TAREFA UNIDADE 1 ORIGEM DO COOPERATIVISMO

Disciplina:Cooperativismo67 materiais618 seguidores
Pré-visualização1 página
TAREFA UNIDADE 1:ORIGEM DO COOPERATIVISMO
QUESTÃO 1
Qual dos precursores do cooperativismo procurou harmonizar os interesses dos trabalhadores, dos capitalistas e dos consumidores e em que ele acreditava?
Alphone Desjardins idealizou em Lévis (Québec) um tipo especial de cooperativa de crédito, no começo do século XX, utilizando os conceitos das cooperativistas de Raiffeisen, SchulzeDellitrzsch e Luzzatti, somados à tradição dos "saving banks" dos Estados Unidos e dos ensinamentos das encíclicas da Igreja Católica dos Papas Leão XIII e Pio X.
As cooperativas de crédito Desjardins representam uma forma de aplicação do auxílio mútuo à atividade econômica, com o objetivo de criar nos associados o hábito da economia sistemática, através de depósitos regulares, beneficiando-os com empréstimos a juros baixos, para atendimento das necessidades profissionais, familiares e pessoais. E, ao mesmo tempo, educando-os democraticamente, dentro do princípio de autogestão, com base em um só voto por pessoa (um ser humano = uma voz).
QUESTÃO 2
Buchez defendia a associação cooperativa dos operários por categoria profissional de forma pacífica e sem espoliações, para que eles se tornassem produtores livres, e, com isso: a) tivessem poupanças em comum; b) obtivessem empréstimos em comum; c) assegurassem salários iguais a todos.
As principais características da associação cooperativa defendida por Buchez eram:
1.A sustentação financeira sem o auxílio do Estado;
2.A dupla função aos associados de empresários e empregados; retorno das sobras (lucros) proporcionais ao trabalho;
3.A indivisibilidade e inalienabilidade do capital social da cooperativa.

QUESTÃO 3
O estatuto da sociedade dos Pioneiros de Rochdale, com seus princípios, normas e estrutura organizacional, passou a ser o Fundamento Doutrinário do Cooperativismo, que são:
1. Livre adesão e demissão dos sócios;
2.Direito de um voto por associado (um ser humano - um voto);
3.Juros limitados ao capital;
4.Distribuição das sobras (lucros) proporcional à operação;
5.Fundo de reserva para aumento do capital;
6.Fundo de reserva para desenvolvimento da educação.
QUESTÃO 4
No 15º Congresso da ACI, realizado em Paris em 1937, foi aprovada a atualização dos princípios cooperativistas, divididos em duas categorias, da seguinte forma:
1.Princípios Essenciais como condição de adesão à ACI - adesão 16 aberta; controle ou gestão democrática; distribuição das sobras (ou excedentes) pro-rata das transações e juros limitados ao capital.
2.Métodos Essenciais de ação e organização - neutralidade política e religiosa; compras e vendas à vista, e promoção da educação.