Buscar

FASES E CICLO DE VIDA DE UM PROJETO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FASES E CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
13/06/2011Rafael BlaziusDeixe o seu comentárioGo to comments
1. Iniciação– Reconhecer um projeto ou fase inicial, com comprometimento a sua execução preliminar. Estudar a viabilidade de realiza, determinar o objetivo a ser alcançado; juntamente com as expectativas dos usuários, clientes, direção e outros. Definindo o escopo geral do projeto, selecionando os integrantes e formalizando a constituição do projeto.
2. Planejamento– Manter o esquema de trabalho viável para atingir os objetivos. Detalhamento do escopo em resultados, prazos e recursos. Listando as atividades necessárias para atingir os objetivos. Seqüenciar processos facilitadores com cronograma e orçamento viável conforme os recursos disponíveis, obtendo a aprovação dos envolvidos e interessados no projeto.
3. Execução– Coordenação de pessoas e recursos. Gerenciar a equipe, reunindo os integrantes para informar os envolvidos e interessados com o intuito de solucionar conflitos durante a execução. Assegurando os recursos necessários. Aqui executa-se o trabalho planejado. O gerente usa as informações surgidas na linha de base (default = padrão) para medir e controlar o desempenho da equipe, lembrando que quanto maior o tempo gasto maiores serão os cursos, e ênfase demasiada com o controle estenderá o cronograma.
Linha de base é o plano original detalhada para orientar em qual fase do projeto se está. Linha de base do escopo: declaração do escopo. Linha de base do custo: orçamento do projeto. Linha de base do cronograma: diagrama de rede e gráfico de Gantt. Plano de gerenciamento do projeto é o produto final do planejamento.
4. Monitoramento e Controle– Assegurar o cumprimento dos objetivos, monitoramento e avaliação do progresso para melhoria das ações. Monitoramento dos desvios de atividades, tempo e custos; tomando ações corretas para harmonizar o executado e programado. Avaliando a necessidade de alterações diversas no projeto, e reprogramá-lo se necessário, ajustando o nível de recursos e proceder os ajustes necessários e obter a aprovação dos patrocinadores do projeto.
Na fase de monitoramento deve-se ajustar o processo continuo da equipe. Na fase do monitoramento deve-se seguir os seguintes passos:
Comparação com as linhas-base de custo, prazo e escopo.
Identificar qualquer variações das linhas-base.
Responder conforme as necessidade.
Sempre se seguindo os níveis de monitoramento e avaliação.
O gerenciamento deve revisar o progresso em comparação com as linhas de base, buscando resolver imediatamente os conflitos.
Para a alta gerência o custo e o programa são as principais preocupações, sendo assessorados pelo departamento contábil ao monitorar os custos.
As principais ferramentas e técnicas para monitorar e controlar os projetos. São: Estruturas de Análise: AEP x EAO x EAC. Redes de Precedência – PERT-COM. Diagrama de Gantt. Listagens de Datas e Folgas. Listagens de Recursos e Atribuições. Fluxo de Caixa. Análise de Riscos. Earned Value Management – EVM. Curva S. Indicadores de Desempenho. SW de Gerenciamento – Custos – Riscos – Simulação.
Earned Value Management – EVM
Esta ferramenta de monitoramento de desempenho do projeto correlaciona o trabalho planejado, custo real e valor do trabalho executado, avaliando se o projeto está de acordo com o planejado.
VP- Valor planejado. (Estimativa de custo).
CR- Custo Real (O que efetivamente se gastou em uma determinada atividade).
VA- Valor agregado ou EV (earned value – valor realmente gasto em um período).
EV- (% atividade x custo orçado) ex.: Atividade de VO de 100, na fase de 30% da atividade, então o valor agregado seria de 30.
Variância no custo: CV = EV – AC ou VC = VA – CR.
Variância no cronograma: SV = EV – PV ou VP = VA – CR.
Valor maior que 1.0 adiantado, valor menor que 1.0 atrasado.
Índice de desempenho de Custo (CPI ou IDC) CPI= EV / AC. Ou (ICD)=VA / VP.
Índice de desempenho de Programação (SPI ou IDP) SPI = EX / PV ou (IDP)=VA / CP.
Deve haver uma constante comunicação entre todos os envolvidos no projeto para se atingir com mais sucesso os objetivos do projeto.
5P

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais