Buscar

Caso da nacionalidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Indicação de Casos
Disciplina: Direito Constitucional Internacional
Cursos relacionados: DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO
Quadro de identificação de Casos
	Nº
	Título do Caso
	Aulas de Referência
	1
	NACIONALIDADE BRASILEIRA E EXTRADIÇÃO.
	3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Detalhamento:
Título: NACIONALIDADE BRASILEIRA E EXTRADIÇÃO.
Aula: 
Conheça o caso de um filho de brasileiro nascido no exterior que resolve optar pala nacionalidade brasileira, após a prática de crime ocorrida no exterior. Em seguida, responda à questão abaixo:
O filho de brasileiro nascido no exterior, nesse caso, será extraditado? Por quê?
Pedro, filho de brasileiros, nasceu na Alemanha em 1989 e lá cometeu um crime de tráfico ilícito de entorpecentes, no ano de 2012. Em decorrência de instauração de processo investigatório criminal contra ele, resolve no mesmo ano vir, pela primeira vez, ao Brasil. Aqui conheceu um advogado que o orientou a optar pela nacionalidade brasileira na Justiça Federal, de acordo com os artigos 12, I, “c” e 109, X da CRFB/88. Entretanto, antes de se concluir o processo de opção de nacionalidade, o governo alemão solicita ao Brasil a extradição de Pedro pelo crime cometido. 
Gabarito:
Nesse caso, ainda que pendente o processo de reconhecimento da nacionalidade brasileira, Pedro não será extraditado. A análise da nacionalidade, nesse caso, torna-se prejudicial ao mérito da extradição solicitada pelo governo estrangeiro, pois o Brasil não poderá, segundo regra expressa no artigo 5º, LI, da Constituição Federal, extraditar brasileiro nato. Não resta dúvida que segundo o artigo 12, I, “c”, Pedro é brasileiro nato, mas depende desse reconhecimento após o cumprimento das condições estabelecidas pelo texto constitucional. Desta forma, o processo extradicional deverá ficar sobrestado, até que a Justiça Federal decida sobre o pedido de opção da nacionalidade brasileira. 
A jurisprudência brasileira já manifestou o seu entendimento a respeito:
“Extradição: inadmissibilidade: extraditando que – por força de opção homologada pelo juízo competente – é brasileiro nato (Const., art. 12, I, c): extinção do processo de extradição, anteriormente suspenso enquanto pendia a opção da homologação judicial (...).” (Ext 880-QO, Rel. Min. Sepúlveda Pertence, julgamento em 18-3-04, DJ de 16-4-04).
“Nacionalidade brasileira de quem, nascido no estrangeiro, é filho de pai ou mãe brasileiros, que não estivesse a serviço do Brasil: evolução constitucional e situação vigente. Na Constituição de 1946, até o termo final do prazo de opção – de quatro anos, contados da maioridade -, o indivíduo, na hipótese considerada, se considerava, para todos os efeitos, brasileiro nato sob a condição resolutiva de que não optasse a tempo pela nacionalidade pátria. Sob a Constituição de 1988, que passou a admitir a opção ‘em qualquer tempo’ – antes e depois da ECR 3/94, que suprimiu também a exigência de que a residência no País fosse fixada antes da maioridade, altera-se o status do indivíduo entre a maioridade e a opção: essa, opção – liberada do termo final ao qual anteriormente subordinada -, deixa de ter a eficácia resolutiva que, antes, se lhe emprestava, para ganhar – desde que a maioridade a faça possível – a eficácia de condição suspensiva da nacionalidade brasileira, sem prejuízo – como é próprio das condições suspensivas -, de gerar efeitos ex tunc, uma vez realizada. A opção pela nacionalidade, embora potestativa, não é de forma livre: há de fazer-se em juízo, em processo de jurisdição voluntária, que finda com a sentença que homologa a opção e lhe determina a transcrição, uma vez acertados os requisitos objetivos e subjetivos dela. Antes que se complete o processo de opção, não há, pois, como considerá-lo brasileiro nato. (...) Pendente a nacionalidade brasileira do extraditando da homologação judicial ex tunc da opção já manifestada, suspende-se o processo extradicional (CPrCiv art. 265, IV, a)”. (AC 70-QO, Rel. Min. Sepúlveda Pertence, julgamento em 25-9-03, DJ de 12-3-04).
Resumo:
Extradição: inadmissibilidade: extraditando que – por força de opção homologada pelo juízo competente – é brasileiro nato (Const., art. 12, I, c): extinção do processo de extradição, anteriormente suspenso enquanto pendia a opção da homologação judicial.
Assuntos tratados (“subjects covered”):
Nacionalidade originária. Opção da nacionalidade. Espécies de nacionalidade. Extradição de brasileiro.
Objetivos de aprendizagem (“learning objectives”):
Sedimentar o estudo da nacionalidade e verificar a possibilidade de extradição de brasileiro.
Competências trabalhadas:
Análise da doutrina e da jurisprudência brasileira sobre o tema da nacionalidade. 
Notas de Ensino (“Teaching Note”):
Palavras-chave:
Nacionalidade Originária. Opção da nacionalidade. Processo extradicional. Inadmissibilidade de extradição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais