Buscar

Aprendizagem pelas consequências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aprendizagem pelas consequências: O controle aversivo
Reforço positivo é uma consequência controladora do comportamento, já que a sua ocorrência torna o comportamento mais provável .
Reforço negativo e punição (positiva e negativa) também são consequências do comportamento que exercem controle pois interferem na probabilidade de sua ocorrência futura.
O controle exercido pelos três tipos de consequências é aversivo porque o individuo se comporta para que algo não aconteça, ou seja, para subtrair um estimulo do ambiente ou para fazer com que ele nem mesmo ocorra
O controle aversivo diz respeito a modificação na frequência do comportamento
utilizando-se o reforço negativo (aumento na frequência) e punição positiva ou negativa (diminuição na frequência).
Estimulo Aversivo e um conceito relacional ( envolve relações entre eventos) e funcional.
Os estímulos aversivos serão definidos como aqueles que reduzem a frequência do comportamento que os produzem ( estímulos punidores positivos), ou aumentam a frequência do comportamento que os retiram ( estímulos reforçadores negativos ).
O reforço não se dá apenas com a apresentação de estímulos (como os aplausos para um solo de guitarra e agua para a pressão a barra), mas também pela retirada de estímulos do ambiente. Por exemplo, quando estamos com dor de cabeça, podemos tomar um analgésico. O estimulo retirado do ambiente é chamado de reforçador negativo.
A diferença básica entre reforço positivo e reforço negativo reside na natureza da operação, ou seja, no reforço positivo, um estimulo é acrescentado ao ambiente; no reforço negativo, um estimulo é retirado do ambiente.
Consideramos que um comportamento é uma fuga no moment em que um determinado estímulo aversivo está presente no ambiente, e esse comportamento retira-o do ambiente
Já a esquiva e um comportamento que evita ou atrasa o contato com um estimulo aversivo, isto é, o comportamento de esquiva ocorre quando um determinado estímulo aversivo não está presente no ambiente, e emitir este comportamento (de esquiva)faz com que o estimulo não apareça, ou demore mais para aparecer.
A punição destina-se a eliminar comportamentos inadequados, ameaçadores, ou por outro lado, indesejáveis de um dado repertório, com base no princípio de que quem é punido apresenta menor possibilidade de repetir seu comportamento.
É um tipo de consequência do comportamento que toma sua ocorrência menos provável. A distinção entre punição positiva e punição negativa incide na mesma distinção feita com relação ao reforço (positivo ou negativo): se um estimulo é acrescentado ou subtraído do ambiente. Tanto a punição positiva como a punição negativa diminuem a probabilidade de o comportamento ocorrer.
Existem dois tipos de punição: a positiva e a negativa.
A punição positiva é uma contingencia em que um comportamento produz a apresentação de um estimulo que reduz sua probabilidade de ocorrência futura.
Já na negativa, a consequência de um comportamento é a retirada de reforçadores (de outros comportamentos ). Essa consequência tornará o comportamento menos provável no futuro.
Punição positiva: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela de um estimulo aversivo (punitivo) ao ambiente.
Punição negativa: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela retirada de um estimulo reforçador do ambiente.
Na punição negativa, um comportamento passa a ter uma nova consequência, a qual e a perda de reforçadores.
O controle aversivo, é uma forma legitima e eficiente de aumentar ou de diminuir a probabilidade de emissão do comportamento.
Após a punição de um comportamento, os organismos, em geral, passam a emitir uma segunda resposta que torne improvável a repetição do comportamento punido. Essa segunda resposta e chamada resposta incompatível ou resposta controladora, uma vez que é uma forma de o organismo controlar seu próprio comportamento. A resposta é negativamente reforçada por diminuir a probabilidade de emissão de um comportamento punido e, par conseguinte, de o organismo entrar em contato com a punição.
No contracontrole o organismo controlado emite uma nova resposta que impede que o agente controlador mantenha o controle sobre o seu comportamento.Como quando freiamos o carro diante de um radar, colocando-o na velocidade permitida pela via e, assim, nos esquivamos da multa.
A punição é o método mais utilizado para controlar o comportamento por três motivos: a imediaticidade da consequência ,eficácia não dependente da privação e da facilidade no arranjo das contingências .

Outros materiais