Buscar

Imunologia - Antígenos e Imunógenos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Imunologia – Aula 06
Antígenos e Imunógenos
ANTÍGENOS: qualquer substância que pode ser especificamente ligada por uma molécula de anticorpo ou receptor de célula T (TCR), é uma substância que possui imunogenicidade e antigenicidade. Podem ser endógenos (gerado no interior das células) ou exógenos (fagocitados pela célula)
IMUNOGENICIDADE: capacidade de provocar uma resposta imune adquirida no organismo hospedeiro
IMUNÓGENO: moléculas que estimulam resposta imune
HAPTENO: substância química muito pequena com antigenicidade
CARREADOR: proteínas (macromoléculas) que permitem ao hapteno ter imunogenicidade (sem o carregador, o hapteno não induz à resposta imune)
COMPLEXO HAPTENO-CARREADOR: age como um imonógeno
EPÍTOPO
Qualquer anticorpo liga-se apenas a uma parte do antígeno, já a região de ligação do antígeno com o anticorpo é muito grande. Essa parte é denominada de epítopo ou determinante. Os epítopos formados pelos diversos resíduos de aminoácidos adjacentes são os determinantes lineares, inacessíveis na conformação nativa, aparecendo somente quando a proteína estiver desnaturada. Os determinantes conformacionais são formados pelos resíduos de aminoácidos que não estão em seqüência.
FATORES QUE INFLUENCIAM A IMUNOGENICIDADE
- ser estranho ao SI
- tamanho adequado
- genética
- idade
- dose (via subcutânea > via intravenosa > via oral)
ANTÍGENOS T-INDEPENDENTES
Muitos antígenos não protéicos, tais como polissacarídeos e lipídeos, estimulam a produção de anticorpos na ausência do linfócito T auxiliar, e esses antígenos são designados timo-independentes ou T-independentes.
Em sua maioria, são lipopolissacarídeos (LPS) que se ligam no linfócito B e produzem IgM (anticorpo). O IgM é de baixa afinidade, não há maturação de afinidade e não há formação de células de memória.
ANTÍGENOS T-DEPENDENTES
São antígenos protéicos, que dependem da presença do linfócito T auxiliar, que irá se ligar ao linfócito B e desencadear a produção de IgM e IgG. São responsáveis por realizar a resposta primária e secundária da produção de anticorpos, há a formação de células da memória e há a maturação de imunidade:
	- Resposta primária: produção de IgM – são os primeiros anticorpos a serem produzidos, por isso, são de baixa especificidade
	- Resposta secundária: produção de IgG – alta especificidade

Outros materiais