Buscar

Rélatório Quimica Esperimental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Química
Graduação em Química Tecnológica
Química Geral Experimental
TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
NOÇÕES DE SEGURANÇA 
INTRODUÇÃO
Foi apresentado na primeira aula de segurança de laboratório técnicas e regras de segurança para evitar acidentes durante a execução dos experimentos; No decorrer da aula, tomamos conhecimento de determinados equipamentos e vidrarias, assim como as suas respectivas funções e exatidão em relação a medida de volume de determinada substância. Estes conhecimentos foram obtidos através de experimentos realizados com o auxílio da professora.
OBJETIVOS
Conhecer as regras de segurança do laboratório;
Tomar conhecimento das vidrarias e equipamentos do laboratório e seu respectivo uso;
Identificar a precisão de medida de algumas vidrarias;
Calcular desvios padrão e a margem de erro de determinadas vidrarias;
Identificar as vidrarias com maior precisão na medida de volume.
Materiais
Balança; balão volumétrico (25ml e 250 ml); bureta (50ml); proveta (10ml, 50ml e 100ml); béquer (50ml e 250ml); pipeta volumétrica (10ml); pipeta graduada (10ml) ; pinça de madeira; termômetro ( 0 a 100°); tubo de ensaio; pérolas de vidro; chapa de aquecimento; fósforo; pisseta com etanol; pró-pipeta; frasco para resíduo.
Procedimento
Foi colocado em um béquer de 250mL aproximadamente 150mL de água destilada com três pérolas de vidro. O béquer foi aquecido em uma chapa de aquecimento e, com um termômetro, a temperatura de ebulição foi medida.
Para calcular o desvio padrão de três medidas, encheu-se uma bureta de 50mL com água, sendo a mesma utilizada para encher um tubo de ensaio e fazer a leitura do volume das três medidas. No final, calculou-se o desvio padrão das medidas.
Para determinar a densidade do líquido desconhecido X, foram utilizados dois béqueres (1 e 2) de 50mL, conhecendo-se suas respectivas massas com o auxílio de uma balança. No béquer 1 foram adicionados 10mL do líquido X, medido com uma pipeta graduada de 10mL. O béquer foi pesado novamente e a massa da amostra contida nele foi determinada. O procedimento foi repetido no segundo béquer. Ao final dos procedimentos, foi possível calcular a densidade do líquido X medido com a pipeta e com o béquer 2. O líquido X e o erro da densidade foram identificados.

Outros materiais