Buscar

Avaliação Virtual 01 (Responsabilidade Social e Ambiental)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Responsabilidade Social e Ambiental
Avaliação Virtual 01
01) Os movimentos que mais se destacam na atualidade são os ambientais, esse assunto remonta dos idos de 1970 quando as leis ambientais foram pauta de discussões mundiais. É importante considerar que o movimento ambientalista surgiu de forma desordenada, primeiramente formado por grupos esporádicos que alertavam e exigiam ações em defesa ao meio ambiente. Possuindo representantes em quase todo o mundo, os movimentos incorporam o desejo de corrigir a intervenção humana abrupta no meio ambiente. Tendo em vista que os movimentos se tornaram importantes na sociedade, principalmente em razão do lixo, como exemplo, o caso da decomposição difícil do plástico nos aterros e os efeitos disso, a relação homem-natureza e os movimentos passaram a ser além de ambientais também sociais.
É correto afirmar que a partir desses movimentos:
Alternativas:
a) Nasceu a Greenpeace, criada em 1971.
b) Nasceu a UICN, criada em 1948.
c) Nasceu a WWF, criada em 1961.
Xd) Nasceram as ONGs expressivamente atuantes em nosso país, como por exemplo, a SOS Mata Atlântica, criada em 1986.
e) Nasceu a OSS Mata Atlântica, criada em 1986.
02) O interesse político se refere, assim como o interesse público, ao bem geral e está no poder de administrar recursos lançando mão, inclusive, de acordos internacionais para abastecer o mercado. Quase todos os indivíduos defendem que ajudar o bem-estar geral é positivo, mas existe uma certa confusão sobre o que constitui exatamente o interesse público. Contudo, há um consenso contemporâneo de que o interesse público está diretamente ligado aos Direitos Humanos, ao bem comum que se retrata pelos benefícios que podem ser compartilhados por várias pessoas pertencentes a um determinado coletivo ou comunidade.
Do exposto, no que se refere ao interesse político, é correto afirmar que:
Alternativas:
Xa) O interesse econômico e político é o interesse de uma nação, ou seja, o interesse de uma sociedade determinada, sendo que o interesse econômico diz respeito aos recursos escassos e abundantes e a administração deles.
b) O interesse público opõe-se à sociedade, ao meio ambiente e a tudo que é importante à pessoa humana e nessa condição.
c) O interesse privado opõe-se à sociedade, ao meio ambiente e a tudo que é importante à pessoa humana e nessa condição.
d) O interesse escuso está em favor da sociedade, ao meio ambiente e a tudo que é importante à pessoa humana e nessa condição.
e) O interesse econômico e político não se referem à nação, ou seja, interesse de uma sociedade determinada, sendo que o interesse econômico diz respeito aos recursos escassos e abundantes e a administração deles.
03) O meio ambiente, por ser de interesse global, promove muitos movimentos internacionais dando ensejo a encontros, congressos, conferências e promove a formulação de compromissos entre os países para a sua melhoria. Os pactos são exemplos, disso. Em 2002, em Johannesburgo, por meio do Plano de Implementação, a Agenda 21 tornou-se mais sólida, no Rio+10 foram assinados e aprovados a Declaração Política da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, essa tem como principal objetivo pedir anistia das dívidas adquiridas pelos países pobres, pois muitas vezes as desigualdades são provenientes dos esforços em pagar os débitos, dessa forma impossibilita a implantação efetiva de um desenvolvimento sustentável.
Diante da afirmativa assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Entre as competências da UICN está a organização e suporte técnico aos governos para legislação ambiental proposta e criação e estratégia de gerenciamento dos recursos naturais e por essa razão é uma referência internacional e órgão consultivo, desde 1972, no Comitê do Patrimônio Mundial da ONU (Organização das Nações Unidas).
b) A Declaração Universal do Direito Humanos, também de 1998, já preceitua o meio ambiente e ONU (Organização das Nações Unidas).
Xc) Em 1948, na França, em Fontainebleau, foi fundada a UICN – União Internacional para Conservação da Natureza e seus Recursos. Hoje com sede na Suíça, tem como diferencial ser composta por entidades públicas e governos além das pessoas jurídicas de direito privado, o que não é nada comum, haja vista que as ONGs não têm a participação direta no Estado como membro.
d) Em 1988, na França, em Fontainebleau, foi fundada a UICN – União Internacional para Conservação da Natureza e seus Recursos. Hoje com sede na Suíça, tem como diferencial ser composta por entidades públicas e governos além das pessoas jurídicas de direito privado, o que não é nada comum, haja vista que as ONGs não têm a participação direta no Estado como membro.
e) Entre as competências da UICN está a organização e suporte técnico a corporações para legislação ambiental proposta e criação e estratégia de gerenciamento dos recursos naturais, e, por essa razão é uma referência internacional e órgão consultivo, desde 1972, no Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
04) A Proclamação da República, em 1889, foi uma reivindicação popular que desencadeou a mudança de regime no Brasil, que passou de monarquia para República. A Geração caras-pintadas levou à renúncia do Presidente Collor pela reivindicação popular de impeachment em 1992. Além desses dois exemplos, temos um terceiro, que se refere ao protesto contra a mineração imprudente que causa danos irreversíveis ao meio ambiente, fauna e flora, na Malásia e na Romênia, dentre outros países que sofrem com essa prática. Essa reivindicação tem sido cada vez mais frequente.
Dentro desse contexto e a partir do conteúdo estudado sobre os movimentos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Os dois primeiros exemplos retratam movimentos sociais em favor da cidadania e o último não se trata de movimento social.
b) Os três exemplos são, exclusivamente, movimentos sociais.
Xc) Os dois primeiros exemplos retratam movimentos sociais em favor da cidadania e o último, trata-se de movimento socioambiental.
d) Exceção ao exemplo da Proclamação da República, os dois últimos exemplos, referem-se ao movimento socioambiental.
e) Os três exemplos retratam movimento sociais em favor do meio ambiente.
05) Qualquer prática da indústria tem que levar em conta a preservação e a conservação do meio ambiente, além do lucro. Empresas como as montadoras de automóveis, se expandiram no Brasil em razão dos recursos naturais abundantes para esse tipo de empreendimento. Há anos essa indústria vem crescendo e se desenvolvendo e, inclusive, os produtos são produzidos no menor tempo possível, contudo, essa atividade não pode ser desenvolvida as custas do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito de lucro:
Alternativas:
a) Integra o patrimônio da empresa e é considerado como ferramenta de utilização da empresa.
b) Meio do gestor auferir ganhos em operação comercial ou no exercício de uma atividade econômica.
c) Resultado da produção com pequena variedade do produto e analise do resultado.
Xd) Vantagem ou benefício que pode ser material, intelectual ou moral obtido de alguma coisa. Também, é conhecido como ganho auferido em operação comercial ou exercício de uma atividade econômica.
e) Produção em larga escala de produtos padrão operacionalizados em linhas de montagens.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes