Buscar

FORMULARIO DE FICHAMENTO DO ESTUDO DE CASO MEDISYS PROJ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING
Fichamento de Estudo de Caso
Rafael Roberto de Araújo Silva
Trabalho da disciplina Gestão de Projetos-Visão PMI,
 Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos
Ribeirão Preto
2018
Estudo de Caso de Harvard: 
MEDISYS CORP.
A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare
DONNELLON, Anne e MARGOLIS, Joshua D., 412-P03, Harvard Business School (2009).
O estudo de caso da empresa MediSys Corp, aborda os erros do desenvolvimento do produto IntensCare, que era o novo sistema de monitoramento remoto da MediSys para uso em unidades de tratamento intensivo de hospitais (UTI’s) e havia uma grande preocupação por ser um dos projetos mais ambicioso da empresa nos seus últimos 10 anos e os investimentos era bem forte. Os problemas comuns que ocorrem com frequência nos projetos em toda empresa, aconteceram nesse projeto, que foram: Mudanças de escopo constantes; Problemas de comunicação; Escopo não definido adequadamente; Riscos não avaliados adequadamente; Recursos humanos insuficientes; Concorrência entre as atividades rotineiras e o projeto na utilização dos recursos; Mudanças de prioridades constantes ou falta de prioridades; Estimativas incorretas ou sem fundamento.
MediSys Corp., empresa norte-americana de capital fechado, fabricante de equipamentos médicos, fundada em 2002. Empresa lucrativa, apesar de ser pequena. Sua receita anual em 2008, fora de US$400 milhões com um quadro de 1750 funcionários, responsável por desenvolver, fabricar e vender. 
Estabelecida a concorrência por duas grandes empresas, foi contratado um novo presidente, Beaumont, com o objetivo de aperfeiçoar o foco estratégico, mais agressivo, porém, preservando a cultura da empresa e reestimulando o crescimento. Como uma das suas primeiras ações, Beaumont criou um comitê executivo com seus cinco principais subordinados diretos, que juntos criariam e implementariam uma estratégia para que, o negócio crescesse rapidamente. Nesse primeiro instante foi convencido que os resultados não seriam de imediatos, pois muitos, encontravam-se enraizados em seus papeis funcionais. 
Durante o projeto apesar dos problemas comuns que ocorrem com frequência nos projetos em toda empresa, como a não inclusão da modularidade no escopo inicial do projeto, acarretando em mudanças de escopo e possível atraso na entrega do projeto, houve também acertos, como uma grande mobilização e comprometimento das equipes, todas elas buscando ser o mais eficiente possível. 
Faltavam apenas seis meses para o lançamento do produto e os problemas técnicos continuaram a surgir, porém eram tratados por parte da equipe (isoladamente). O foco não era único, enxergavam mais de um caminho crítico para o projeto, cada um com base na sua visão funcional. 
A empresa tinha bons pontos fortes como, por exemplo, a cultura empreendedora que fomentava um pensamento sempre inovador e as constantes iniciativas promissoras que geravam novos projetos ou mais aperfeiçoados e que durante anos foram esses pontos fortes que vinham sendo suas principais fontes de sucesso. Até que houve os primeiros indícios de uma desaceleração do crescimento devido especialmente a ameaças de novos potenciais concorrentes. Essa análise só foi possível graças a uma gestão sempre atualizada do mercado com base no exposto, mesmo que se crie uma equipe multidisciplinar, faz-se necessário a nomeação de um líder, o gerente de projeto, com três conjuntos de conhecimento: Técnica em gerenciamento de projetos, Liderança e Negócios e estratégia para o sucesso de um projeto, e não a nomeação apenas de um ótimo profissional como habilidades técnicas para gerir um projeto e leva-lo ao sucesso.
	
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais