Buscar

Importância da economia para não economistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Introdução à Economia
A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA SER DISCUTIDA E COMPREENDIDA NÃO APENAS POR ECONOMISTAS
O texto apresenta a nova visão econômica, em um mundo mais globalizado, o uso da tecnologia, empresas de serviços e a intangibilidade dos processos, considerando a visão da democracia econômica.
O autor aborda uma nova visão, mais ampla, da economia, que valoriza o conhecimento que chamam de realidade econômica, social e ambiental, sendo um caminho mais adequado de discutir a economia, não como um conceito categórico, mas sendo muito mais aplicável para todos nos dias atuais, pois reflete sistemicamente a relação entre as pessoas. 
Esta nova visão traz a tona o princípio da preocupação com fatores interligados diretamente que repercutem no mundo globalizado, considerando desde o meio ambiente até sua representatividade na vida humana. 
Assim, mostra a fragilidade da visão econômica tradicional que demonstra um olhar superficial, exemplificando inclusive a situação dos bancos no Brasil que demonstram um sistema sólido, sem apresentar que este sistema se estrutura por conta do povo que necessita de empréstimo com juros altos. 
Desta forma, se não se observar as causas de forma mais minuciosa, seremos reféns desta própria causa em momentos futuros. Partindo deste foco, o autor propõe a reflexão a respeito de um crescimento mais igualitário que chama de avanço equilibrado da economia, envolvendo as pessoas comuns no processo econômico e considerando relevante a participação de todos na discussão e debates a respeito da economia. 
Esta posição do autor traz o pensamento sobre a influência da economia de forma mais simples nas preocupações com qualidade de vida da população, onde empresas detêm poder de pessoas e de suas vidas e até de suas ações sociais. 
Por fim, percebe-se a importância da aplicação de fórmulas mais simples e participativas com criatividade para atender as necessidades do ser humano e da sociedade, partindo da democracia econômica onde todos podem participar e ter acesso por meio de uma comunicação mais simples e eficaz. 
REFERÊNCIAS
DOWBOR, LADISLAU. Democracia Econômica: Alternativas de Gestão Social. Disponível em <http://dowbor.org.

Outros materiais