voleibol
49 pág.

voleibol

Disciplina:Educaçao Fisicas246 materiais438 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*

Voleibol
Como podemos conceituar ou caracterizar?

*

História do Voleibol
Criado em 1895/6 pelo americano William C.Morgan;
Adaptado do Basquetebol para ser um jogo mais suave;
Sets de 21 pontos – altura da rede 2,10
Chegou ao Brasil em 1915 – 1918 inicio sistema de rotação – altura da rede 2,30
1921 – Linha central, quadra 18x9, sets de 15, rede 2,43
O Primeiro Campeonato Sul Americano ocorreu em 1951
1964 – Esporte olímpico

*

*

Fundamentos do Voleibol
Posiçao de Expectativa
Toque
Manchete
Saque (por baixo e por cima)
Cortada
Bloqueio

*

Fundamentos do Voleibol
Posição de Expectativa e Movimentação
Necessária para uma rápida intervenção
Afastamento lateral de pernas (aproximadamente na largura dos ombros), semiflexionadas, uma ligeiramente a frente da outra.
O Braços devem estar semiflexionados e os cotovelos com um afastamento lateral um pouco superior à largura dos ombros e um pouco à frente da linha anterior ao tronco. Isso permitirá a execução tanto da manchete quanto do toque de bola por cima.

*

Posição de Expectativa
Essa posição permite ao jogador um melhor
Tempo de reação e de deslocamento.

*

Posição de Expectativa
Erros mais comuns

Não Flexionar as pernas e sim o tronco;
Posicionar os braços bem atrás ou a frente, ou muito abertos;
Iniciar os deslocamentos com a perna errada e nao coordenar as passadas;

*

Toque de Bola por Cima
Usado muito pelo levantador mas também por todos os jogadores.
Fases:
1) Entrada sob a bola: Partindo da posição de expectativa, os braços estarão semiflexionados, de modo a posicionar os cotovelos um pouco acima da altura dos ombros, lateralmente em relaçào ao tronco. As mãos devem estar com os dedos quase que totalmente estendidos, mas de uma forma arredondada (como uma concha) para melhor acomodar a curvatura da bola.

*

*

Toque
Os dedos polegares e indicadores formarão a figura aproximada de um triangulo.

*

Toque
2) Execução: Quando for dado o toque na bola, todo o corpo participa. O Contato será sutil, com a parte interna dos dedos e uma pequena flexão dos punhos. Os braços e as pernas deverão se estender, para provocar uma transferencia de peso do corpo sobre a perna de trás para frente.
3)No Término do movimento o corpo estará todo estendido.

*

*

Toque
Erros comuns
Não entrar debaixo da bola;
Não Coordenar os movimentos de braços e pernas
Posicionamento incorreto das mãos;
Posicionamento incorreto dos cotovelos;
Falta de força para enviar a bola

*

*

Manchete
É o fundamento mais usado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas.
Fases:
1) Entrada sob a bola: Partindo da posição de expectativa, os braços estarão estendidos e unidos à frente do corpo. Os dedos unidos de uma mão devem estar sobrepostos aos da outra, de forma que os polegares unidos possam se tocar paralelamente.

*

Manchete

*

Manchete
2) Ataque a bola: as pernas se estenderão, o peso do corpo é transferido para a perna da frente e os braços permanecem sem movimento, com a musculatura inrijecida. O impacto da bola se dá no antebraço e isso será facilitado se os punhos estiverem estendidos em direção ao solo.

*

*

Manchete
Erros comuns:

Flexionar os braços
Não flexionar as pernas
Tocar as mãos na bola
Flexionar o tronco e não os joelhos

*

*

Saque por baixo
O Jogo se inicia com o saque, que se trata de um golpe na bola realizado pelo jogador da posição 1, que se encontra atrás da linha de fundo da quadra.
Fases:
Preparatória: Em pé o aluno deverá se posicionar com o tronco ligeiramente inclinado para frente, com as pernas em afastamento antero posterior, a perna contrária do braço que irá sacar deverá estar a frente. O peso do corpo estará caindo mais sobre a perna de trás. O braço que irá golpear a bola estará estendido para trás.

*

*

Saque por Baixo
2) A bola será lançada para cima, a frente do corpo, a uma altura de no máximo 30cm e será golpeada com o braço contrário daquele que a lançou. A Bola poderá ser lançada com um contato no punho, mas preferencialmente com as palmas da mãos que proporcionará uma melhor precisão.
3) Ao término do moviemnto haverá uma transferencia do peso do corpo para a perna da frente o que servirá para ajudar a introduzir o sacador na quadra de jogo.

*

Saque por Baixo
Erros Comuns:
Lançar a bola com imprecisão para ser sacada;
Flexionar o Braço
Não utilizar o trabalho de pernas para sacar;
Não lançar o braço a frente como deveria

*

Saque por Cima
Mais eficiente que o saque por baixo, proporcionará maior velocidade na bola e maior dificuldade para quem for recebe-la.
Possui variação, O saque flutuante.
Também é chamado de saque tipo tenis
A sua aprendizagem facilita muito a introdução da cortada.

*

Saque por Cima
Fases:
Fase Preparatória: Partindo da posição inicial semelhante ao do saque por baixo a bola deverá ser segura com ambas s mãos.
Execução: A bola é lançada com ambas as mãos acima da cabeça. O braço que irá golpear a bola faz um movimento passando por cima da linha do ombro, posicionando-se semiflexionado, na máxima amplitude escápulo-umeral. Quando a bola descer a uma altura apropriada, ela será golpedada com o braço de ataque bem estendido a frente do corpo	

*

*

Saque por cima – tipo tênis e flutuante

*

*

Cortada
É o fundamento que finaliza a maioria das ações ofensivas e visa enviar, por meio de um forte golpe dado durante um salto, a bola de encontro ao solo da quadra adversária.

*

Cortada

*

Ataque/Cortada
Fases
Deslocamento
Chamada
Salto
Fase aerea
Queda

*

*

*

*

Bloqueio
Visa interceptar junto à rede, a bola cortada pelo adversário.

Fases: Preparatória(Posição de expectativa”: em pé junto a rede, o bloqueador se posiciona em semiflexão dos joelhos, pés paralelos em afastamento lateral. Os braços estarão semiflexionados com as mãos ao lado dos ombros e as palmas voltadas para frente. O tronco deverá estar ereto

*

*

Bloqueio
Execução: No momento adequado o bloquedor salta, estendendo as pernas e contando com o auxilio dos braços que serão estendidos simultaneamente em direção a bola
A queda: Deverá ser feita com equilibrio, girando o corpo para o lado que a bola se dirigiu e que nao foi totalmente retida.

*

*

*

Sobre essa modalidade é importante ressaltar...

Além da exigência motora específica no voleibol que dificulta o desenvolvimento do jogo, diferente de outros esportes de quadra, a contagem de pontos se dá no momento em que o rally é finalizado. Isso marca muito o erro. Esse reforço no erro pode provocar um clima forte de frustração e supõe que deva ser dada, ao aspecto psicológico do jogo uma relativa importância, sobre tudo, quando se está iniciando crianças nessa modalidade (SILVA CAMPOS, 2006, p. 25)

*

Nessa perspectiva...
No que se refere ao contexto escolar, devemos considerar:
O PPP da escola;
os recursos materiais;
aspectos relacionados ao contexto sociocultural e motor dos sujeitos;
 possibilidades de adaptação desse esporte aos conhecimentos da educação física.

*

Posições dos jogadores em quadra

*

Quando ocorrerá o rodízio?
 O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário. Já se sua equipe marcou um ponto após um saque de sua própria equipe, o rodízio permanece como está.

*

Regras relacionadas ao rodízio
 Primeira está relacionada ao saque - sempre será feito pelo jogador que ocupar a posição 1 após um rodízio.
 Outra regra importante é que os jogadores que ocuparem as posições de “fundo” (1, 5 e 6) não podem atacar na linha de 3 metros, ou mesmo pisando nela. Dessa forma, esses mesmos jogadores também ficam impedidos