Buscar

da alteração da libido até o humor 6 lições sobre o ciclo menstrual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

http://revistadonna.clicrbs.com.br/saude/livro-mulheres-em-ebulicao-ensina-por-que-toda-mulher-precisa-conhecer-melhor-seu-ciclo-menstrual/
Da alteração da libido até o humor: 6 lições para entender melhor o ciclo menstrual
 Postado por Patrícia Rocha
10-12-2015 às 16h42
Por Patrícia Rocha
“Este livro vai ajudar você a assumir o controle do seu temperamento e da sua vida.” Com essa promessa nada singela, chegou às livrarias do Brasil Mulheres em Ebulição (Sextante, 240 páginas, R$ 29,90), lançamento de Julie Holland, psiquiatra americana especializada em psicofarmacologia. A autora passeia por temas como humor, sensibilidade, estresse, sobrecarga, depressão, relacionamento, sexo e uso de medicamentos tendo como eixo uma mesma premissa: quanto mais você conhecer o próprio corpo e as oscilações hormonais do ciclo menstrual que se repetem mês a mês, mais preparada estará para lidar com suas emoções e interagir com o mundo.
:: Chega de fingir: 6 motivos que dificultam o orgasmo feminino e como superá-los
PUBLICIDADE
inRead invented by Teads
– Quando você está mais ou menos interessada em sexo? Quando está mais ou menos irritável? Ou resiliente? Você vai notar que há padrões que coincidem com seu ciclo menstrual – destaca Julie em entrevista por e-mail, fazendo a ressalva de que quem usa contraceptivos via oral talvez não sinta tanto essas mudanças.
Sextante, 240 páginas, R$ 29,90
1. Os hormônios explicam o que toda mulher deveria saber
Reações e comportamentos que os hormônios ajudam a entender:
• A mulher pode chorar mais facilmente e ficar mais sensível por causa da flutuação de hormônios como o estrogênio.
• Pode se sentir mais aventureira sexualmente devido a um pico no nível de testosterona no meio do ciclo menstrual.
• Uma garota está mais propensa a perder a virgindade no auge dos picos de testosterona típicos da adolescência.
• Quando você está no período fértil, fica mais propensa a se sentir sexualmente atraída por alguém ou a dar sinais de que está interessada em sexo. Você também estará com mais vontade de fazer sexo e terá maior lubrificação.
• É normal ter aumento e diminuição na libido (o quanto de tesão você sente) dependendo da fase do ciclo.
• Pode se achar mais insatisfeita ou crítica quando está na TPM. É também neste período que algumas mulheres ficam mais obsessivas e prestam atenção aos detalhes. Um bom momento para arrumar o closet ou lidar com papelada.
• Está mais propensa a trair seu parceiro quando seus níveis de testosterona sobem no meio do ciclo.
:: Guia da vagina: 10 curiosidades que podem melhorar a sua vida
2. TPM: lições do mau humor 
Sabe aquela irritação típica da TPM? Pois preste atenção naquilo que a incomoda nesse período do ciclo e reflita: talvez nesse momento você se dê ao direito de assumir para si mesma e para os outros as coisas que lhe deixam insatisfeita e que se força a aguentar ao longo do mês.
– A TPM oferece um olhar crítico, quando você vê como tem feito concessões, desdobrando-se para satisfazer as demandas dos outros, acomodando-se. Durante a TPM, um momento naturalmente de menor acomodação, é bom rever tudo o que você faz para outras pessoas em vez do que pode ser melhor para você – diz Julie.
:: Guia do pênis: 10 curiosidades que vão te ajudar a entender “ele” melhor
3. E o desejo por chocolate? 
No livro, relata Julie, alguns estudos apontam que o desejo por chocolate na TPM seria um fenômeno cultural. E ela aproveita para dizer que discorda, destacando que, na TPM, a serotonina cai, e o corpo tenta compensar com o consumo de carboidratos – incluindo o açúcar.
– Em minha experiência, não é mito! Há razões biológicas por ter vontade de comer chocolate durante a TPM – defende.
4. Dor e ansiedade
No livro, Julie destaca que, quando abriu seu consultório, há 20 anos, muitas vezes precisava acalmar pacientes para quem recomendava antidepressivos. Elas temiam tomar algo que pudesse alterar sua química cerebral. Hoje, o cenário é outro: elas chegam diante da psiquiatra apenas com a dúvida de qual remédio devem tomar. Embora celebre a desmitificação do uso de antidepressivos e afins para quem precisa deles, a autora destaca o perigo de simplesmente mascarar dores que fazem parte da vida:
– Não é razoável esperar que a vida seja livre de dor, tristeza e ansiedade. Estas são emoções humanas normais e não necessitam ser sempre medicadas. As companhias farmacêuticas querem patologizar a experiência humana em sintomas de doenças. Dor e ansiedade ajudam a entender que há algo errado em sua vida e que necessita de sua atenção. Se você põe o alarme na opção “mudo” e não sente mais ansiedade ou dor, não terá como resolver o problema.
:: Viu essa? Agência de medicamentos nos EUA aprova primeiro “viagra feminino”
5. Hormônios e depressão
– As flutuações hormonais colaboram para que mulheres sejam mais sensíveis e emotivas e podem levar a quadros depressivos ou de ansiedade. Mulheres tomam medicamentos e vão a psiquiatras duas vezes mais do que os homens. Pode ser porque elas ficam depressivas ou ansiosas com mais frequência do que eles ou porque se sentem mais à vontade para assumir suas emoções e procurar ajuda – diz Julie.
Sexo é um antidepressivo natural? Julie Holland responde:
– Sim, mas tem que ser sexo com orgasmo para realmente atuar como um alívio ao estresse. Já se mostrou que sêmen tem efeitos antidepressivos, mas os níveis de dopamina e endorfina aumentam durante o orgasmo. A ocitocina, que inunda o cérebro depois do gozo, é outro hormônio relaxante que traz sensação de bem-estar.
:: 5 razões para testar o coletor menstrual, o novo absorvente
6. Entendendo de vez o ciclo menstrual
Fase folicular
Começa no primeiro dia da menstruação e dura, em média, 12 dias. É quando o ovário estimula a produção do óvulo, e os níveis de estrogênio aumentam, fazendo com que você se sinta mais atraente, maternal e tolerante, qualidades que ajudam a seduzir o parceiro enquanto você se prepara para ovular – como destaca a autora em Mulheres em Ebulição. Nessa fase, as pequenas dificuldades tendem a não incomodar tanto porque o estrogênio atua como o hormônio do estresse.
Fase lútea
Engloba as duas semanas entre o óvulo ser liberado do folículo e a menstruação começar – a ovulação ocorre normalmente na metade do ciclo (para um ciclo de 28 dias, por exemplo, seria no 14º).
Nos dias que acompanham o da ovulação, o desejo sexual aumenta, em sintonia com o período fértil, quando a testosterona atinge seu pico. Como a natureza impele para a procriação, é nesse momento, afirma Julia Holland, que tendemos a nos sentir mais sedutoras e que podemos cair na tentação de transar sem camisinha.
Após a ovulação, começa a etapa em que a mulher fica mais propensa a se sentir de mau humor – a progesterona supera os níveis de estrogênio, e você se percebe mais lenta e irritadiça.
Cerca de três a quatro dias antes de você ficar menstruada, os níveis de estrogênio caem rapidamente, e a progesterona segue em alta. É a chamada tensão pré-menstrual, a TPM, cujos efeitos e intensidade variam de mulher para mulher.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais