Buscar

Fichamento Pronto para o horário nobre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Fichamento de Estudo de Caso
Nome da aluna: Joyce Kelly de A. Guimarães Coutinho
Trabalho da disciplina: Design Thinking
 Professora: Regina Lúcia
Nova Iguaçu 
2019
Estudo de Caso de Harvard: Pronto para o horário nobre
Referência: ROSE, Charlie. Design Thinking: Pronto para o horário nobre.2013 
Texto do Fichamento:
 
 	Charlie Rose iniciou seu artigo relatando os feitos de David Kelley, o fundador da IDEO. Segundo ele, Kelley foi inventor de muitas coisas inovadoras, entre elas o primeiro mouse para computadores da Apple e o tubo vertical de pasta de dentes. 
Para Rose, Kelley foi pioneiro em Design Thinking. Kelley tinha a abordagem que no Design Thinking as pessoas conseguiam construir sobre as idéias dos outros, pois não existe só uma linha de pensamento. O articulista conta que na IDEO as ideias inovadoras acontecem todos dos dias 
tanto que a criatividade surge da mistura de formações profissionais (engenheiro aeroespacial, 
jornalista, antropólogo, cantor de ópera, etc.) que contribuem na execução de um projeto. 
O artigo afirma que na IDEO as idéias extravagantes são encorajadas com a justificativa de que o consumidor merece toda empatia da empresa em respeito ao que ele quer e precisa. A experiência do usuário deve direcionar a inovação. Rose relata que com esse objetivo, a IDEO foi criada em 1978, e teve Steve Jobs com um de seus primeiros clientes. Por conta dessa relação, Kelley e Jobs se tornaram grandes amigos. 
Um dos grandes desafios propostos por Steve Jobs a David Kelley foi fazer um mouse por 17 dólares. Apesar de inúmeros questionamentos de Jobs, o mouse foi feito dentro da proposta. 
O articulista aborda como Design Thinking colaborou bastante para milhares de invenções, entre elas temos: redesenho de utensílios de cozinha, desfibrilador que conversa durante uma emergência, botões inteligentes para controle remoto de aparelho de TV e carteiras de sala de aula. Na época da publicação deste artigo, a IDEO estava trabalhando na melhoria do acesso à água potável na Índia e na África, na plataforma de ensino no Peru e na expansão da marca “The North Face” na China. 
Rose conta que Kelley sempre foi bom em dar soluções engenhosas aos problemas. Em seu 
primeiro emprego na Boing, ele ajudou a desenvolver o projeto de lâmpadas para o banheiro do avião em que aparecesse a inscrição: “banheiro ocupado”. 
A criatividade de Kelley foi estimulada desde a sua infância, em Ohio. Ele conta que a família tinha por hábito consertar, sem levar a um especialista, os objetos da casa quando quebravam. 
Na sequência, Rose descreve que a vida de Kelley começou a se transformar quando entrou para o programa de design de produtos da Universidade de Stanford, com apenas 20 anos. A partir disso Kelley e Jobs trabalharam juntos e foram amigos por 30 anos. Kelley conta que Jobs não era malicioso, como o julgavam, e sim muito honesto, pois gostava que as coisas saíssem perfeitas e isso confundia a avaliação de seu comportamento. 
O artigo também relata que Kelley descobriu um câncer na garganta em 2007 e foi contar a Jobs, que também já possuía um câncer. Na conversa Jobs aconselhou Kelley a não se arriscar com tratamentos alternativos, mas sim seguir com o método tradicional da medicina ocidental. 
Na página 33, embora se perceba que é uma continuação da página anterior (que está em branco), Rose relata que Jobs, criador do iPhone, deu pessoalmente a Kelley seu primeiro telefone da Apple. Segundo Rose, após conselhos de Jobs, que estava tratando seu câncer, Kelley focou mais na família, principalmente na imagem de sua filha. 
 
3 
O articulista conta que apesar da saúde debilitada, Kelley se comprometeu com algo ainda maior. Kelley aceitou o desafio de Hasso Plattner, em parceria com a Universidade de Stanford, de criar uma escola centrada no ser humano. O projeto foi orçado em 35 milhões de dólares, bancado por Plattner. 
Rose diz que o Hasso Plattner Institute of Design, em Stanford é conhecido como a “escola d” e detém o primeiro programa dedicado ao ensino do Design Thinking. O programa não é oferecido somente a designers, mas a interessados de diferentes disciplinas: direito, medicina, engenharia, artes, etc. A escola não emite diplomas ao final do curso aos seus alunos. Kelley seguiu conselhos de Jobs, que não considerava o certificado como uma prova de capacidade de pensar. 
Na página 31 o articulista faz um recorte em que resume o processo de criação de Kelley: 
fase 1, compreensão; fase 2, observação; fase 3, visualização; e fase 4, iteração. 
 	O artigo tem seu desfecho com o próprio Kelley projetando seu epitáfio: “David Kelley ajudou pessoas a encontrar confiança em suas criatividades...”.
Sem sombras de dúvidas, Kelley foi um visionário e mudou radicalmente nossas vidas cotidianas.
�

Outros materiais