A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
TIPOS DE DINAMICA

Pré-visualização | Página 1 de 1

TIPOS DE DINAMICA
 São vários tipos de dinâmicas, sendo que cada uma tem suas atribuíções e momentos certos para serem usadas. Dentre as inúmeras dinâmicas que existem para auxíliar um determinado o grupo, as autoras Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo vem específicando oito tipos de dinâmicas, que são: dinâmica de apresentação, dinâmica de entrosamento, dinâmica de reflexão e de aprofundamento, dinâmicas de sensibilização, dinâmicas de desafios de avaliação, aquecimento e recreção e por final, dinâmicas de relaxamento.
 Dinâmica de Apresentação: Essa dinâmica a priori sempre irá ser utilizada no ínicio de uma atividade. A fim de que haja um entrosamento entre os participantes para pois são apropriadas para “quebrar o gelo”, facilitando assim o entrosamento entre os participantes.
 Dinâmica de Entrosamento: Ajuda nas mudanças de uma atividade para outra, e é ótima para entrosamento entre os participantes, pois essa dinâmica consiste em jogos dos quais todos irão participar, assim fazendo com que se relacione e se conheçam melhor, contribuindo também para diniminuir as tensões.
 Dinâmica de Reflexão e de aprofundamento: Algumas dinâmicas, vem com o intuíto de engendramento de expressão. E esse tipo de dinâmica vem com esse intuíto, pois irá fazer com que os participantes se expressem e reflitam por determinado tema ou problema proposto pelo encontro.
 Dinâmica de Sensibilização: Serão apropriadas para postularem reflexões sobre determinadas informações que há um certo grau de volume, quando há um entrechoque de culturas e objetivos que necessita de uma enfase ou quando se quer abrir olhares para que tenha uma visão multidimensionar voltada para o mesmo enfoque proposto pelo encontro.
 Dinâmica de Desafio: Consiste em exercícios de desafios, afim de possiblitar aguçar a criatividade, a imaginação, a testar os limites e também a estimular a quebra de barreiras.
 Dinâmica de Avaliação: Servem para cotejar a caminhada do trabalho do grupo ou individual. Podem ser realizadas durante o processo para avaliar os passos do trabalho, assim como pode ser utilizada ao final para uma avaliação geral. Também servirá como autoavaliação dos paticipantes.
 Dinâmica de Aquecimento e Recreação: Consiste em movimentos e cantos de descontração, de aproximação pelo toque e de integração ajudando a animar e aquecer os participantes. São apropriadas para introduzir o conteúdo, fazendo com que os participantes vivenciem subjetivamente aspectos do eixo temático a ser desenvolvido.
 Dinâmica de Relaxamento: São dinâmicas que podom ser utilizadas no meio de uma discurssão ou plenário, em que o educador perceba que o grupo esteja disperso ou até mesmo cansado. São apropriadas para relaxar e para descontrair o grupo.