo e em seu tempo, se beneficiar de programas educacionais. Ele precisa apenas que lhe sejam dadas oportunidades adequadas para desenvolver seu potencial de aprendizagem e, consequentemente, se integrar.
	Acredita-se que para almejarmos uma escola inclusiva e com qualidade em primeiro lugar, faz-se necessário um companheirismo entre todos os professores e um comprometimento com a educação, para mudar atitudes preconceituosas e discriminatórias, adotando práticas na valorização da diversidade humana, respeitando as diferenças individuais, acolhendo todas as pessoas e envolvendo a comunidade como um todo, para que a educação inclusiva possa efetuar-se de maneira satisfatória é ainda necessário que a escola tenha professores capacitados, para atender essas crianças com necessidades educacionais especiais e até mesmo ajudar os demais professores para que possam interagir com facilidade com essas crianças, valorizando a aprendizagem como um eixo central em suas atividades escolares, buscando metodologias e estratégias de ensino ações que favoreçam o desenvolvimento de todos os alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais