Buscar

Av1 e Av2 Sistemas de Informação Gerencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1 - Sistemas de Informação Gerencial
1) Para a CEO De Paula, os Sistemas de Informações (SI) devem atender a todos os departamentos da organização num único banco de dados para que as informações fiquem disponíveis para a tomada de decisão.
Considerando os conceitos abordados em Sistemas de Informação Gerencial (SIG), assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) O sistema RH é chamado de ERP (Enterprise Resource Management) por se tratar de recursos humanos da organização. Ou seja, um sistema do tipo ERP controla os treinamentos dos colaboradores e os resultados das atividades na indústria.
b) A coleta de dados do sistema SIG é realizada somente pelos fornecedores uma vez que estão integrados pelo sistema do tipo SCM (Supply Chain Management).
c) SIG são sistemas com o objetivo de oferecer informações detalhadas aos gestores sobre as mais diversas operações organizacionais. Se aplicam a todas as áreas da empresa e se baseiam em fontes internas e externas. Alternativa assinalada
d) Um SIG tem foco em informações do nível intermediário da organização, destinados ao planejamento de gastos e elaboração de orçamentos. Tendo o único objetivo do controle econômico e financeiro da organização, se torna possível gerenciar as demais áreas operacionais através dos sistemas SCM e ERP.
e) Ao utilizar um sistema SIG, o nível operacional se torna lento por causa da sobrecarga de procedimentos que devem realizar para atender os gerentes do nível intermediário. Por exemplo, num departamento de estoque, passa a ter muita digitação de informações dos produtos recebidos dos fornecedores.
2) Os SIG (Sistemas de Informação Gerencial) foram desenvolvidos para que a organização obtenha benefícios na gestão de informações de forma segura e ágil. Assim, a tomada de decisão baseada nas informações disponibilizadas pelo SIG passará a ter maior efetividade para garantir o sucesso nos objetivos estratégicos.
Analise as afirmações:
I. A área financeira passa a ser prioridade na implantação do SIG. A partir do controle do fluxo financeiro a diretoria executiva poderá decidir onde aplicar seus recursos de investimentos, independente das demais áreas funcionais.
II. Com os SIG a organização passa a ter maior controle e qualidade nos serviços prestados, porém fatalmente diminuirá a produtividade.
III. O planejamento da produção e a previsão de crescimento poderá ser praticado pelos diretores executivos da organização a partir das informações gerenciadas pelo SIG.
Assinale a alternativa com a(s) afirmação(ões) correta(s):
Alternativas:
a) I,II,III.
b) II,III.
c) I,III. 
d) III. Alternativa assinalada
e) II.
3) Os Sistemas de Informações (SI), numa determinada empresa, são desenvolvidos e disponibilizados através de vários componentes que, combinados e organizados, conduzem para atingir um objetivo de acordo com as necessidades organizacionais a nível operacional, gerencial e estratégico.
Sobre as definições de SI, analise cada afirmação classificando em V (verdadeira) ou F (falsa).
I. Possuem pessoas e ambientes. Ou seja, informação quer dizer que os dados apresentados têm significado para os seres humanos.
II. Uma vez que as informações sejam combinadas dentro de um determinado contexto e que gerem algum tipo de reflexão ou ação, elas se transformam em conhecimento.
III. Laudon e Laudon (2010), tecnicamente definido como um conjunto de elementos relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
IV. Auxiliam colaboradores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e não registrados em computadores, mas para desenvolver produtos modernos.
Escolha a alternativa correta:
Alternativas:
a) F,V,V,F
b) V,F,V,F
c) V,V,F,F
d) V,V,V,V
e) V,V,V,F Alternativa assinalada
4) Entre os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos está o SCM (Suplly Chain Management), que possibilita uma melhoria da cadeia e dos fornecedores. Sobre este tema, Martins e Campos (2006) afirmam que o gerenciamento da cadeia de suprimentos revolucionou completamente não somente a forma de comprar, como também a produção e a distribuição de bens e serviços.
Assim, podemos afirmar que o objetivo do SCM é:
Alternativas:
a) focar no cliente e na tecnologia utilizando índices quantitativos para o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
b) possibilitar a gestão da cadeia de suprimentos com um enfoque voltada à inovação do produto. 
c) possibilitar o gerenciamento de forma estratégica da cadeia de suprimentos por meio de um aplicativo interno do departamento de compras.
d) gerenciar a cadeia de suprimentos a fim de maximizar seu desempenho, possibilitando apenas, por meio desta gestão, adaptar-se, caso necessário, a mudanças externas. Alternativa assinalada
e) gerenciar uma cadeia estática, voltando-se para a gestão de custos.
5) Dentre as ferramentas dos sistemas empresariais o BSC (Balanced Scorecard) analisa a empresa em quatro perspectivas. Considerando essa questão, analise os itens a seguir:
I. A ferramenta BSC de treinamento que possibilita a melhoria quanto às áreas críticas da empresa, o desenvolvimento de novos produtos e processos, além de um melhor posicionamento frente aos clientes e ao mercado.
II. Entre as quatro perspectivas temos uma que se relaciona com os processos internos, que apresenta indicadores para garantir a qualidade dos produtos.
III. No BSC, as ações de desempenho provêm dos objetivos estratégicos da empresa.
Pode-se afirmar que:
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. Alternativa assinalada
c) Apenas a afirmativa I está correta.
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Av2 - Sistemas de Informação Gerencial
1) As organizações necessitam das melhores tecnologias para obter um resultado satisfatório de sucesso em seus negócios, para tanto o gestor ULYSSES procura alinhar os conceitos de Sistemas Empresariais. Agora que está preparando seus negócios para serem implantados na rede mundial, está definindo todos os recursos utilizados numa estrutura baseada na Internet.
O principal conceito de ferramentas aplicadas na Internet está representada pela letra "A" na figura. 
Escolha a alternativa com o nome correto para o termo indicado em "A".
Alternativas:
a) Comércio Eletrônico.
b) E-commerce.
c) M-mobile.
d) E-business. Alternativa assinalada
e) Marketing Place.
2) A partir do ano 2000 ocorreu um crescimento assustador no uso da rede mundial. A internet trouxe novas possibilidades de comunicação e de negociações entre as pessoas e as empresas. 
Complete o texto com a definição sobre uma das ferramentas da Tecnologia da Informação para a Internet: "de acordo com a OECD (Organization for Economic Co-operation and Development), compreende-se por ____________ a utilização da internet para a aquisição de produtos ou serviços."
Escolha a alternativa correta.
Alternativas:
a) Comércio Eletrônico. Alternativa assinalada
b) Marketing digital.
c) M-mobile.
d) Supply Chain Management.
e) Marketing Place.
3) A equipe de projetos em Tecnologia da Informação do governo paranaense está definindo as prioridades a serem desenvolvidas para o próximo ano. Dentre as modalidades do e-Commerce o mais apropriado para o segmento dessa instituição é o que trato do relacionamento entre os usuários e o governo, em especial para a nova aplicação, do próximo projeto, que ficará disponibilizada aos proprietários e condutores de automóveis do Detran-PR. 
Escolha a alternativa correta com a classificação da modalidade que trata das relações entre os usuários e as instituições públicas.
Alternativas:
a) Business to consumer ou B2C.
b) Business to business ou B2B.
c) Consumer to government ou C2G.
d) Business to government ou B2G. Alternativa assinalada
e) Government to government, ou G2G.
4) É fundamental a sensibilização de todos
na organização sobre os riscos, cuidados necessários, os possíveis impactos para as pessoas e para a organização. O detalhamento dos processos e a busca continua da melhoria levam as organizações a implantar procedimentos, metodologias, técnicas ou ferramentas adequadas na gestão de riscos em Tecnologia da Informação.
Analise a asserção-razão sobre a gestão de riscos:
I. A ISO 27005 se relaciona com a gestão de riscos de TI, prevendo que os riscos sejam identificados, analisados e avaliados os possíveis impactos, 
PORQUE
II. é abordado o tratamento relacionado ao risco à gestão (o que fazer caso ocorra) e o contínuo monitoramento.
Escolha a alternativa CORRETA.
Alternativas:
a) As duas asserções são verdadeiras e são complementares. Alternativa assinalada
b) As duas asserções são verdadeiras, porém são divergentes.
c) As duas asserções são falsas.
d) A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
e) A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
5) Para Zaidan, Mendes e Bax (2015) Gestão de Conteúdo Corporativo (GCC) é formada pela Gestão Arquivística de Documentos (GAD) e a Gestão Eletrônica de Documentos (GED). Eles ainda destacam que esse trabalho nas organizações envolve práticas, processos e métodos que visam capturar, classificar, gerenciar, armazenar, preservar, entregar e descartar conteúdos.
Para o gestor da empresa MANIFESTO o foco é a GED, os documentos eletrônicos codificados em dígitos binários, produzidos, tramitados e armazenados por sistema computacional.
É correto concluir que o um documento digital conta com a seguinte estrutura:
I. hardware, grande espaço físico de armazenamento.
II. baixa interatividade.
III. baixa obsolescência tecnológica.
IV. hardware, software e dados / informações (registrados na forma de bits).
V. baixa velocidade de acesso.
Assinale a alternativa que contenha apenas a(s) afirmação(ões) correta(s):
Alternativas:
a) II.
b) I e III.
c) IV. Alternativa assinalada
d) IV e V.
e) III e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes