Buscar

Contabilidade financeira matriz Raquel Camara final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

análise econÔmico-financeira
 Ano 2016/2017
	
	
	5
Elaborado por: Raquel Damiao Brum Camara
Disciplina: Contabilidade
Turma: Contabilidade_18_03_2018
Introdução
 A Lojas Americanas S.A. é uma empresa brasileira do segmento de varejo fundada em 1929 na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, pelo austríaco Max Landesmann e pelos norte-americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger. A empresa conta com mais de 1320 estabelecimentos de vendas em todo o Brasil. É a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar de 2015.
 A Lojas Americanas tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro e conta com 4 centros de distribuição, em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro), Barueri (São Paulo), Brasília (Distrito Federal) e Recife (Pernambuco). No início de 2012 a empresa anunciou a implantação de um centro de distribuição na cidade de Uberlândia (Minas Gerais) para a Americanas.com e os sites da Shoptime e Submarino, que são pertencentes as Lojas Americanas pelo grupo B2W .
 É controlada por três empresários: Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, o mesmo trio que comanda a Inbev (antiga AmBev), GP Investimentos, América Latina Logística e outros grupos. A rede comercializa mais de 80 mil itens de quatro mil empresas diferentes. 
 Tendo em vista a importância da análise dos resultados econômico-financeiros da empresa para a tomada de decisões tanto dos gestores como investidores, abordaremos nesse trabalho os estudos abordando o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultado dos anos de 2016 e 2017. 
 Serão apresentadas as análises vertical, horizontal e de indicadores econômico-financeiros tais como: Índice de Liquidez, Índices de Estrutura de Capital, Índices de Lucratividade e Índices de Rentabilidade.
Desenvolvimento 
A análise do Balanço Patrimonial e do Demontrativo de Resultado será desenvolvida através da análise vertical e horizontal proporcionando uma análise financeira da empresa.
Segundo Gitman (12ª Edição), a demonstração de resultado é uma síntese dos resultados operacionais da empresa durante um determinado período. O mesmo afirma que: 
 As mais comuns abrangem um período de um ano encerrado numa data específica, 
 normalmente 31 de dezembro de cada ano. Muitas grandes empresas, contudo, operam 
 num ciclo financeiro de 12 meses, chamado de ano fiscal, que se encerra em alguma 
 outra data. Além disso, é comum elaborar demonstrações de resultados mensais para 
 uso da administração e obrigatório fornecer aos acionistas de companhias abertas 
 demonstrações de resultados trimestrais (GITMAN,12ª Edição, p. 41).
Segundo Gitman (12ª Edição), o balanço patrimonial é uma síntese da posição financeira da empresa em um dado momento. O mesmo afirma que: 
 Outra interpretação do Balanço Patrimonial é a de que temos, de um lado, os ativos que 
 foram adquiridos a fim de aumentar o lucro da empresa . O outro lado indica como esses 
 ativos, foram financiados, seja contraindo dívidas seja aplicando os recursos do 
 proprietário. (GITMAN,12ª Edição, p. 43).
ANÁLISE HORIZONTAL
Segundo Hong Yuh Ching,Fernando Marques e Lucilene Prado (2003), a análise horizontal ou análise das proporções nos permite examinar variações em itens do Balanço Patrimonial e de Demonstrativo de Resultado de um período para o anterior tomado como base. Os mesmos afirmam que:
 Essa técnica mostra a evolução de cada conta ao longo dos períodos. Os percentuais de 
 variação são calculados da seguinte maneira: Valor atual - valor anterior x 100 
 Valor da conta no período atual 
 (HONG YUH CHING,FERNANDO MARQUES e LUCILENE PRADO, 2003, pg.104)
Serão analisados primeiramente o Balanço Patrimonial e em seguida o Demonstrativo de Resultado.
BALANÇO PATRIMONIAL
Analisando o Balanço Patrimonial:
Do lado do Ativo, notamos um aumento do ativo circulante em 34 por cento, com destaque no item de disponível em 86 por cento e no ativo não circulante em 16 por cento. 
Do lado do Passivo notamos um aumento no passivo circulante em 21 por cento com destaque nos aumento de 43 e 41 por cento respectivamente nos itens de empréstimos/financiamentos e nas obrigações fiscais e trabalhistas Nota-se um aumento também no passivo não circulante , com destaque no item de tributos a recolher de 61 por cento.
No lado do Patrimônio Líquido nota-se um aumento de 57 por cento, principalmente nos capitais próprios.
DEMONSTRATIVO DE RESULTADO
Analisando o Demonstrativo de Resultado:
A análise horizontal do demonstrativo de resultado indica um crescimento da receita líquida e lucro bruto de 6 por cento e 5 por cento respectivamente , porém isso reflete em um aumento menor de 1 por cento no resultado operacional devido a redução em 16 por cento do resultado de equivalência patrimonial.
ANÁLISE VERTICAL
Segundo Hong Yuh Ching,Fernando Marques e Lucilene Prado (2003), a análise vertical cada item é expresso com uma porcentagem relacionando cada conta com o total de seugrupo. Os mesmos afirmam que:
 A análise vertical do Balanço Patrimonial nos permite visualizar do lado do passivo a 
 parcela de participação de cada fonte de recursos, isto é, de capital de terceiros e de capital 
 próprio. Examinando os últimos exercícios podemos então verificar alguma mudança na 
 política de aplicação e captação de recursos da empresa. Essa técnica mostra a evolução 
 de conta ao longo dos períodos. Os percentuais de variação são calculados da seguinte 
 maneira: 
 
 Conta ou grupo de contas x 100 
 Ativo ou Passivo
 (HONG YUH CHING,FERNANDO MARQUES e LUCILENE PRADO, 2003, pg.101 e 102)
 A análise vertical do Demonstrativo de Resultados nos permite visualizar, de um ano para 
 outro, as variações do lucro bruto, do lucro operacional, do imposto de renda, das despesas 
 operacionais e do lucro líquido no total das receitas líquidas. Os percentuais de variação são 
 calculados da seguinte maneira:
Conta ou grupo de contas x 100 
 Receita Líquida
 (HONG YUH CHING,FERNANDO MARQUES e LUCILENE PRADO, 2003, pg.101 e 102)
Serão analisados primeiramente o Balanço Patrimonial e em seguida o Demonstrativo de Resultado.
2.1 BALANÇO PATRIMONIAL
Analisando o Balanço Patrimonial:
Do lado do Ativo, notamos um aumento significativo da participação do disponível de 4,45 por cento em 2016 para 20,25 por cento em 2017 e uma diminuição nos itens em estoque e contas a receber o que demonstra um aumento do dinheiro em caixa da empresa pela venda das mercadorias que pôde ser verificada pela baixa de estoque. Aumentando assim para 57,6 por cento a participação do ativo circulante (curto prazo). Já o ativo não circulante não notamos grandes mudanças representando em 2017 um percentual de 42,40 dos ativos.
Do lado do Passivo notamos uma diminuição no ativo circulante em 2,2 por cento comparando o ano de 2016 e 2017, com uma representatividade maior na redução de obrigações juntos a fornecedores a curto prazo e nas obrigações a longo prazo (empréstimos e financiamentos). As dívidas a curto prazo representam 31,72 por cento enquanto a divida a longo prazo representa 41,72 por cento.
No lado do Patrimônio Líquido notamos um aumento para 26,56 por cento em 2017, concentrado em sua maior parte pelos capitais próprios. Os capitais próprios representam 85 por cento enquanto os capitais de terceiros representam 15 por cento.
2.2 DEMONSTRATIVO DE RESULTADO
Analisando o Demonstrativo de Resultado:
Analisando o Demonstrativo de Resultado observamos que o lucro bruto praticamente se mantem em 36 por cento no ano de 2016 e 2017. O mesmo pode ser observado no lucro operacional. O lucro líquido teve um aumento de 0,12 por cento do ano de 2016 para 2017.
INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS
3.1 – INDICE DE LIQUIDEZ
	
	
	
	
	2017
	 2016
	LIQUIDEZ IMEDIATA
	0,37
	0,07
	LIQUIDEZ CORRENTE
	1,82
	1,52
	LIQUIDEZ SECA
	1,38
	1,03
	LIQUIDEZ GERAL
	0,86
	0,68
 Indíce de Liquidez – Medida em termos de sua capacidade de saldar suas obrigações a curto prazo á medida que se tornam devidas. (Gitman,12ª Edição, pg. 51) 
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A teve índice de liquidez imediata de 0,07 e em 2017 de 0,37. Indicando que a empresa tem certa dependência das contas e valores a receber, não possuindo capacidade de liquidar suas obrigações em curto prazo. Mas isso reflete uma boa política de gerenciamento de recursos pois possibilita que ela não deixe valores altos em Disponibilidades, que não gera rentabilidade.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A teve índice de liquidez corrente de 1,52 e em 2017 de 1,82. Como se trata de uma empresa varejo, o índice igual ou superior a 1 é aceitável. Podemos concluir que a empresa apresenta um bom índice de liquidez a curto prazo.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A teve ídice de liquidez seca de 1,03 e em 2017 de 1,38. Indicando que a empresa consegue liquidar suas obrigações de curto prazo sem contar com os seus valores de estoque, demonstrando um aumento no último ano analisado.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A teve índice de liquidez geral de 0,68 e em 2017 de 0,86. Demonstrando que a empresa para cada real de exigibilidade a curto e longo prazo ao final de 2017, existiam R$ 0,86 de recursos para honrar com as obrigações e dívidas. 
3.2 – INDICE DE ESTRUTURA DE CAPITAL
	
ENDIVIDAMENTO GERAL
	2017
0,73
	2016
0,84
	COMP. ENDIVIDAMENTO
	0,43
	0,40
	IMOBILIZAÇÃO DO PL
	1,38
	2,71
	IMOBILIZAÇÃO NÃO RECORRENTES
	0,54
	0,64
	PASSIVO ONEROSO SOBRE ATIVO
	0,54
	0,60
Indice de Estrutura de Capital – Indica o volume de dinheiro de terceiros e capital próprio utilizado para gerar lucros. (Gitman,12ª Edição, pg. 55)
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um índice de individamento geral de 0,84 e em 2017 de 0,73. Indicando que a empresa financiou grande parte de seus ativos com dívida. Mas podemos ver que a empresa apresentou uma melhora em 11 por cento comparando os dois anos.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um índice de composição de endividamento de 0,40 e em 2017 de 0,43 indicando que 43 por cento de pagamento de dívidas a curto prazo e 57 por cento a longo prazo, o que indica uma boa política de pagamentos.
No ano de 2016 a empresa lojas Americanas S/A apresentou um índice de imobilização de PL de 2,71 e em 2017 esse índice caiu para 1,38, indicando que a empresa no último ano utilizou do patrimônio liquido para honrar com suas obrigações. É importante o fortalecimento do Capital Próprio em relação ao capital de terceiros para apresentar uma posição mais sólida de menor vulnerabilidade frente a qualquer oscilação no mercado.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um índice de imobilização de não recorrentes de 0,64 e em 2017 de 0,54. Indicando uma melhora no último ano uma vez que quanto menor esse índice melhor pois indica os financiamentos que a empresa dispõe para o seu giro que não serão cobrados a curto prazo.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas apresentou um índice de passivo oneroso sobre ativo de 0,60 e em 2017 de 0,54. Indicando uma melhora de um ano para outro onde apresenta 54 por cento de passivo oneroso para cobrir o ativo total.
3.3 – INDICE DE LUCRATIVIDADE
	
MARGEM BRUTA
	2017
0,35
	2016
0,36
	MARGEM OPERACIONAL
	0,13
	0,14
	MARGEM LIQUIDA
	0,02
	0,02
	GIRO DO ATIVO
	0,63
	0,81
Indice de Lucratividade – Permitem avaliar os lucros da empresa em relação a um dado nível de vendas. (Gitman,12ª Edição, pg. 58)
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um índice de margem bruta de 0,36 e em 2017 de 0,35. Indicando que de um ano para outro não teve grande variação da receita líquida e lucro bruto da empresa, mantendo um percentual de 35 por cento de lucro bruto com as vendas líquidas.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um índice de margem operacional de 0,14 e em 2017 de 0,13 , indicando pouca alteração de um ano para o outro. Após a dedução de despesas operacionais, a empresa apresentou um percentual de 14 por cento sobre as vendas líquidas. As despesas operacionais representam 22 por cento do valor das vendas líquidas portanto a margem bruta de 35 por cento após essa dedução caiu para 13 por cento.
No ano de 2016 e 2017 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um índice de margem líquida de 0,02. Indicando que após as deduções de receitas/despesas financeiras e impostos/tributos, a margem da empresa caiu para um percentual de 2 por cento sobre as vendas líquidas, representando um índice bastante baixo.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/Aapresentou um índice de 0,81 e em 2017 de 0,63. Indicando que apesar da venda líquida se manter de um ano para outro houve aumento do ativo total da empresa principalmente a curto prazo (aplicações financeiras) e no ativo não circulante (investimentos).
3.4 – INDICE DE RENTABILIDADE
	
RENTABILIDADE DO PL
	2017
5,14
	2016
10,63
	RENTABILIDADE DO INVESTIMENTO
	1,37
	1,66
	RENTABILIDADE SOBRE O ATIVO
	0,01
	0,02
	PAYBACK
	73 ANOS
	60 ANOS
	CUSTO DE OPORTUNIDADE (TESOURO DIRETO)*
	7,23% a.a
	Base: 14.11.18
	CUSTO DE OPORTUNIDADE (SELIC)*
	6,40 % a.a
	Base: 14.11.18
*OBS: Desprezei a inflação no cálculo de custo de oportunidade uma vez que também desprezei a 
mesma na análise dos demonstrativos de resultado e balanço da empresa.
Indice de Rentabilidade – Mostra a eficiência dada pela administração na geração de lucros a partir dos ativos. (Gitman,12ª Edição, pg. 60)
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um ídice de rentabilidade do
patrimônio líquido de 10,63 e em 2017 esse índice caiu para menos da metade com um índice de 5,14. Indicando que apesar do aumento do patrimônio líquido isso não refletiu no lucro líquido da empresa.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um índice de retorno sobre investimento de 1,66 e em 2017 de 1,37. Indicando que a empresa ganhou 137 por cento de retorno dos investimentos sobre os ativos.
No ano de 2016 a empresa Lojas Americanas S/A apresentou um índice de rentabilidade sobre o Ativo de 0,02 em 2017 de 0,01. Indicando que a empresa ganhou 2 por cento para cada real investido em ativos.
Analisando o payback, que é o período de retorno do investimento, temos em em 2016 o tempo de 60 anos e em 2017 o tempo aumenta para 73 anos que pode ser explicado pela diminuição do ROI em 2017 em 17,71 por cento comparado ao ano de 2016.
Analisando o custo de oportunidade concluímos que para os sócios seria muito mais vantajoso deixar o dinheiro investido em rendimentos como o Tesouro Direto e Selic.
Conclusão 
 No desenvolvimento deste trabalho que teve como base a empresa Lojas Americanas S/A nos anos de 2016 e 2017, demonstrou-se que as análises de balanço patrimonial e demonstrativo de resultados são de extrema importância para a tomada de decisões tanto para os gestores como para os investidores.
 Na análise vertical e horizontal pode-se demonstrar a representatividade de cada conta e a evolução de um ano para o outro. Com um aumento de 27 por cento no Ativo Total da empresa no ano de 2017.
 Na análise de liquidez da empresa pode-se concluir que a empresa possui um resultado favorável sendo capaz de honrar com suas obrigações a curto prazo e longo prazo, sendo evidenciado pelos bons índices de liquidez corrente e seca, o que evidencia uma boa solidez da empresa.
 Na análise dos indicadores de individamento da empresa pode-se concluir que a maior parte das dívidas se encontra a longo prazo , indicando que a empresa aumentou o financiamento dos ativos com o capital de terceiros.
 Com relação a lucratividade da empresa, nota-se que o lucro bruto de 2016 foi de 35,63 por cento 2017 de 35,36 por cento, concluindo que a margem de lucro bruto não sofreu grandes alterações de uma ano para outro. Analisando a margem líquida da empresa temos um baixo índice de 2 por cento.
 Já na análise de rentabilidade temos uma queda na rentabilidade do patrimônio líquido e uma queda também na rentabilidade do investimento.
 Com isso concluimos que a empresa apresentou nos anos de 2016 e 2017 uma melhoria na capacidade de honrar com seus compromisso apresentando bons índices de liquidez, porém quando analisamos as margens da empresa e a composição do endividamento temos uma dependência maior de capital de terceiros e uma margem líquida muito baixa. Além de um tempo alto de retorno de investimento.Se analisarmos o custo de oportunidade de investimento desse capital seja em tesouro direto ou taxa Selic, seria mais vantajoso para os sócios da empresa aplicar esse montante.
Referências bibliográficas
BANCO CENTRAL,Taxa Selic<disponível em : https://www.bcb.gov.br/htms/selic/selicdiarios.asp > Acesso em 14.11.18
FGV, Contabilidade Financeira <disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/alunoonline > Acesso em 13 de novembro de 2018.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
HONG YUH CHING, FERNANDO MARQUES E LUCILENE PRADO, Contabilidade e Finanças para não especialistas, 2003.
TESOURO, Tesouro Direto <dísponível em : http://www.tesouro.gov.br/-/rentabilidade-acumulada> Acesso em 14.11.18
WIKIPEDIA,Lojas Americanas<disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lojas_Americanas > Acesso em 13 de novembrode 2018.
	4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais