Buscar

Os reflexos inatos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os reflexos inatos são importantes para nossa sobrevivência, todas as espécies de animais apresentam esse comportamento, em que nos auxiliam a sobreviver nos primeiros contatos com o mundo. O reflexo é a relação entre o que uma pessoa faz e o que aconteceu antes de ser feito, é uma relação entre estimulo e resposta. O estimulo, é uma mudança em parte do ambiente, a resposta é uma mudança no organismo. Nas relações entre estimulo e resposta foram criadas propriedades (leis):
Lei da intensidade—magnitude: estabelece que a intensidade do estimulo é diretamente proporcional á resposta, maior o estímulo, maior a resposta. 
Lei do limiar: estabelece que é necessário uma intensidade mínima do estimulo para obter uma resposta. O valo do limiar não é definido.
Lei da latência- latência é o tempo que demora entre o estimulo e a resposta. Quanto mais fraco o estimulo, demorará mais tempo para que perceba o estimulo e ocorra uma resposta.
Habituação e potencialização: quando um determinado estimulo ocorre varias vezes seguidas em pouco tempo, ocorre um decréscimo na magnitude da resposta, que é chamado de habituação.
O reflexo e o estudo das emoções
As emoções são importantes no comportamento humano, elas não surgem do nada, nascemos preparados para ter algumas respostas emocionais quando surgem estímulos no ambiente.
Quando sentimos alguma emoção, varias alterações ocorrem em nosso corpo.
Boa parte daquilo que conhecemos como emoções envolve comportamentos reflexos, ou seja, relações entre estímulos do ambiente e respostas do organismo.

Outros materiais