Buscar

APOL 1 politica classica e moderna e Politica comparada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Política Comparada
De acordo com Perissinotto (2013, p. 151): “Em uma afirmação bastante conhecida, o antropólogo Guy E. Swanson diz que ‘pensar sem comparar é impensável’, pois, ‘uma vez ausente a comparação, estarão ausentes também a pesquisa e o pensamento científicos’ (Swanson, 1973, p. 145). Há certamente formas de fazer ciência que não invocam diretamente o procedimento comparativo, como os trabalhos de pesquisa essencialmente descritivos e limitados a um único caso que, embora mais modestos do ponto de vista de seu alcance teórico, contribuem para o avanço do conhecimento por meio da observação e da interpretação rigorosas dos fatos. Não há dúvida, porém, de que o procedimento comparativo é o que produz explicações mais robustas do ponto de vista científico”. 
Fonte: PERISSINOTTO, Renato. Comparação, história e interpretação: por uma ciência política histórico-interpretativa. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 28, n. 83, p. 151-165, outubro, 2013.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine se os enunciados abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(  v) A teoria política costuma tratar das questões normativas e teóricas, sobre justiça, democracia, igualdade. A política comparada, ao contrário, possui um foco empírico, em vez de normativo. 
(  v) A política comparada pode tratar das influências externas ao objeto estudado, mas seu foco é a configuração interna dos sistemas políticos. 
(  v) As diferenças entre Teoria Política, Relações Internacionais e Política Comparada podem ser identificadas em seus objetivos, prática e objetos. 
( F ) Tanto a Teoria Política como as Relações Internacionais e a Política Comparada dedicam-se, sobretudo, à produção de teorias normativas a respeito da justiça, igualdade e democracia.
	
	A
	V, V, F, V
	
	B
	V, V, V, F
As diferenças entre Teoria Política, Relações Internacionais e Política Comparada podem ser identificadas em seus objetivos, prática e objetos. As relações internacionais estudam, entre outras coisas, as relações entre sistemas políticos distintos e seus efeitos sobre comércio, poder, conflito ou guerra. A política comparada não ignora necessariamente as influências externas ao objeto estudado, mas seu foco é a configuração dentro do sistema político. A teoria política costuma tratar das questões normativas e teóricas, sobre justiça, democracia, igualdade. A política comparada, não, embora os pesquisadores comparativos tenham preocupações normativas, a disciplina é empírica e neutra em termos de valor. FONTE: Material para impressão (aula 2, p. 5-6).
	
	C
	F, F, V, F
	
	D
	V, V, V, V
	
	E
	V, F, F, V
Questão 2/5 - Política Clássica e Moderna
Outra possibilidade de classificação dos Estados é analisá-los de acordo com o regime político, enfatizando a maneira como o poder do Estado é exercido pelo governante e como este governa o povo. 
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.
Tendo como base a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina “Teoria Política Clássica”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que descreve corretamente características do regime político democrático.
	
	A
	Regime de partido único
	
	B
	Proteção de eleições livres e competitivas
A alternativa correta é “Proteção de eleições livres e competitivas”. “Para Noberto Bobbio, o que diferencia substancialmente um regime político democrático de um não democrático é que o primeiro garante aos seus cidadãos os principais direitos de liberdade, protege as eleições livres e competitivas entre diferentes partidos, aplica o sufrágio universal e segue o princípio da regra da maioria nas decisões de foro coletivo”. 
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.
	
	C
	Restrição ao sufrágio universal
	
	D
	Aplicação do princípio da minoria
	
	E
	Ausência de garantia de direitos de liberdade aos cidadãos
Questão 3/5 - Política Comparada
Leia com atenção o trecho a seguir, de Santos (2012, p. 203): “Por que comparar? Todo comparatista possui uma resposta-padrão para esta interrogação: diante da impossibilidade de recorrer a métodos experimentais que permitam o isolamento de variáveis e a repetição de testes, compara-se como recurso para identificar regularidades, baseando-se no cânone milliano, no método das semelhanças e das diferenças ou na observação de variações concomitantes”. 
Fonte: SANTOS, André Marenco dos. Quando comparamos para explicar: desenhos de pesquisa e sequências temporais na investigação de instituições políticas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 27, n. 80, p. 203-217, out.  2012.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente os objetivos da Política Comparada.
	
	A
	Além de explicar similaridades e diferenças entre os casos analisados, a política comparada também estabelece classificações e tipologias.
Além de explicar similaridades e diferenças entre os casos analisados, com base na política comparada podem-se estabelecer classificações e tipologias sobre o tema estudado. Ao analisar de forma comparativa os sistemas eleitorais, por exemplo, verificando quais são os sistemas existentes, quais as diferenças e em que medida há semelhanças entre eles, pode ser realizada uma classificação de tipos distintos de sistemas eleitorais, agregando em cada tipo características específicas. Três países estudados, por exemplo, guardam semelhanças sobre o tipo de transformação de votos em cadeiras, desenho do sistema e magnitude distrital. Ambos têm, então, o mesmo tipo de sistema eleitoral. Fonte: Material para impressão (aula 2, p. 3).
	
	B
	A política comparada dedica-se à construção de teorias normativas fundamentadas na comparação entre muitos casos.
	
	C
	A política comparada procura explicar similaridades e diferenças entre os casos analisados, cabendo à Teoria Política a construção de classificações e tipologias.
	
	D
	Para construir classificações e tipologias empíricas dos casos analisados, a política comparada faz uso exclusivo de metodologias quantitativas.
	
	E
	A política comparada fundamenta-se exclusivamente em estudos de caso, explorando a singularidade de cada processo político por meio de metodologias qualitativas.
Questão 4/5 - Política Clássica e Moderna
Também é possível classificar os Estados com base no sistema de governo que rege o relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo. Há dois sistemas de governo mais utilizados: presidencialismo e parlamentarismo. 
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.
Tendo como base a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina “Teoria Política Clássica”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. No Brasil e nos demais países da América do Sul adota-se o sistema de governo presidencialista;
II. No sistema presidencialista de governo o presidente é eleito pelo voto direto do povo e concentra em si os cargos de chefe de Estado e chefe de governo;
III. No sistema de governo parlamentarista os cargos de chefe de Estado e de chefe de governo são ocupados por pessoas diferentes.
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	C
	Todas as assertivas estão corretas
Você acertou!
Todas as assertivas estão corretas. “No Brasil e nos demais países da América do Sul adota-se o sistema de governo presidencialista, em que o presidente é
eleito pelo voto direto do povo e concentra em si os cargos de chefe de Estado e chefe de governo, diferentemente do que ocorre no sistema de governo parlamentarista, presente em grande parte dos países europeus. Nesse sistema de governo os cargos de chefe de Estado e de chefe de governo são ocupados por pessoas diferentes”. 
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.
	
	D
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	E
	Apenas a assertiva III está correta
Questão 5/5 - Política Clássica e Moderna
"A palavra oligarquia, nos escritos de Platão, indica uma forma de governo em que são os ricos que mandam e não partilham com os pobres as benesses do governo e do poder. Para Platão, na oligarquia, o poder supremo está nas mãos de um restrito grupo de pessoas que podem estar ligadas por vínculos de sangue, de ideias ou de riquezas e que têm como propósito final de seu governo gozar de privilégios particulares."
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.
Tendo como base a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina “Teoria Política Clássica”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. Mas como diferenciar a boa da má oligarquia? A boa oligarquia tem como fonte de poder a legitimidade do voto popular e, no exercício do poder, leva em conta os interesses da oposição.
II. A má oligarquia tem como fonte de poder o voto dirigido como única opção para o povo e, no exercício do poder, não reconhece a oposição e a persegue.
	
	A
	Apenas a assertiva I está correta
	
	B
	Apenas assertiva II está correta
	
	C
	As duas assertivas estão corretas, mas ambas tratam de assuntos completamente diferentes
	
	D
	As duas assertivas estão incorretas
	
	E
	As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira
Você acertou!
As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira. “Mas como diferenciar a boa da má oligarquia? A boa oligarquia tem como fonte de poder a legitimidade do voto popular e, no exercício do poder, leva em conta os interesses da oposição. A má oligarquia tem como fonte de poder o voto dirigido como única opção para o povo e, no exercício do poder, não reconhece a oposição e a persegue”. 
Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1, adaptado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais